Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA)
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O Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos – PPGESA, se propõe a promover uma formação geral na área do ensino, tendo como fundamento a compreensão da contextualização dos conhecimentos e saberes escolares e das políticas educacionais inerentes aos territórios nos quais essas são construídas ou para os quais são direcionadas, o que influencia diretamente na abrangência dos processos educativos e nas concepções conceituais que norteiam o fazer docente. Assim, a intenção não é adentrar na especificidade de áreas de ensino (Língua Portuguesa, História, Ensino Religioso, Matemática, Ciências e demais), mas expandir a compreensão de que um docente deve entender o processo de ensino e os conhecimentos fundantes da sua área de formação, passando a envolver a relação desses saberes específicos com a perspectiva da complexidade e do desenvolvimento de práticas de ensino que tenham como ponto de partida os conhecimentos e saberes diversos (da ciência, dos alunos, da comunidade, dos griôs, da sabedoria popular) como possibilitadores da concepção macro do mundo, da comunidade em que a escola está inserida, dos processos de aprendizagens e do desenvolvimento do ser.
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Acadêmico) em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA) por Palavras-chave "Aprendizagem"
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- ItemComunicação e educação: dinâmicas midiáticas e cenários escolares(UNEB, 2021) Citelli, AdilsonFeita a apresentação do projeto Inter-Relações Comunicação e Educação no Contexto do Ensino Básico, cabe mais bem situá-lo sob a perspectiva teórica, metodológica e das justificativas que o inserem no interior do quadro sociotécnico no qual foi gestado e do qual resulta este livro. O conjunto de indagações que circundam os estudos postos na interface comunicação e educação – educomunicação – apresenta desafios de várias naturezas cujos alcances requisitam da parte dos interessados dupla inflexão, tanto para qualificar os mecanismos de pesquisa como para identificar tendências e desdobramentos interpostos pela própria dinâmica técnica e tecnológica atinentes aos mundos das escolas e dos aparatos comunicativos. Vale dizer, abordamos tema que possui, ao mesmo passo e em estreito vínculo, decisivo enraizamento institucional – no caso da presente pesquisa, a educação em sala de aula –, e modulações tecnoculturais ou tecnossociais, que elegeram a volatilidade, a impermanência e o dinamismo interno como características definidoras.
- ItemMediações possíveis entre neurociência, educação contextualizada e aprendizagem(UNEB, 2021) Santana, Tarcila de Oliveira; Reis, Edmerson dos Santos; Barros, Edonilce da Rocha; Ribeiro, Marcelo Silva de SouzaEssa pesquisa investigou as possibilidades de aproximação entre a neurociência, educação contextualizada e aprendizagem. A Escola Rural de Massaroca – ERUM, foi escolhida como lócus de estudo, por direcionar em sua proposta pedagógica a realidade dos sujeitos através da educação contextualizada, e nos auxiliar na busca por respostas à indagação de pesquisa: Como acontece a prática pedagógica contextualizada da ERUM e em que aspectos essa se aproxima dos princípios de aprendizagem difundidos pela neuroeducação? A Neurociência tem amparado significativamente a educação nesses últimos anos através de crescentes estudos acerca da aprendizagem vem possibilitando o surgimento de novas práticas pedagógicas, mesmo, em alguns momentos, se constatando o uso dos seus conhecimentos vinculados a uma apropriação indevida pelo capital ou, ainda que intuitivamente vá se revelando em práticas docentes como as que acontecem na ERUM. Nossa busca foi revelar através da fala dos docentes como esses realizam a prática pedagógica contextualizada e como esta se aproxima dos estudos sobre neuroeducação. Assim, definimos como objetivos de pesquisa: Conhecer a prática pedagógica contextualizada desenvolvida pela ERUM, para compreender que aspectos essa se aproxima dos princípios de aprendizagem difundidos pela neuroeducação. Descrever o processo histórico de desenvolvimento da neurociência e as suas contribuições para a educação; Enunciar as possibilidades apresentadas pela neurociência no que se refere ao auxílio das práticas docentes contextualizadas. Revelar a importância da educação contextualizada para a convivência com o Semiárido na aprendizagem dos discentes, a partir das práticas pedagógicas realizadas pela ERUM; Compreender, a partir da ótica dos docentes, as possibilidades de aproximação entre os princípios da neuroeducação e as práticas pedagógicas contextualizadas realizadas na ERUM, com vistas à construção da aprendizagem dos discentes. O trabalho apresenta as informações coletadas por meio da pesquisa bibliográfica e das análises descritivas das práticas pedagógicas realizadas pelos docentes do ensino fundamental da ERUM, a partir dos seus relatos. A fenomenológica foi utilizada como percurso teórico-metodológico de pesquisa, na busca de revelar o fenômeno, através da interpretação dos fatos vividos pelos sujeitos e as relações estabelecidas com a neurociência. Os professores foram provocados, por meio das entrevistas, a revelar as práticas contextualizadas realizadas na escola, e com base nas compreensões acerca dos princípios da neurociência presentes na literatura atual, foram escolhidos, pela pesquisadora, fragmentos das informações levantadas na pesquisa que evidenciam as aproximações entre o que realizam enquanto prática pedagógica contextualizada e as contribuições da Neuroeducação. Portanto, os resultados mostram, a partir da técnica de triangulação dos dados, a aproximação das práticas pedagógicas da ERUM de dez princípios da Neuroeducação, que são: Princípio 1 - Cada cérebro é único e exclusivamente organizado. Princípio 2 - O aprendizado depende da memória e atenção. Princípio 3 - Diferentes sistemas de memória (curto prazo, trabalho, longa duração, emocional, espacial, rotineiro) recebem e processam informações de maneiras diferentes e podem ser recuperadas através de diferentes vias neurais. Princípio 4 - As emoções são críticas para detectar padrões, para tomar decisões, fazer e aprender. Princípio 5 - A aprendizagem é aprimorada pelo desafio e inibida pela ameaça. Princípio 6 - A aprendizagem envolve processos conscientes e inconscientes. Princípio 7 - A aprendizagem envolve toda a fisiologia (o corpo influencia o cérebro e o cérebro controla o corpo). Princípio 8 - O cérebro busca novidades. Princípio 9 - O cérebro depende das interações de outras pessoas para entender as situações sociais. Princípio 10 - O cérebro se lembra melhor quando fatos e habilidades são incorporados em contextos naturais. A pesquisa descreve como esses princípios são identificados nas atividades realizadas pelos docentes e como as aproximações estão presentes nas vivências do itinerário pedagógico, nas atividades interdisciplinares com os blocos temáticos, no desenvolvimento de pesquisas produzidos junto à comunidade com os registros dos cadernos de realidade, na construção de atividades em que o professor é mediador e o aluno ativo no processo de aprendizagem, na relação de afetividade professor-aluno, e no diálogo com a suas necessidades, singularidades, potencialidades e realidade local.
- ItemO diálogo entre a educação contextualizada e a aprendizagem nas práticas pedagógicas desenvolvidas em classes multisseriadas(UNEB, 2018-03-02) Martins, Adeilda Ana da Silva; Reis, Edmerson dos Santos; Vieira, Josenilton Nunes; Oliveira, Lúcia Marisy Souza Ribeiro deInvestigar a relação entre as práticas pedagógicas realizadas em uma classe multisseriada e a proposta de contextualização dos saberes locais, que se pauta pela mobilização de novas aprendizagens dos sujeitos do processo educativo foi o objetivo central da pesquisa em tela. A abordagem foi qualitativa com viés etnográfico. Quanto à tessitura metodológica deste estudo, fizemos uso dos procedimentos: observação participante, entrevista semiestruturada e análise documental, tendo como suporte de anotações e reflexões o Diário de Campo e opção pela técnica de análise da triangulação dos dados, das fontes e da fundamentação teórica utilizada. Esses instrumentos foram utilizados com o professor de uma classe multisseriada do campo, localizada na Escola Municipal Nossa Senhora Rainha dos Anjos na comunidade de Maniçoba- Juazeiro/ Bahia e, com os alunos da turma em questão, o que equivale a dezoito crianças frequentes durante a pesquisa, considerando a matrícula total de vinte e um meninos e meninas distribuídos da Educação Infantil ao 4º ano do ensino fundamental, com idades entre 04 e 10 anos. Inicialmente, mantivemos contato com a Secretaria de Educação, o professor e alunos para falar da retomada da pesquisa e da importância da participação dos mesmos. A seguir, fizemos leitura/ análise de documentos escolares como: Diretrizes para a Educação Contextualizada do município de Juazeiro e o Plano Municipal de Educação para colher informações a respeito da educação contextualizada na multissérie, considerando que a rede municipal de educação tem como Eixo articulador a Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido. Dando continuidade ao estudo, realizamos a observação participante em sala de aula e, posteriormente, entrevista semiestruturada, verificando o diálogo entre as práticas pedagógicas em uma classe multisseriada e a proposta de contextualização dos saberes locais. O levantamento dos dados de campo apontaram para a importância das classes/ escolas multisseriadas do campo como lugares potenciais onde a aprendizagem se faz de maneira mais próxima dos sujeitos do Semiárido; logo, favorece a contextualização do currículo e dos métodos. Há algumas carências e lacunas a serem supridas, sobretudo no que diz respeito ao Projeto Político Pedagógico- PPP da unidade escolar; porém, há espaço para desenvolvimento de uma educação que quebre paradigmas, embasada na autonomia e na colaboratividade.
- ItemO minecraft education: uma estratégia de aprendizagem da matemática na Escola Estação do Saber, em Juazeiro-BA(UNEB, 2025-03-31) Rodrigues, Alexsandro Vaz; Silva, Américo Junior Nunes da; Brito, Mirian Ferreira de; Nogueira, Cleia AlvesA presente pesquisa objetiva investigar as implicações do processo de aprendizagem utilizando o Minecraft Education, dentro do espaço educacional de uma escola municipal, localizada em Juazeiro-BA. Esta investigação foi norteada a partir das narrativas de quinze estudantes do quarto ano do Ensino Fundamental da Escola Estação do Saber, sobre o processo de aprendizagem da matemática utilizando o Minecraft Education. As narrativas dos colaboradores está no centro da discussão, a partir da compreensão de que o saber nasce daquilo que é experimentado na dimensão da singularidade dos acontecimentos, que ocorrem em um tempo e espaço específico, consolidando um movimento de aprendizagem estruturada e organizada pela percepção nascida daquilo que já ocorreu e que nos toca singularmente no presente. E por entender que números não dão conta de processos tão subjetivos, o ponto de vista teórico metodológico desse estudo ancorou-se na pesquisa qualitativa e na abordagem da pesquisa narrativa, por se tratar de uma tessitura metodológica compreensiva e interpretativa das experiências que emergiram no trabalho do dispositivo metodológico Ateliê Reflexivo, que permitiu fomentar um espaço que provocou o encadeamento das reminiscências e das narrativas dos colaboradores. A discussão teórica emergiu da conjuntura atual entre a educação e a tecnologia, apresentando elementos que se integram compondo o mosaico contemporâneo que se apresenta na sala de aula, e que estão ligados de forma direta ao objeto pesquisado: currículo, ensino da matemática, Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação – (TDIC) e games digitais. Uma construção conceitual onde me percebo, e teço relações que estabeleço com o mundo, por estarem conectadas ao meu processo histórico, na vida e na docência, delineando experiências formativas que marcaram minha trajetória. Os colaboradores fazem um movimento narrativo ancorado na perspectiva de quem experimentou a aprendizagem oriunda do cotidiano escolar, por meio das TDIC, e como esta experiência os afeta, onde defendo, a partir das narrativas, que games como o Minecraft podem, potencialmente, tornar mais compreensível aspectos subjetivos da matemática, pela possibilidade lúdica e tridimensional que este meio oferece. Aponto também a preocupação de que o uso desta tecnologia não se basta em si mesma, há uma necessidade constante de planejamento, estudo, acompanhamento e escuta dos discentes, em um processo dialógico e pragmático. Por fim, essa dissertação me permite concluir, ainda, que o papel da valorização da memória das experiências, que surge rediviva nas narrativas, em um espaço autopoiético, é de ordem estrutural na produção de aprendizagens no coração e na mente dos estudantes, que aqui, foram mais que colaboradores.