Campus VI - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Caetité
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus VI - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Caetité por Palavras-chave "Atividades Prático-Experimentais"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAs atividades prático-experimentais no cotidiano escolar: um olhar para o PIBID de biologia de uma escola de Caetité, Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-10) Burgos, Cristina Maria de Jesus de; Cruz, Elizeu Pinheiro da ; Cardoso, Jaqueline dos Santos; Silva, Gabriele Marisco daEsta investigação problematiza a maneira como o PIBID atuou na configuração dos modos de ensinar Biologia no CETEP do Sertão Produtivo no período de julho de 2011 a fevereiro de 2014. Tendo em vista a natureza do problema a ser desvelado, realizou-se uma pesquisa qualitativa, e, para a produção dos dados da pesquisa, o estudo se inspirou na etnografia. O instrumento utilizado na coletada dos dados foi o Questionário online. Para fins de organização, análise e interpretação dos dados coletados sobre as experiências e as ações desenvolvidas no contexto do projeto do PIBID em tela, a abordagem metodológica fundamentou-se na Análise de Conteúdo de Bardin (2011). A ancoragem teórica da pesquisa é a perspectiva de educação como uma prática de atenção, e não de transmissão, como um prolongamento, alongamento, continuidade da vida de Tim Ingold (2010, 2015, 2015a, 2020). O referencial teórico-metodológico utilizado dá sustentação à temática da pesquisa, a saber, às “Práticas docentes”. Os resultados sugerem indícios de que o projeto do PIBID em estudo tem permitido incorporar a prática docente na formação inicial, a partir do contexto escolar e, desse modo, tem favorecido a formação de professores reflexivos sobre sua prática pedagógica. O estudo revela, ainda, que o projeto do PIBID em análise conduziu suas atividades no CETEP do Sertão Produtivo por meio de um ensino diferenciado, pautado, principalmente, na inserção de atividades prático-experimentais, impactando positivamente o ensino e o aprendizado da Biologia naquela ocasião. O Produto Educacional desta pesquisa é um Guia de Atividades Prático-Experimentais em Citologia que objetiva subsidiar os professores de Biologia do Ensino Médio no desenvolvimento de atividades prático-experimentais sobre células durante as aulas.