Produção Técnica/Científica/Cultural (UNEB)
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Produção Técnica/Científica/Cultural (UNEB) por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 48
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAnais [da] XI Jornada de iniciação científica da UNEB(2006-12) Medeiros, Silvana Almeida Filgueira deA XI Jornada de Iniciação Científica da UNEB configura-se como um encontro anual na modalidade de seminário, objetivando comunicar e avaliar resultados da aprendizagem e aplicação dos métodos e princípios da Ciência adquiridos pelos bolsistas dos Programas de Iniciação Científica da UNEB, com envolvimento do Comitê Científico, Núcleos de Pesquisa e Extensão, professores pesquisadores e discentes de todos os Campi da UNEB, além de comunidade externa e os membros participantes das agências de fomento (CNPq e FAPESB) .
- ItemAnais [da] XII Jornada de Iniciação Científica da UNEB(2008-10) Queiroz, Manoel Abílio de; Medeiros, Silvana Almeida Filguiera deA Universidade do Estado da Bahia – UNEB está realizando a XII Jornada de Iniciação Científica. Neste ano, quando a Universidade completa 25 anos de existência, o tema escolhido para a jornada foi Transdiciplinaridade, Indissociabilidade e Inovação organizacional. O evento acontecerá conjuntamente com a I Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão – SIEPEX, que dará oportunidade à troca de experiência e difusão de conhecimento entre pesquisadores, novos pesquisadores, coordenadores de grupos e núcleo de pesquisa, ensino e extensão da UNEB, bem como professores, estudantes, comunidade universitária e a sociedade baiana de um modo geral.
- ItemAnais[da] XIII Jornada de Iniciação Científica da UNEB: institucionalização das pesquisas na UNEB – sistematização e divulgação.(2009-10) Bernado, Katia Jane Chaves.A Jornada de Iniciação Científica, evento que acontece desde 1996, chega a sua XIII edição, com a participação de 134 orientadores e 256 bolsistas, cujos projetos compõem os programas PIBIC, PICIN e FAPESB, que tem como finalidade contribuir com o ensino de graduação, proporcionando a instituição um instrumento de formulação da política de Iniciação à Pesquisa para os alunos de Graduação, bem como auxiliar e promover a formação de recursos humanos na área de investigação científica sob a orientação de um Professor-Pesquisador
- ItemUma análise dos estilos de liderança organizacional(2010-01-01) Souza, João Paulo Santos de; Espirito Santo, EnielLiderança tem sido alvo de pesquisas direcionadas a comportamentos organizacionais desde a década de trinta. Esta pesquisa analisa e conceitua os estilos de liderança presentes nas organizações, verificando que a liderança é essencialmente igualitária em todas as funções da administração. Desenvolveu-se a pesquisa baseados em conceitos de autores renomados, tendo como objetivo identificar qual o estilo de liderança é o mais adequado na atualidade dentro do contexto organizacional. Estudaram-se os estilos democrático, autocrático e Laissez faire. Abordaram-se as definições de liderança, as principais características do líder e os estilos presentes nas organizações. Quanto à natureza trata-se de uma pesquisa básica sem aplicação prática, mas com intuito de gerar conhecimentos de interesse universal. Identificou se que o estilo democrático é o melhor estilo de liderança, comprovando ser este o mais adequado ao espaço organizacional da atualidade.
- ItemAnais [da] XIV Jornada de Iniciação Científica da UNEB(2010-09) Tavares, Isabel; Souza, Marluce Oliveira da GuardaA sociedade contemporânea exige que as universidades tenham um desempenho político e acadêmico consistente focado na produção e disseminação do conhecimento para promover o desenvolvimento social sustentável e reduzir desigualdades. O Programa de Iniciação Científica, essencial na universidade, envolve os estudantes na pesquisa, auxiliando na formação de novos pesquisadores e fortalecendo redes de pesquisa. A 14ª Jornada de Iniciação Científica é um evento que reúne orientadores, bolsistas e outros membros da comunidade para apresentar resultados de projetos e explorar novas áreas de pesquisa.
- ItemAnais [da] XV Jornada De Iniciação Ciêntifica da Uneb Ciência e Senso Comum: A química dos povos da floresta(2011-09) Souza, Marluce Oliveira da Guarda; Pereira, Maria Isabel Craveiro TavaresNo auge desses 15 anos de existência, a Iniciação Científica da UNEB vem desenvolvendo com muita desenvoltura e seriedade esse compromisso firmado com a sociedade disseminando e produzindo conhecimento nos diversos campos do saber, cooperando e contribuindo com o exercício da cidadania e dos direitos humanos mediante formação humanística, critica e reflexiva, formando profissionais competentes e atualizados para enfrentarem os desafios impostos pela sociedade carente e ávida por novas iniciativas. Historicamente o programa de Iniciação Científica (IC) foi estruturado em três modalidades: PIBIC, FAPESB e PICIN. Cada uma com suas especificidades, porém com uma única finalidade: Fomentar a pesquisa dentro da modalidade de Iniciação Científica. Este objetivo pode ser apreciado através do crescimento de produção científica dos discentes contemplados dentro do programa de IC e registrado no período de 2005 a 2010. Neste interstício computou-se um crescimento acentuado de aproximadamente 693%, passando de 111 publicações em 2005 para 769 em 2010. Estes números demonstram a consolidação e crescimento da produção científica do programa.
- ItemEvolução dos utensílios da cozinha afro-baiana(2012) Leal, Rafael de Souza; Oliveira, Lúcia Maria deA gastronomia, embora traga no seu significado o estudo das leis do estômago, conforme alguns dicionários, essa área recente do conhecimento tem hoje um sentido mais amplo, como explica Maria Leal (1998, p. 7-8), passando a referir-se a arte de preparar iguarias, tornando-as mais digestivas de modo a obter o maior prazer possível. Nessa nova concepção contempla-se a combinação entre a tradição e a criação, sendo a tradição integrada no saber do povo, ligada à terra, e a criação relacionada à inovação, renovação e experimentações, conclui a autora. Este entendimento leva para a atividade da gastronomia a inclusão de aspectos ligados aos costumes e as diversas interações entre homens e sociedades de diferentes culturas, como concebem Borges, Autram e Rubim (2010, p. 5), ao defini-la como todo o fenômeno que pode ser observado ou entendido a partir das relações entre o homem e seu alimento.
- ItemAnais [da] XVI Jornada de Iniciação Científica da UNEB: eu, a ciência e o mundo(2012-10) Souza, Leandro Santos Coelho de; Andrade, Manuella Galvão; Almeida, Lucimar Batista deA Jornada de Iniciação Científica da Universidade busca o intercâmbio das atividades de pesquisa desenvolvidas na modalidade de iniciação científica nas diversas áreas de conhecimento. O evento é aberto a toda a comunidade científica e tem foco específico para estudantes de graduação (bolsistas e voluntários) e seus orientadores, oportunizando discutir temas relevantes para a construção sistemática do conhecimento.
- ItemAnais [da] XVII Jornada De Iniciação Científica Uneb 30 Anos: Disseminando a Pesquisa(2013-10) Santos, Walter Nei Lopes dos; Almeida, Lucimar Batista de; Andrade, Manuella Galvão; Souza, Leandro Santos Coelho deA Jornada de Iniciação Científica da Universidade busca o intercâmbio das atividades de pesquisa desenvolvidas na modalidade de iniciação científica nas diversas áreas de conhecimento. O evento é aberto a toda a comunidade científica e tem foco específico para estudantes de graduação (bolsistas e voluntários) e seus orientadores, oportunizando discutir temas relevantes para a construção sistemática do conhecimento.
- ItemAnais [da] XVIII Jornada de Iniciação Científica 18 Anos de IC na UNEB: um olhar para o futuro(2014-10) Santos, Walter Nei Lopes dosA Jornada de Iniciação Científica da Universidade busca o intercâmbio das atividades de pesquisa desenvolvidas na modalidade de iniciação científica nas diversas áreas de conhecimento. O evento é aberto a toda a comunidade científica e tem foco específico para estudantes de graduação (bolsistas e voluntários) e seus orientadores, oportunizando discutir temas relevantes para a construção sistemática do conhecimento. Este evento configura-se como lócus de comunicação científica e difusão do conhecimento, que busca a consolidação das atividades de pesquisa, no âmbito da Universidade, visando a manutenção e o aprimoramento do nível de produção científica Institucional.
- ItemManual de Identidade Visual(2015) NucDesign, Assessoria de ComunicaçãoManual de orientações sobre as possibilidades de aplicação das logos institucionais para preservação das diretrizes da Identidade Visual da Universidade.
- ItemLogos PGDP(2015) NucDesign, Assessoria de Comunicação
- ItemSérie práxis e docência universitária problematização e produção criativa: ressignificando o ensino e a aprendizagem na universidade(2015-07) Soares, Sandra Regina; Martins, Édiva de Sousa; Miranda, Dayse Lago deA obra Problematização e Produção Criativa: ressignificando o ensino e a aprendizagem na universidade integra a Série Práxis e Docência Universitária que tem como objetivo contribuir para o aprofundamento da compreensão sobre a complexidade da docência universitária e para sua formação no âmbito pedagógico, mediante a divulgação de relatos reflexivos e fundamentados de práticas educativas inovadoras. Apresenta artigos que analisam, teórica e praticamente, experiências inovadoras no Ensino Superior, em áreas diversas. Tais práticas buscam superar as deficiências causadas pela fragmentação do conhecimento assimilado de forma passiva pelos estudantes através de métodos tradicionais de ensino. São experiências caracterizadas por uma abordagem em que estudantes assumem uma postura ativa, sendo protagonistas de sua própria aprendizagem, a partir de metodologias construtivistas. São, portanto, práticas que têm como ponto de partida a problematização e como destaque a produção, com a potencialidade de desenvolver a crítica; argumentação; a pesquisa; a análise; a produção individual e coletiva e a criação, favorecendo a construção da autonomia e da iniciativa, elementos essenciais para a formação de futuros profissionais capazes de lidar com a incerteza e a complexidade. Configuram-se como leitura inspiradora para todos os docentes universitários.
- ItemAnais [da] XIX Jornada de Iniciação Científica da UNEB: IC na UNEB: 19 anos iluminando caminhos.(2015-10) Santos, Walter Nei Lopes dosA Jornada de Iniciação Científica da Universidade busca o intercâmbio das atividades de pesquisa desenvolvidas na modalidade de iniciação científica nas diversas áreas de conhecimento. O evento é aberto a toda a comunidade científica e tem foco específico para estudantes de graduação (bolsistas e voluntários) e seus orientadores, oportunizando discutir temas relevantes para a construção sistemática do conhecimento. Este evento configura-se como lócus de comunicação científica e difusão do conhecimento, que busca a consolidação das atividades de pesquisa, no âmbito da Universidade, visando a manutenção e o aprimoramento do nível de produção científica Institucional.
- ItemRelatório Final do Trabalho da Comissão Interna: Pauta Interna de Reivindicações - Categoria - Servidores Técnicos(2016-05) Edileusa, Bezerra; Batista, Ana Maria; Silveira, Ana; Nascimento, Marcos; Filho, Benjamim; De Sá, Jairo; Avila, MarceloO presente documento visa explicitar as atividades desenvolvidas pela Comissão Interna: Pauta Interna de Reivindicações - Categoria - Servidores Técnicos, criada pela Portaria nº 2.522/2015, publicada em 24 de outubro de 2015, com prazo de 60 dias para cumprimento do objeto: elaborar propostas que viabilizem os encaminhamentos constantes do Anexo I, do Ofício n° 38/2015 (22.10.2015) do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do 3º Grau – SINTEST/UNEB, referentes à Pauta Interna de Reivindicações - Categoria - Servidores Técnico-Administrativos, que apresentam mediante este relatório final as ações desenvolvidas no período, assim como a exposição de motivos que justificou a prorrogação por mais 60 dias, através da Portaria 24/2016, publicada no D.O de 05/01/2016. Com novo período de prorrogação por mais 60 dias, através da Portaria 426/2016, publicada no D.O de 25/02/2016.
- ItemOficina virtual: as dinâmicas da aprendizagem organizacional através de processos colaborativos aplicados na gestão de projetos extencionistas(2016-05) Bezerra, Edileusa Medeiros
- ItemAnais [da] XX Jornada de Iniciação Científica da UNEB: Desafios do Século XXI: integração social e sustentabilidade.(2016-10) Santos, Walter Nei Lopes dosA Jornada de Iniciação Científica da Universidade busca o intercâmbio das atividades de pesquisa desenvolvidas na modalidade de iniciação científica nas diversas áreas de conhecimento. O evento é aberto a toda a comunidade científica e tem foco específico para estudantes de graduação (bolsistas e voluntários) e seus orientadores, oportunizando discutir temas relevantes para a construção sistemática do conhecimento. Este evento configura-se como lócus de comunicação científica e difusão do conhecimento, que busca a consolidação das atividades de pesquisa, no âmbito da Universidade, visando a manutenção e o aprimoramento do nível de produção científica Institucional.
- ItemPanorama da evasão nos cursos de graduação do DCH - Campus IX, período 2012 a 2016.(2017-09-23) Anjos, Ana Paula Souza doO presente artigo é resultado de um projeto de pesquisa desenvolvido no DCH-Campus IX da UNEB, na cidade de Barreiras-Ba, sobre o Panorama da evasão nos cursos de graduação do DCH - Campus IX, período 2012 a 2016, que teve por objetivos: comparar o quantitativo de concluintes evadidos nos cursos de graduação do Campus IX no período de 2012 a 2016; identificar em que período do curso ocorre maior evasão dos discentes; mapear o perfil dos discentes evadidos de acordo o tipo de ingresso - vestibular ou SISU. Para isso, utilizou-se de uma abordagem quantitativa na análise dos registros acadêmicos cadastrados no sistema SAGRES do DCH – Campus IX. Como resultado foi verificado que os índices de evasão são maiores nos cursos de licenciaturas, com discentes provenientes do SISU e ocorre mais nos primeiros semestres. O quantitativo de estudantes que concluem o curso no tempo mínimo previsto também é muito pequeno, o que gera mais custos para a Universidade. Nesse sentido conclui-se pela necessidade de conhecer as causas da evasão e as consequências para a vida pessoal, social e profissional dos evadidos, assim como, a adoção de ações acadêmicas, de gestão universitária e de políticas públicas para assegurar a continuidade dos graduandos nos cursos ofertados e a formação qualitativa dos mesmos.
- ItemAnais [da] XXI Jornada de Iniciação Científica da UNEB: conhecimento, inovação e transformação(2017-10) Santos, Walter Nei Lopes dosA Jornada de Iniciação Científica da Universidade busca o intercâmbio das atividades de pesquisa desenvolvidas na modalidade de iniciação científica nas diversas áreas de conhecimento. O evento é aberto a toda a comunidade científica e tem foco específico para estudantes de graduação (bolsistas e voluntários) e seus orientadores, oportunizando discutir temas relevantes para a construção sistemática do conhecimento. Este evento configura-se como lócus de comunicação científica e difusão do conhecimento, que busca a consolidação das atividades de pesquisa, no
- ItemCenário acadêmico dos cursos de licenciaturas do DCH - Campus IX, período 2012 A 2016(2017-11-17) Anjos, Ana Paula Souza do
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »