Navegando por Autor "Teixeira, Natália Gonçalves"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemGuia pedagógico: a literatura negro-brasileira como instrumento de contribuição na produção da consciência étnico-racial na escola(0024-04-29) Teixeira, Natália Gonçalves; Silva, Zoraide PortelaA problemática que subsidia a construção deste material didático parte das indagações sobre o ensino da literatura negro-brasileira e de como a escola trabalha a problemática da vida, dos caminhos, da trajetória e da cultura e história do negro no Brasil. As discussões acerca da construção deste guia pedagógico buscam fomentar estratégias e ações metodológicas que contribuam para subsidiar o ensino da literatura negro-brasileira numa perspectiva de ensino que visa colaborar para a construção da consciência étnico-racial no contexto escolar em questão. O guia pedagógico se organiza em três partes: primeira, com uma breve contextualização, apresentando os objetivos e intencionalidades; segunda, com apresentação de informações referentes aos objetos de conhecimento, principalmente, em relação ao ensino da literatura negro-brasileira; terceiro, com apresentação de sugestões de atividades práticas e lúdicas para desenvolver ações e sequências didáticas, a fim de contribuir para um ensino que promova a quebra de silenciamentos historicamente impostos, de modo que estimule a discussão sobre questões raciais e que fortaleçam a autoestima negra e contribuam para desestruturar o racismo.
- ItemO ensino de literatura negro-brasileira: a produção da consciência étnico-racial em salas de ensino fundamental II em uma escola de Guanambi-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2024-04-29) Teixeira, Natália Gonçalves; Silva, Zoraide Portela; Carvalho, Eliana Márcia dos Santos; Silva, Jorge Augusto de JesusA presente pesquisa, intitulada “O ensino de literatura negro-brasileira: a produção da consciência étnico-racial em salas de Ensino Fundamental II em uma escola de Guanambi-BA” tem como objetivo investigar, pelo ensino da literatura negro-brasileira, se há a apropriação da consciência étnico-racial no estudante do Ensino Fundamental II. O estudo traz discussões importantes, sob a perspectiva da diferença, do ensino da literatura negro-brasileira e das questões étnico-raciais na escola. Além disso, a pesquisa levanta discussões teóricas sobre a Lei 10.639/2003, a partir da ótica da Decolonialidade, e analisa questionamentos levantados sobre a contribuição do ensino da literatura negro-brasileira e a construção da consciência étnico-racial. Ainda, o estudo empreendeu a construção de um material pedagógico que contribui para a compreensão da história do “outro” para a construção de um espaço escolar justo e democrático. Para tanto, a pesquisa partiu da seguinte inquietação: o ensino da literatura negro-brasileira atua no reconhecimento/desenvolvimento da consciência étnico-racial? O questionamento que subsidia a discussão parte da compreensão de que o ensino da literatura negro-brasileira é um espaço que viabiliza outras interpretações de sentido e contribui para a construção da consciência étnico-racial no espaço formal de educação e, também, em espaços outros. Dessa forma, este estudo possui características da pesquisa de campo, pois as ações desenvolvidas para a obtenção dos dados foram desenvolvidas na sala de aula. Inicialmente, foram realizadas oficinas de intervenção leitora a partir de trechos de narrativas literárias da literatura negro-brasileira. Depois da aplicação das oficinas literárias, como coleta para análise de dados, foi aplicado um questionário. Por fim, a pesquisa ainda possibilita a construção de um produto técnico educacional instrumentalizado no formato de guia pedagógico, a fim de contribuir com o ensino das relações étnico-raciais. Como subsídio normativo, foram utilizadas a Base Nacional Comum Curricular (2018) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (2004). Como subsídio teórico, foram utilizadas as concepções de Silva (2010) para discutir sobre a literatura negro-brasileira e introduzir a discussão sobre a questão étnico-racial na escola. Além disso, utilizou-se autores como Alves (2010; 2011), Candau (2008), Cosson (2012), Dalcastagnè (2012), Evaristo (2009; 2010), Dionísio (2013), Gomes (2007; 2008; 2011; 2017), Silva (2002; 2010), Soares (2001), Moreira e Candau (2003), Munanga (2005), dentre outros. Para amparar a discussão sobre a Decolonialidade e a Lei 10.639/2003, utilizou-se como suporte teórico as concepções de Candau e Oliveira (2010), Maldonado-Torres (2007), Walsh (2019), dentre outros importantes estudiosos do assunto. Diante das reflexões, espera-se que a pesquisa instrumentalize ações e encaminhamentos pedagógicos que potencializem a prática de ensino da literatura negro-brasileira, sobretudo, na construção da consciência étnico-racial.
- ItemPonciá Vicêncio: a representação da memória na reconstrução da identidade negra(Universidade do Estado da Bahia, 2017) Teixeira, Natália Gonçalves; Silva, Jorge Augusto de Jesus; Morais, Edmilson de Sena; Silva, Zoraide Portela daO presente estudo de cunho qualitativo trata-se de uma análise bibliográfica e documental que visa compreender o processo de reconstrução da identidade negra através da memória em Ponciá Vicêncio (2003) de Conceição Evaristo. Para esta pesquisa, tornou-se imprescindível relacionar a escrita da autora com o trajeto da inserção da mulher na literatura brasileira enquanto lugar de fala. Desta forma, ao traçar este percurso foi necessário realizar uma abordagem em relação ao histórico da literatura negra, bem como do perfil da escrita negra feminina dentro desta literatura, que apesar do caráter de autoafirmação e resistência, a presença da escrita feminina negra ainda se fazia restrita. Além de disso, salienta-se ainda sobre o despontar de uma literatura negra originalmente de autoria feminina. Para entender a relação de memória e identidade, ressaltou-se sobre este possível imbricamento para a reconstrução da identidade negra. E por fim, realizou-se a análise de fragmentos que comprovam que o recurso mnemônico influencia na forma de identificação do sujeito, em especial o sujeito negro.