Licenciatura em Pedagogia - DCHT17
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Pedagogia - DCHT17 por Palavras-chave "Estágio supervisionado"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA importância do estágio supervisionado na Formação em pedagogia: uma análise dos relatórios de estágio da UNEB DCHT XVII / Bom Jesus da Lapa.(Universidade do Estado da Bahia, 2025-01-08) Barbosa, Ana Gabriela dos Santos; Guimarães, Luis Geraldo Leão; Moreira, Edna Souza; Amorim, Gisele Ferreira deEste trabalho versa sobre a importância do estágio supervisionado na formação de pedagogos/pedagogas, com base em trinta e sete relatórios de estágio elaborados pela disciplina Pesquisa e Estágio III – Anos Iniciais do Ensino Fundamental da UNEB DCHT Campus XVII de Bom Jesus da Lapa entre os semestres de 2023.1 a 2024.1. O objetivo principal foi analisar as percepções e contribuições dos estágios supervisionados para a formação docente na perspectiva dos estagiários. O estudo se baseia em autores como Freire (1996), Pimenta e Lima (2012) e Ghedin (2015), que discutem a importância do estágio na formação de professores. A pesquisa utilizou uma abordagem qualitativa, com foco na pesquisa de documental com alguns aspectos da análise de conteúdo, seguindo estudos de Bardin (1977). Os resultados revelaram que os estagiários percebem o estágio como uma experiência fundamental para a formação profissional, contribuindo para a construção da identidade profissional, a conexão entre teoria e prática, a compreensão da realidade escolar e o desenvolvimento de habilidades e competências essenciais para a prática docente. A análise dos relatórios também revelou desafios enfrentados pelos estagiários, como a adaptação à realidade escolar e a gestão do tempo. As conclusões do estudo reforçam a importância do estágio supervisionado na formação de professores e destacam a necessidade de investir na qualidade dessa etapa formativa.