Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 14 de 14
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA importância do ato de conhecer: evidenciando a relevância do Sistema de Bibliotecas da UNEB (SISB) para a comunidade acadêmica da UNEB Campus XI(0023-12-08) Bispo, Janiele Damasceno; Jesus, Daise Ribeiro de; Jesus, Alex SantiagoA leitura é algo que está presente nas nossas vidas há tempos. É uma atividade prazerosa que nos proporciona viajar sem tirar os pés do chão, além de nos alimentar com o conhecimento científico e cultural. Ler um livro significa estar em contato com “outros mundos”. Porém, alguns universitários não Foi a partir dessa concepção que pensamos: o que pode ser feito para promover o conhecimento dos estudantes universitários sobre o Sistema de Bibliotecas da UNEB e para a aproximação destes com o acervo da Biblioteca Paulo Freire? Este é um desafio colocado para todos nós, e visando contribuir com este cenário, o presente material foi desenvolvido. Somos estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, Campus XI/Serrinha-BA e, a partir do Plano de Ação desenvolvido em parceria com a Biblioteca Paulo Freire – Campus XI, sob orientação do Prof. Me. Edson Barreto Lima, elaboramos essa cartilha informativa com o objetivo de compartilhar com vocês informações relevantes sobre o Sistema de Bibliotecas da Universidade do Estado da Bahia – o SISB.
- ItemTrabalho de conclusão de curso: relatório de estágio(Universidade do Estado da Bahia (UNEB), 0024-07-25) Freire, Ayale Santos; Lopes, Keilla Petronília Santos; Couto, Cleber de Souza; Filho, Manoel Silva SantosEste relatório tem como propósito compartilhar, de forma teórica e vivencial, minha trajetória como estagiária de curso de Administração, ao longo dos Estágios Supervisionados I e II, tendo como campo de atuação o escritório de advocacia Sabino Lima, Bacelar & Lomes Advogados Associados. Ao longo dessa jornada, pude experimentar a transição entre o que se aprende em sala de aula e o que se vive no mundo profissional. O primeiro momento do estágio marcou meu ingresso neste universo, possibilitando a compreensão inicial da rotina administrativa e jurídica. Já no segundo, mergulhei de forma mais profunda nas práticas do escritório, ampliando meu olhar sobre a dinâmica interna e a integração entre os setores. O contato direto com atividades que exigiam organização, comunicação e responsabilidade consolidou habilidades que vão além do conteúdo acadêmico, moldando minha postura como futura profissional. Como estudante do 7º semestre, vivi ali meu primeiro vínculo real com a área administrativa dentro de um ambiente jurídico. Foi uma vivência transformadora, que não apenas reafirmou minha escolha profissional, mas também revelou o quanto o conhecimento teórico ganha vida no cotidiano de um escritório. Assim, concluo esta etapa com a certeza de que estou mais preparada para os desafios do mundo profissional, levando comigo não apenas conhecimentos técnicos, mas também a consciência do valor de cada vivência na formação de uma administradora comprometida, ética e pronta para atuar com excelência no mundo corporativo.
- ItemTrabalho de conclusão de curso: relatório de estágio supervisionado(Universidade do Estado da Bahia, 2015-07-24) Oliveira, Fabricio Matos; Almeida, Jocely Santos Caldas; Almeida, Jocely Santos Caldas; Lopes, Keilla Petronilia Santos; Couto, Cleber de SouzaEste TCC – Trabalho de Conclusão de Curso, em formato de relatório, tem por finalidade apresentar meu desenvolvimento no estágio curricular e descrever as atividades desempenhadas como Operador de Suporte Técnico nas áreas de atendimento ao cliente e controle de estoques, na empresa Wantel Tecnologia LTDA. Apresento, inicialmente, o conceito e importância do estágio e em seguida a empresa, história, estrutura organizacional e suas unidades, ressaltando a filial localizada em Serrinha na Bahia, objeto do estágio. Na sequência, descrevo um pouco mais sobre as atividades que foram desenvolvidas, a área de atuação e a correlação entre as experiências práticas e também teóricas vivenciados ao longo do curso de Administração, ressaltando as metas traçadas e os resultados alcançados durante esse percurso. Por fim, analiso minha participação como estagiário, expondo minhas percepções e conclusões sobre os resultados obtidos, dificuldades encontradas e experiências vivenciadas.
- ItemJustiça espacial e habitação de interesse social no território de identidade do sisal – Bahia – Brasil(Maria da Paz de Jesus Rodrigues, 2021-07-10) Rodrigues, Maria da Paz de JesusO propósito central desse artigo é suscitar indagações sobre a implantação de conjuntos habitacionais de interesse social nas cidades pequenas do Território de Identidade do Sisal – Bahia – Brasil. Buscou-se ainda averiguar se essas ações políticas são norteadas por princípios que visem assegurar uma maior justiça social e espacial ao viabilizar o acesso à moradia e a inclusão em áreas com infraestrutura e serviços coletivos básicos, ou se estão atreladas à reprodução das desigualdades sociais e exclusão. Os procedimentos metodológicos adotados para a realização deste artigo contemplaram pesquisas bibliográficas e documentais como etapas essenciais, além de observações diretas nos conjuntos habitacionais das cidades investigadas. Os resultados indicam que, se por um lado a implantação do programa público de habitação social facilita a aquisição da casa própria, por outro submete seus moradores a processos de segregação socioespacial.
- ItemOlhar -se, refletir, reinventar-se: Memórias e aprendizagens de uma professora de geografia em formação inicial(2022-08-25) Carvalho, Denise SantosO presente trabalho é fruto das discussões iniciadas na disciplina Prática de Ensino, no curso de Licenciatura em Geografia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XI, Serrinha. Trata-se de um texto decorrente de uma pesquisa qualitativa, ancorada no método autobiográfico, no viés de narrativa de formação, cuja pergunta mobilizadora foi: -Como foi a trajetória de formação inicial de uma estudante do curso de Licenciatura em Geografia do Departamento de Educação da UNEB de Serrinha? A partir deste questionamento inicial, duas outras questões alimentaram esta escrita: - Qual a importância e funcionalidade do memorial de formação no curso de Licenciatura em Geografia do DEDC/UNEB/Campus XI? - Quais memórias de aprendizagens mais significativas emergiram da formação docente? O objetivo geral que direcionou esta escrita foi evidenciar a importância das narrativas de formação e do método autobiográfico na formação de professores de Geografia do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/Campus XI/Serrinha). Já os objetivos específicos são: - discutir sobre a funcionalidade da construção de memoriais de formação na perspectiva da formação inicial docente; - apresentar as memórias de aprendizagens mais significativas que emergiram da formação inicial docente durante a trajetória formativa no DEDC/UNEB/Campus XI/Serrinha. Este artigo descreve e analisa o vivido, sobretudo durante a formação inicial docente, vivenciada no curso de Licenciatura em Geografia do Departamento de Educação (DEDC), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Campus XI, Serrinha, cujas fontes são as próprias memórias da autora deste artigo. Conclui-se que a escrita de narrativas durante o processo de formação inicial docente potencializa a formação, ao permitir o sujeito narrador/escritor rememorar o que viveu e aprendeu, tecer análises, refletir sobre o vivido, experienciado e compreender a sua formação docente para articular as aprendizagens adquiridas com o saber fazer docente.
- ItemContribuições do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) para a formação inicial do/a pedagogo/a: tessituras evidenciadas pelo estado do conhecimento(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-15) Santos, Jorge Antônio da Cruz; Pereira, Glauce Maciel Barbosa; Cardoso, Jusceli Maria Oliveira de Carvalho; Alves, Elivânia Reis de AndradeEsta pesquisa apresenta reflexões sobre a etapa inicial da formação docente em Pedagogia, com ênfase nas contribuições do PIBID para a iniciação à docência. Nesse contexto, discute-se o processo de qualificação dos futuros professores e propõe-se a seguinte pergunta de pesquisa: como o PIBID tem contribuído para a articulação entre teorias e práticas voltadas à formação inicial dos pedagogos, segundo pesquisas recentes disponíveis no Portal de Periódicos da CAPES? O objetivo geral é analisar o impacto do PIBID na formação inicial dos pedagogos com base na revisão e síntese do estado do conhecimento presente em publicações acadêmicas da área, entre os anos de 2020 e 2024. A pesquisa adota uma abordagem qualitativa de caráter bibliográfico, do tipo estado do conhecimento, voltada a mapear e refletir sobre a produção acadêmica relacionada ao tema. A fundamentação teórica baseia-se nos pressupostos de Pimenta (1996), Nóvoa (2019), Silva (2019), Brasil (2024), entre outros. Os resultados indicam que a experiência proporcionada pelo programa fortalece a práxis docente, ao favorecer uma compreensão mais ampla da relação entre teoria e prática em diferentes contextos formativos. Conclui-se que o PIBID contribui de forma significativa para a construção da identidade profissional docente de maneira contextualizada.
- ItemTrabalho de conclusão de curso: relatório de estágio supervisionado(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-24) Miranda, Hallana Silva; Almeida, Jocely Santos Caldas; Couto, Cleber de Souza; Pereira, Carlos Rangel PortugalÉ com grande satisfação que apresento o presente trabalho com base no relatório de estágio supervisionado, realizado no Cartório de Registro de Imóveis da Comarca de Serrinha-Ba. Durante os meses em que o estágio ocorreu, no período de 27/03/2024 a 02/05/2024 e 12/08/2024 a 13/09/2024, tive a oportunidade de vivenciar e contribuir para o ambiente profissional da empresa, adquirindo conhecimentos práticos e experiências valiosas que complementaram minha formação acadêmica. Neste trabalho, busquei relatar de forma detalhada a estrutura da empresa em que o estágio ocorreu, seu organograma e as atividades desempenhadas, destacando os principais aprendizados e contribuições para o meu desenvolvimento profissional. Ao longo deste período, pude contar com o apoio e a orientação dos profissionais da empresa, que sempre se mostraram dispostos a compartilhar conhecimentos e auxiliar no meu crescimento como futura profissional.
- ItemTrabalho de conclusão de curso: relatório de estágio(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-24) Bispo, Nicolas dos Santos; Almeida, Jocely Santos Caldas; Couto, Cléber de Souza; Filho, Manuel Silva SantosA seguir apresento o meu TCC- Trabalho de Conclusão de Curso, em formato de relatório de estágio realizado na Prefeitura Municipal de Serrinha, no setor de Recursos Humanos. Com este relatório busco fazer um breve relato sobre a história do município de Serrinha, da Prefeitura e de forma mais especifica do setor de Recursos Humanos. Trazendo a estrutura da Prefeitura e seu organograma atual, descrevendo as atividades que foram desenvolvidas ao longo dos 31 dias de estágio no período de 12/08/2024 a 20/09/2024. Em meio a este período, obtive a orientação e suporte do meu supervisor e de meus colegas de trabalho, no desdobramento das minhas atividades.
- ItemTrabalho de conclusão de curso: relatório de estágio.(2025-07-24) Nunes, Yasmin Queiroz; Almeida, Jocely Santos Caldas; Almeida , Jocely; Couto , Cléber; Pereira , CarlosEste TCC – Trabalho de vonclusão de curso aborda um estágio de Administração durante o período de 01 de abril de 2024 a 01 de junho de 2024 e 02 de setembro de 2024 a 18 de outubro de 2024, analisando a importância do mesmo na vida acadêmica. Através de uma abordagem objetiva e detalhada, examinamos os pontos positivos de um estágio nessa parte do curso. O objetivo é fornecer uma visão clara e abrangente sobre o porquê é importante a introdução ao mercado de trabalho destacando como se lida com as situações no dia a dia de um auxiliar administrativo na prática. Este documento é essencial para compreender importância do administrador na sociedade e suas implicações.
- ItemPossibilidades para construção da oralidade com crianças na educação infantil: uma pesquisa pedagógica, no contexto do instagram(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-28) Mota, Larissa das Chagas; Cardoso, Jusceli Maria Oliveira de Carvalho; Passos, Miriam Barreto de Almeida; Ovídio, Madryracy Ferreira Coutinho MedeirosDiscutimos como temática, “possibilidades para a construção da oralidade com crianças na educação infantil: uma pesquisa pedagógica, no contexto do Instagram 2”. Parte-se da seguinte questão: quais ideias, compartilhadas, na rede social Instagram, com potencial para uso pedagógico, podem contribuir com a construção da oralidade com crianças na educação infantil? O estudo se justificou, pela relevância da oralidade na Infância, e, pelo potencial pedagógico do Instagram como recurso educativo. Tendo como objetivo geral, analisar ideias lúdicas veiculadas ao Instagram, como meio potencial para construção da oralidade pela criança nos contextos da educação infantil. E, objetivos específicos, identificar na rede social Instagram, ideias lúdicas, com potencial pedagógico, para construção da oralidade pelas crianças da educação infantil; descrever as ideias encontradas na rede social com potencial pedagógico e apontar perspectivas didáticas, para o uso das ideias lúdicas encontradas. Para a construção dos fundamentos teóricos dialogando-se com: o sociointeracionismo de Vygotsky e autores como: Rego (1996), Romero (1995), (Marcuschi (2001) Freire (1987) além de documentos oficiais que regem a educação brasileira. A pesquisa possui abordagem qualitativa de caráter exploratório tendo como colaboradores perfis públicos do Instagram. Espera-se com o projeto, contribuir para o fortalecimento de práticas pedagógicas voltadas ao desenvolvimento da oralidade e o uso educativo do Instagram.
- ItemTrabalho de conclusão de curso: relatório de estágio.(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-30) Rufino, Wesley Silva Gomes; Casas, João Luiz da Silva; Couto, Cléber de Souza; Casas, João Luiz da Silva; Miranda, Morjane Armstrong Santos deNeste relatório de estágio supervisionado, eu compartilho minhas experiências e aprendizados durante o estágio na empresa Nerges Construções, onde trabalhei em funções administrativas na área de recursos humanos. O estágio me ajudou a entender melhor como funciona uma empresa e me possibilitou a aplicação prática de teorias adquiridas na graduação. Esse estágio foi muito importante para o meu crescimento profissional e pessoal, e me ajudou a me tornar um administrador mais preparado. Ele mostra os desafios e as oportunidades que encontramos ao administrar uma empresa de verdade. Também analisa em detalhes as atividades que realizei e reflete como é o ambiente de uma empresa, algo essencial para quem quer ser um administrador no futuro.
- ItemQuero ver brotar semente: currículo, infâncias negras no Território do Sisal com a implementação da Lei Municipal n° 507/2025 no município de Barrocas-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-31) Anjos, Tainalle de Jesus; Sanches, Isabelle Pereira; Ramos, Dilzete da Silva Mota; Santos, Marta Alencar dosEste artigo apresenta a pesquisa desenvolvida como requisito para conclusão da licenciatura em Pedagogia no Departamento de Educação Campus XI, UNEB/Serrinha. Buscamos refletir com pode contribuir para o reconhecimento e valorização das infâncias negras no Território do Sisal, a partir da análise da implementação da Lei Municipal nº 507/2025, no município de Barrocas-BA. Como questão propulsora, apresentamos: como as infâncias negras estão pautadas a partir da Lei Municipal n° 507/2025, para que a educação antirracista seja promovida desde a infância? A presente Lei é baseada na Lei 10639/2003, e institui a Política Municipal de Educação Antirracista, para o enfrentamento do racismo no contexto escolar, especialmente na Educação Infantil. Com abordagem qualitativa, o estudo se apoia em análise documental e revisão bibliográfica, e traça caminhos com minhas experiências pessoais enquanto mulher negra e egressa da rede pública de ensino. O objetivo da pesquisa baseia-se em é refletir como as questões as infâncias negras são pautadas pela Lei Municipal n° 507/2025, orientadora rede municipal de ensino do Município, com foco na Educação Infantil. O percurso teórico dialogou com os pensamentos de pensadora como Alice Casimiro Lopes (2011), Bell Hooks (2013), Marta Alencar Santos (2008), Míghian Nunes Duarte (2016), Nilma Gomes (2005), dentre outros. O currículo é considerado neste estudo como prática discursiva e política, que pode tanto reproduzir silenciamentos quanto promover reconhecimento e pertencimento. A pesquisa deixa aponta que a efetivação da Lei 507/2025 exige o compromisso de toda a comunidade escolar com uma educação verdadeiramente antirracista.
- ItemA literatura infantil negra na Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN): breves apontamentos(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-31) Silva, Marcondes Santos da; Pereira, Isabelle Sanches; Ramos, Dilzete da Silva Mota; Nascimento, Telma Regina BtistaO presente artigo, desenvolvido no âmbito da pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), apresenta reflexões acerca da Literatura Infantil Negra no periódico da Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), tendo como questão norteadora: como as discussões sobre Literatura Infantil Negra são apresentadas no periódico da Revista da ABPN, no período de 2020 a 2024? Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, de natureza bibliográfica, fundamentado em uma revisão sistemática da produção acadêmica publicada na referida revista. O objetivo consistiu em analisar as discussões sobre Literatura Infantil Negra publicadas na Revista da ABPN em um período recente. A pesquisa foi subsidiada por obras literárias como Amoras (2018); Minha mãe é negra sim (2008); Meu crespo é de rainha (2018); As tranças de Bintou (2010) entre outras. O percurso teórico teve contribuições de autores como Campos (2016), Cuti (2010), Duarte (2014), Hall (2015), Munanga (2008), além de outros/as, cujas discussões possibilitam compreender a Literatura Infantil Negra como instrumento de resistência, afirmação identitária e produção de subjetividades negras. Os resultados apontam para a emergência de uma produção crítica, comprometida com a luta antirracista e com a promoção de narrativas que visibilizam a infância negra no âmbito literário e acadêmico.
- ItemEstereótipos acerca da identidade nordestina: experiências e relatos de migrantes de Biritinga/BA(Universidade do Estado da Bahia, 2025-08-07) Pereira, Reiziane de Jesus ; Léda, Renato Leone Miranda; Gordiano, Maria Aparecida de Oliveira; Rodrigues , Maria da Paz de JesusO presente estudo tem o foco principal de compreender o processo da construção de estereótipos sobre o Nordeste brasileiro, destacando a problemática da discriminação de nordestinos que migraram para as regiões Sul e Sudeste do país e foram alvos de preconceitos ligados à sua identidade. Inicialmente, a fim de buscarmos subsídios para a interpretação da questão geral que envolve a formação de estereótipos sobre o Nordeste brasileiro, foi realizada uma revisão bibliográfica focada na investigação das questões que afetam a região. Para a coleta de dados, foi feito um levantamento de informações básicas relativas as experiências e relatos de migrantes com origem no município de Biritinga-BA e de alguns municípios vizinhos. O estudo foi de abordagem qualitativa e os dados foram coletados por meio de questionário e entrevistas semiestruturadas. Diante das análises, notamos que que a manifestação desses estereótipos contra migrantes nordestinos gerou diversas consequências na vida desses indivíduos, incluindo questões como racismo, exclusão social, submissão trabalhista, baixa autoestima e desvalorização, tornando-se fatores cruciais para a marginalização dos nordestinos nas regiões Sul e Sudeste do Brasil. Acredita-se que os resultados dessa pesquisa possam contribuir para a elaboração de novas estratégias para combater preconceitos, discriminação e exclusão social contra os nordestinos, além de contribuir para a desconstrução dos estereótipos negativos ligados ao Nordeste, que têm sido historicamente propagados em relação à região.