Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Souza, Hugo Matos de"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Os sentidos construídos pelos professores na formação inicial: difusão e apropriação das TIC´S no processo educacional
    (UNEB, 2009) Souza, Hugo Matos de; Silva, Lúcia Fabiana da; Nunes, Jacy Bandeira; Leal, Ione Oliveira Jatobá; Jesus, José Alves de
    O presente Trabalho de Conclusão de Curso objetivou consolidar uma investigação com o intuito de verificar os Sentidos construídos pelos professores formados pelo Campus IV da Universidade do Estado da Bahia quanto à utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação em sala de aula, visando observar de que forma os professores estão sendo formados e instruídos a utilizar esses equipamentos em sala de aula. Para tanto buscamos subsídios na psicologia social através da construção dos sentidos, os Saberes Docente e ainda a utilização das Tecnologias da Informação e Comunicação, visto que o mundo atual vive grandes transformações em vários âmbitos. Para tanto realizamos análises curriculares dos cursos de Licenciatura plena em Geografia, História e Letras com Inglês e entrevistas com professoras egressas da instituição em questão dos cursos supracitados, que permitiram perceber as atribuições e sentidos que os mesmos depositam às TIC's. Quanto ao objetivo desta pesquisa que é a estruturação do lócus e dos currículos e de que forma os mesmo contribuíram na formação inicial para a construção dos sentidos que os docentes atribuíram à utilização das TIC's no processo educacional, foi averiguado que a difusão aconteceu, mas a apropriação não ocorreu da mesma forma, por contas das limitações físicas da instituição em questão que acaba por impedir a emancipação das propostas contidas nos currículos institucionalizados.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais