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Navegando Graduação por Palavras-chave "Educação de Jovens e Adultos"
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- ItemAs contribuições da etnomatemática para a educação de jovens e adultos: uma revisão sistemática de 2018 a 2025(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-23) Santos, Sheiva Azevedo dos; Barreto, Maria Raidalva Nery; Pereira, Ana Lúcia Nunes; Andrade, Aline de OliveiraA presente pesquisa busca analisar as contribuições da etnomatemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA), por meio da revisão sistemática, no período de 2018 a 2025. Para isso, adotou-se uma abordagem qualitativa, com base em métodos bibliográficos e documentais, que permitiram a identificação de diferentes produções acadêmicas relacionadas ao tema. O estudo fundamenta-se nas percepções de D’Ambrosio (2023) que reconhece a etnomatemática como uma abordagem que valoriza os saberes culturais e as práticas matemáticas para além do ambiente escolar. Os resultados da investigação indicam que essa abordagem contribui significativamente para o ensino da EJA, ao possibilitar um processo educativo contextualizado, articulando os conhecimentos escolares às experiências de vida dos estudantes e fortalecendo suas identidades socioculturais. No entanto, evidencia-se a necessidade de uma formação docente continuada e qualificada para o trabalho com a etnomatemática, bem como a superação de práticas pedagógicas tradicionais que ainda desconsideram a diversidade cultural presente na EJA.
- ItemEJA e multisseriação no contexto urbano: um relato de pesquisa-ação(Universidade do Estado da Bahia, 0022-07-25) Santos, Ariana Costa dos; Santos, Elinalva Conceição; Brandão, Ybyrá Ybyraçú Antekren Duarte; Stopilha, Ana Licia de Santana; Jesus, Thamires Soares RicardoA Educação de Jovens, Adultos e idosos (EJA) é uma modalidade de ensino amparada por lei, inserida em políticas educacionais nacionais. No contexto urbano, a EJA em classes multisseriadas exige a articulação de saberes diversos em um mesmo espaço, marcada pela heterogeneidade de perfis e trajetórias escolares interrompidas. Este trabalho tem como objeto de estudo a EJA em uma classe multisseriada, com localização urbana, na cidade de Valença-Bahia e traz como problemática: Como se desenvolve a organização do trabalho pedagógico no contexto educacional da turma multisseriada da EJA na Escola Municipal Jutahy Magalhães? Como objetivo geral iremos compreender como ocorre a organização do trabalho pedagógico em uma turma multisseriada da EJA em área urbana, considerando os desafios relacionados aos diferentes níveis de aprendizagem, aos recursos disponíveis e ao contexto social da escola. Para justificar esse objetivo, partiu-se da reflexão sobre a organização do trabalho pedagógico desenvolvida durante o estágio curricular, pois a realidade encontrada e demonstrou o quanto se faz necessário um aprofundamento da formação pedagógica capaz de lidar com uma realidade, onde as escolas enfrentam uma escassez de estrutura e material didático capazes de valorizar os saberes prévios dos estudantes, estimular a autonomia, promovendo um ambiente atrativo e formativo de maneira que alfabetize e evite a evasão de um público marcado pela exclusão social como é o sujeito da EJA. A abordagem metodológica foi de caráter qualitativo, onde envolveu uma análise documental sobre EJA e classes multisseriadas no projeto político pedagógico da escola analisada, nos dados obtidos através da Secretaria Municipal de Educação de Valença - BA, bem como em políticas públicas e legislações sobre o tema construídas pelas esferas municipal, estadual e federal. Partiu-se também de um relato de experiência desenvolvido em uma turma de EJA multisseriada na Escola Municipal Jutahy Magalhães, onde adotou-se o método “...”, entre as referências bibliográficas revisitadas neste trabalho referenciamos os seguintes autores (Freire, 2018, 2008; Saviani, 2007; Miguel Arroyo, 2014; Morgan, 1997). Como resultado da pesquisa trouxemos os seguintes apontamentos: foi possível verificar que a turma analisada, interagiu significativamente quando foi levado para sala de aula atividades conectadas ao seu cotidiano, demostrando assim que a EJA apesar dos desafios interage melhor quando o conteúdo é contextualizado; nota-se a necessidade de políticas públicas, legislações, formação docente e pesquisas que contemplem a realidade da EJA em classes multisseriadas urbanas.