Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Palavras-chave "Biblioteca escolar"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCaminhos literários: um cenário pedagógico da biblioteca escolar(UNEB, 2024-07-17) Santos, Michael Douglas Alves dos; Silva, Regivaldo José da; Silva, Francisco de Assis; Gomes, Tadeu FerreiraO curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia – UNEB DCH III, em convênio com o Governo do Estado através do programa Mais Futuro, permitiu a realização de estágio junto à Biblioteca Escolar (B.E.) do Colégio Estadual Hildete Lomanto (CEHL), em Juazeiro – BA. Esse artigo foi desenvolvido com o intuito de fortalecer os processos que acontecem nesse espaço de incentivo à leitura, (in)formação e conhecimento, cultura e arte. Ademais, esse trabalho buscou defender que a Biblioteca Escolar, no contexto temporal e local inserida é essencial no sentido de possibilitar aos estudantes formas diversas de ler, interpretar, descrever o mundo através da literatura, além de estimular a leitura e escrita por meio do projeto escolar desenvolvido chamado Literatura Mais idealizado e desenvolvido no próprio colégio pela Coordenação Pedagógica, por uma professora realocada que assume o papel de bibliotecária e outros professores, para com o seu público – os estudantes, sendo esse projeto escolar um dos movimentos analisados do objetivo específico em descrever ações desenvolvidas na biblioteca como desvelamento desse cenário, pois há ideias que pressupõe ser um lugar esquecido e ou apenas um depósito de livro. A pesquisa é de natureza qualitativa, e sendo um estudo de caso – foi feita através de observação em campo, junto a revisão bibliográfica, leitura de documentos (fichas literárias) e site oficial do Colégio Estadual Hildete Lomanto. Houve também análise de registros das ações desenvolvidas na referida biblioteca para verificar que a comunidade escolar utilizava esse espaço por meio do projeto escolar Literatura Mais. Foi possível chegar aos resultados esperados que a biblioteca escolar do referido colégio é um espaço ocupado e utilizado pelos estudantes, assim como ações são desenvolvidas para que ela não seja mais um lugar esquecido e seus recursos utilizados, ou seja, uma biblioteca escolar ativa, principalmente no que concerne as ações de incentivo à leitura e escrita no processo de formação leitora dos estudantes.