Navegando por Autor "Teixeira, Anna Donato Gomes"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemJuventude, educação profissional e projetos de futuro: Trajetórias de Mediação entre Escola e Trabalho(Universidade do Estado da Bahia, 2021-08-26) Teixeira, Anna Donato Gomes; Rosistolato, Rodrigo; Prado, Ana Pires do; Soares, Carolina Zuccarelli; Fernandes, Marinalva Nunes; Heringer, Rosana Rodrigues; Koslinski, Mariane Campelo; Marques, Tatyanne GomesEsta tese, inserida no debate sobre as oportunidades educacionais, analisou as trajetórias escolares e os projetos de futuro de estudantes do Ensino Médio integrado à educação profissional de uma escola estadual em Guanambi, Bahia. A pesquisa etnográfica ocorreu no Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde e Gestão. Foi realizada observação participante (FOOTE-WHYTE, 2005) numa classe com 36 jovens interlocutores matriculados no curso Técnico em Farmácia entre fevereiro de 2019 e março de 2020. Partiu-se da hipótese de que a opção pela educação profissional estaria diretamente conectada aos projetos de futuro que têm como foco principal o mercado de trabalho. Argumentou-se que a escolarização é percebida pelos jovens como um meio para a realização de um fim que pode ser o mercado de trabalho ou o ingresso no Ensino Superior. A pesquisa mapeou as motivações de escolha e expectativas de futuro na transição para o Ensino Médio e analisou as percepções dos estudantes sobre o mundo do trabalho e a escola. Evidenciou que os jovens constroem projetos de futuro pautados em expectativas balizadas por seu campo de possibilidades. A escolha do Ensino Médio profissional consolida-se como estratégia para a realização de projetos que têm como finalidade o mercado de trabalho e/ou a formação profissional. Durante o Ensino Médio, expectativas de futuro na escola e no trabalho são atualizadas e ressignificadas no decorrer das interações desenvolvidas pelos estudantes com seus colegas de turma, professores e gestores da escola.
- ItemVivências do estágio como pesquisa nos anos iniciais do ensino fundamental(Universidade do Estado da Bahia, 2024-08-15) Teixeira, Anna Donato Gomes; Santos, Jamille Pereira Pimentel dos; Carvalho, Maria de Fátima Pereira; Silva, Priscila Teixeira da; Barbosa, Raquel da CostaEsta obra é o primeiro E-book de Pesquisa e Estágio do curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Educação (DEDC XII), e propõe uma discussão a partir das experiências de estudantes de Pedagogia durante o estágio como pesquisa nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. A coletânea é composta por 13 textos com ênfase nas experiências de formação inicial fundamentada na relação teoria-prática, em que o estágio como pesquisa é considerado um espaço importante para a aproximação da realidade profissional docente de forma investigativa. Em conjunto, os textos nos ajudam na compreensão acerca das várias dimensões que perpassam as experiências de estágio como pesquisa e fazer docente nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Os relatos destacam elementos importantes para os aspectos da formação docente e contribuem na reflexão sobre as especificidades que permeiam esse fazer. Ao relatar vivências em espaços públicos de escolarização eles denunciam as lacunas presentes nesses espaços e anunciam a necessidade da efetivação de políticas públicas que atendam às realidades dos sujeitos neles inseridos.