Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Palavras-chave "Ensino de Botânica"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAnálise do conteúdo de Botânica nos livros didáticos do novo Ensino Médio(Universidade do Estado da Bahia, 2024-10-07) Santos, Elizianne Ribeiro dos; Queiroz, Magnólia Silva; Almeida, Gracineide S. S. de; Matos, Fabiana Aguiar deO livro didático é uma ferramenta pedagógica importante para o ensino aprendizagem e, em muitos casos, é a única fonte de trabalho impresso utilizada pelos professores e estudantes nas escolas da rede pública de ensino. Com a reforma do Novo Ensino Médio, os livros passaram por modificações na abordagem dos conteúdos e, por isso, é imprescindível saber como o conteúdo de Botânica é apresentado nos livros de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, já que as plantas são essenciais para manutenção da vida no Planeta; é por meio dos estudos e pesquisas sobre elas que inúmeras descobertas científicas são realizadas, colaborando consideravelmente para a civilização humana. Diante disso, o presente trabalho teve como objetivo analisar como o conteúdo Histologia e Morfologia das Angiospermas é abordado em três coleções de livros didáticos do Novo Ensino Médio. Para essa pesquisa, foram analisadas a presença e a abordagem do conteúdo Histologia e Morfologia das Angiospermas em dezoito volumes de três coleções de livros aprovados no PNLD 2021. A pesquisa teve caráter qualitativo do tipo descritivo e a execução deu-se pela análise de conteúdo em três fases: pré - análise, inferência e interpretação dos resultados. Nessa perspectiva, observou-se que, dos dezoito volumes analisados, somente três continham o tema em questão, além de que as coleções de LD do Novo Ensino Médio passaram por uma grande mudança, com diminuição no número de páginas, reduzindo o volume de conteúdo, imagens e exercícios dedicados à área de Biologia e, principalmente, à temática das Angiospermas.