Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Teixeira, Aline Paulino"

Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Fayola e Dayo: negritude enquanto potência
    (Universidade do Estado da Bahia, 0025-03-28) Teixeira, Aline Paulino; Couto, Fausta Porto
    O Produto Técnico e Tecnológico Educacional (PTTE), intitulado Fayola e Dayo: Negritude enquanto Potência, é um material didático/instrucional voltado à comunidade escolar, incluindo profissionais da educação, famílias e todas as pessoas envolvidas no cuidado e na formação das crianças, dentro e fora do ambiente escolar. O livro infantojuvenil foi construído com base na valorização da identidade negra e de suas múltiplas potências. Inspirado nos princípios de Sankofa e Ubuntu, a obra apresenta os feitos dos povos negros nas artes, nos esportes, nas ciências, na política, na vida acadêmica e intelectual, promovendo o reconhecimento de referências próximas e a celebração da ancestralidade. Além da narrativa central, o livro inclui jogos, curiosidades e diversas propostas interativas que estimulam o pensamento crítico, o fortalecimento da autoestima e o sentimento de pertencimento das crianças negras e não negras. Com atividades que podem ser realizadas individualmente ou em grupo, o material possibilita o trabalho pedagógico com temas como representatividade, heranças culturais africanas, símbolos de resistência (como as tranças e os Adinkras), escuta das infâncias e valores como respeito, honestidade, amor e humanidade.
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Impactos psicológicos do racismo na infância e práticas antirracistas nas escolas municipais de Guanambi/BA
    (Universidade do Estado da Bahia, 0025-03-28) Teixeira, Aline Paulino; Couto, Fausta Porto; Cunha, Zoraide Portela da Silva; Carvalho, Sebastiao Carlos dos Santos; Valente, Polyana Aparecida
    A presente pesquisa teve como propósito analisar os impactos psicológicos do racismo e destacar a importância das práticas antirracistas nas escolas de Guanambi – BA, no contexto do Ensino Fundamental I. A metodologia adotada neste estudo foi a pesquisa-ação Barbier (2004), que pressupõe o planejamento colaborativo com os coletivos e sujeitos envolvidos em todas as etapas da pesquisa. As observações foram complementadas por entrevistas, oficinas com as crianças e os adultos envolvidos, além do diário de itinerância da pesquisadora. Para a análise dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo de Bardin (1977). Nesta etapa de avaliação, constatou-se que a questão racial impacta psicologicamente tanto as crianças quanto a própria comunidade escolar. Neste trabalho, considerou-se comunidade escolar todas as pessoas que atuam diretamente com a criança, incluindo familiares, gestores, professores, profissionais do apoio e o colegiado escolar. Ou seja, todos que fazem parte desse ambiente compartilham a responsabilidade pelo bem-estar e desenvolvimento da criança. Ademais, foi percebido que, embora as crianças possuam autoestima, os mecanismos do racismo as atingem de forma objetiva, levando-as a reconhecer desde cedo os impactos psicológicos dessa violência. Por outro lado, foi observado o quanto os professores com letramento racial que desenvolvem trabalhos e ações antirracistas fazem a diferença no cotidiano escolar, realizando trabalhos valorosos. Com foco nesse tema, foi elaborado um Produto Técnico e Processo Educacional (PTPE) intitulado “Fayola e Dayo: Negritude enquanto potência”. Trata-se de um livro infantojuvenil que foi cuidadosamente organizado, destacando as conquistas dos povos negros nas artes, esportes, ciências e na vida acadêmica, entre outros campos. O objetivo do PTPE foi valorizar a memória ancestral como um símbolo de resistência e reafirmar nossas existências e realizações.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais