Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA importância do ato de conhecer: evidenciando a relevância do Sistema de Bibliotecas da UNEB (SISB) para a comunidade acadêmica da UNEB Campus XI(0023-12-08) Bispo, Janiele Damasceno; Jesus, Daise Ribeiro de; Jesus, Alex SantiagoA leitura é algo que está presente nas nossas vidas há tempos. É uma atividade prazerosa que nos proporciona viajar sem tirar os pés do chão, além de nos alimentar com o conhecimento científico e cultural. Ler um livro significa estar em contato com “outros mundos”. Porém, alguns universitários não Foi a partir dessa concepção que pensamos: o que pode ser feito para promover o conhecimento dos estudantes universitários sobre o Sistema de Bibliotecas da UNEB e para a aproximação destes com o acervo da Biblioteca Paulo Freire? Este é um desafio colocado para todos nós, e visando contribuir com este cenário, o presente material foi desenvolvido. Somos estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus XI/Serrinha-BA e, a partir do Plano de Ação desenvolvido em parceria com a Biblioteca Paulo Freire – Campus XI, sob orientação do Prof. Me. Edson Barreto Lima, elaboramos essa cartilha informativa com o objetivo de compartilhar com vocês informações relevantes sobre o Sistema de Bibliotecas da Universidade do Estado da Bahia – o SISB.
- ItemOlhar -se, refletir, reinventar-se: Memórias e aprendizagens de uma professora de geografia em formação inicial(2022-08-25) Carvalho, Denise SantosO presente trabalho é fruto das discussões iniciadas na disciplina Prática de Ensino, no curso de Licenciatura em Geografia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XI, Serrinha. Trata-se de um texto decorrente de uma pesquisa qualitativa, ancorada no método autobiográfico, no viés de narrativa de formação, cuja pergunta mobilizadora foi: -Como foi a trajetória de formação inicial de uma estudante do curso de Licenciatura em Geografia do Departamento de Educação da UNEB de Serrinha? A partir deste questionamento inicial, duas outras questões alimentaram esta escrita: - Qual a importância e funcionalidade do memorial de formação no curso de Licenciatura em Geografia do DEDC/UNEB/Campus XI? - Quais memórias de aprendizagens mais significativas emergiram da formação docente? O objetivo geral que direcionou esta escrita foi evidenciar a importância das narrativas de formação e do método autobiográfico na formação de professores de Geografia do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus XI/Serrinha). Já os objetivos específicos são: - discutir sobre a funcionalidade da construção de memoriais de formação na perspectiva da formação inicial docente; - apresentar as memórias de aprendizagens mais significativas que emergiram da formação inicial docente durante a trajetória formativa no DEDC/UNEB/Campus XI/Serrinha. Este artigo descreve e analisa o vivido, sobretudo durante a formação inicial docente, vivenciada no curso de Licenciatura em Geografia do Departamento de Educação (DEDC), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XI, Serrinha, cujas fontes são as próprias memórias da autora deste artigo. Conclui-se que a escrita de narrativas durante o processo de formação inicial docente potencializa a formação, ao permitir o sujeito narrador/escritor rememorar o que viveu e aprendeu, tecer análises, refletir sobre o vivido, experienciado e compreender a sua formação docente para articular as aprendizagens adquiridas com o saber fazer docente.