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Navegando Graduação por Palavras-chave "educação"
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- ItemConselho tutelar e escola: reflexões acerca de uma relação necessária(2025-07-22) Teles, Jozeane de Jesus AlmeidaO presente artigo tem como tema a relação entre o Conselho Tutelar e a escola, destacando sua importância como instrumentos sociais na proteção de crianças e adolescentes. A pesquisa partiu da percepção da necessidade de uma articulação eficaz entre ambas as instituições, com o objetivo de discutir como essa interação ocorre, identificando fatores que a fortalecem ou fragilizam essa relação. Adota-se uma abordagem qualitativa, baseada em estudos bibliográficos e documentais. Os resultados revelam que Conselho Tutelar e escola são aliados essenciais na garantia do direito à educação. No entanto, a relação é prejudicada, sobretudo, pela ausência de comunicação e pelo desconhecimento mútuo de suas funções. O fortalecimento ocorre por meio do diálogo contínuo e da atuação conjunta, comprometida com a efetivação dos direitos da criança e do adolescente. Assim, tanto o Conselho Tutelar quanto a escola têm o dever de assegurar esses direitos de forma colaborativa, sendo o fortalecimento dessa relação essencial para garantir, de maneira eficaz, os direitos das crianças e adolescentes no ambiente social.
- ItemReflexões acerca do projeto político-pedagógico (2007 a 2010; 2014 a 2017) do ensino fundamental I no subsistema I e II da comunidade do Orobó – Valença (BA)(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-21) Costa, Jocácia de Jesus; Andrade, Aline de Oliveira; Brandão, Jefferson Duarte; Paixão, Cristiane Santos de SouzaO presente artigo trata-se sobre reflexões a acerca do Projeto Político Pedagógico (PPP), durante os anos de 2007 a 2010; e 2014 a 2017, do Ensino Fundamental I no Subsistema I e II da Comunidade do Orobó- Valença-BA, o objetivo geral é refletir sobre a educação do Ensino Fundamental I com base nos Projetos Políticos Pedagógicos (2007 a 2010; 2014 a 2017) para tal, os procedimentos da pesquisa foram de cunho bibliográfico, documental e descritiva. Utilizando os PPP dos Subsistemas Educacionais I e II da Comunidade do Orobó, entrevistas semiestruturadas, artigos, livros e sites, assim, a abordagem foi qualitativa analisando dados que foram coletados e tecendo reflexões com base neles. Desse modo, o artigo apresenta reflexões e dados sobre o ensino da comunidade do Orobó, a estrutura das escolas, o impacto dos transportes e estradas, a valorização dos saberes locais dando ênfase no fortalecimento da participação da comunidade no processo educativo, logo, há no artigo uma contextualização das potências e histórias que compõem o Orobó. Percebeu-se que a existência e efetivação do Projeto Político Pedagógico é essencial para orientar a prática pedagógica, bem como, envolver a comunidade e fortalecer a prática pedagógica dos profissionais, consequentemente garantindo o direito à educação de qualidade que emancipe os sujeitos.