Navegando por Autor "Viana, Rosângela Caires"
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- ItemA percepção dos(as) licenciandos(as) em Ciências Agrárias sobre estudantes com deficiência na Educação de Jovens e Adultos(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-12) Viana, Rosângela Caires; Correia, Patrícia Carla da Hora; Vitorino, César Costa; Galvão, Nelma de Cássia Silva SandesEsta dissertação apresenta os resultados de uma investigação sobre a interface entre a Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, no contexto da formação docente. O estudo foi realizado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano), campus Senhor do Bonfim, Bahia. Os sujeitos da pesquisa foram os(as) estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Agrárias (LCA). A questão norteadora foi: como os(as) estudantes do curso de Licenciatura em Ciências Agrárias, do IF Baiano, campus Senhor do Bonfim (BA), percebem os(as) discentes com deficiência na EJA? O objetivo geral constituiu em compreender a percepção do(a) licenciando(a) em Ciências Agrárias em relação ao discente com deficiência na EJA, com vistas à criação de uma trilha formativa para estudantes de licenciatura. Para alcançar os objetivos propostos, adotou-se a abordagem qualitativa e, como estratégia metodológica, a pesquisa-ação (Thiollent, 2011). As técnicas e instrumentos utilizados para a produção dos dados incluíram observação, aplicação de questionários, realização de rodas de conversa e uma intervenção por meio de uma trilha formativa. A análise e discussão dos resultados foram conduzidas com base na análise microgenética, inspirada na abordagem histórico-cultural de Vygotsky (1991; 2021). A pesquisa revelou lacunas na formação docente dos(as) licenciandos(as), especialmente em relação à percepção sobre estudantes com deficiência na EJA, e apontou desafios enfrentados durante os estágios supervisionados com discentes que apresentam necessidades específicas. Além disso, evidenciou que a ausência de um componente curricular que contemple as especificidades da EJA interfere tanto no reconhecimento da identidade do curso quanto na escolha dos(as) licenciandos(as) para realizar o estágio na modalidade. Em síntese, essa pesquisa contribuiu para a formação docente dos(as) licenciandos, de maneira que os(as) motivou a optarem por estágios na EJA, a reivindicarem a inclusão de um componente obrigatório sobre a modalidade no curso e a produzirem trabalhos acadêmicos relacionados à temática. Como produto educacional resultante da pesquisa foi desenvolvida a Trilha Formativa: diálogos e perspectivas sobre estudantes com deficiência na Educação de Jovens e Adultos, destinada a estudantes de licenciatura e demais profissionais da educação.