Campus VI - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Caetité
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus VI - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Caetité por Palavras-chave "Arquivo permanente"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCatalogação dos arquivos escolares permanentes do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo, Caetité/BA: subsídio para preservação da memória e acesso ao patrimônio documental(Universidade do Estado da Bahia, 2024-04-17) Neves , Dulce Dilma Oliveira; Silva , Genilson Ferreira da; Luz, José Augusto Ramos da; Miguel , AntonietaO arquivo escolar constitui-se como lugar de memória e de pesquisas, pois possui diversos documentos com valores probatórios, que registram a trajetória pedagógica e administrativa de uma instituição educacional. Este trabalho traz discussões sobre arquivo escolar, a partir de quatro eixos: memória e identidade, arquivo permanente, arquivo como fonte de pesquisa para a história da educação, referenciados em Halbwachs (2006), Pollak (1989), Le Goff (2003), Nora (1993), Mogarro (2005/2006), Bonato (2005), Vidal (2000/2005), Furtado (2011), dentre outros. Parte da problemática relacionada ao tratamento da massa documental de uma instituição de ensino, de modo a predominar seu valor histórico-cultural presente nos documentos, sua potencialidade enquanto fonte de informação e subsídios às práticas educativas. Mencionam discursos e sentidos atribuídos ao Ensino Médio e a Educação Profissional na Bahia, entre o final do século XX e início do século XXI, destacando algumas ações que materializam esses discursos. Trata-se de uma pesquisa quali-quanti, com o método de investigação adotado o estudo de caso do arquivo permanente do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão Produtivo, localizado em Caetité/Bahia, tendo como objetivo catalogar e organizar esse acervo na escola, com participação de estudantes, para torná-lo de fácil acesso, além de contribuir com a preservação. O percurso metodológico prosseguiu com a coleta de dados, valendo-se da técnica de aplicação de questionários, cujos resultados evidenciaram restrições de acesso aos arquivos escolares, apontando desafios e possibilidades para a ressignificação do espaço de pesquisa na escola, a partir da organização documental e a implementação de uma ferramenta para localização de documentos. Como Produto Educacional, propõe um Catálogo de modo a constituir-se como um instrumento de pesquisa que servirá de aporte para o acesso ao arquivo permanente da escola, com disponibilização a quem interessar