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Navegando por Autor "Souza, Emílio Aurélio de Carvalho"

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    Canal do youtube: CSI no estudo cientifico
    (2025-08-26) Souza, Emílio Aurélio de Carvalho; Carvalho, Eliana Márcia dos Santos
    O Canal CSI no Estudo Científico constitui o produto educacional do mestrado desenvolvido no PPGELS/UNEB – Campus VI, vinculado à pesquisa “Educação pela Pesquisa em Caetité: Experiências, Desafios e Conquistas no Ensino Básico”. O canal disponibiliza vídeos curtos e explicativos sobre o processo da pesquisa científica escolar e a participação em feiras de ciências, abordando desde a escolha do tema até a apresentação dos resultados. Cada vídeo é narrado por avatares que representam a diversidade étnica e cultural brasileira, promovendo inclusão e identificação com estudantes da escola pública. Dessa forma, o canal busca incentivar o protagonismo estudantil, fortalecer a cultura científica e aproximar a ciência do cotidiano escolar, consolidando-se como uma ferramenta acessível, inovadora e transformadora para educadores e alunos.
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    Educação pela pesquisa: experiências, desafios e conquistas no ensino básico em Caetité-BA
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-08-26) Souza, Emílio Aurélio de Carvalho; Carvalho, Eliana Marcia dos Santos; Araújo, Ginaldo Cardoso de; Oliveira, Marcelo Souza
    O Educar Pela Pesquisa (EPP) é uma abordagem pedagógica que rompe com o modelo tradicional de ensino, abordando temas no desenvolvimento de projetos científicos. Dessa forma, essa dissertação buscou investigar a potencialidade do EPP no processo formativo dos estudantes de duas escolas de educação básica do município de Caetité, Bahia. Para isso, este trabalho apresenta o conceito do Educar Pela Pesquisa e sua discussão em documentos referenciadores: PNE, a BNCC e o DCRB. Além disso, através de um relato de experiência, descreve e analisa a trajetória do autor como orientador de projetos na educação básica. E por fim, através de entrevistas com os estudantes, exprime quais as contribuições do Educar Pela Pesquisa para transformar suas realidades. Com essas análises, este estudo mostrou que os novos documentos compreendem a pesquisa como princípio pedagógico, sendo essencial para a formação integral dos estudantes. O relato de experiência mostrou o impacto de seis projetos científicos que promoveram a transformação social e o desenvolvimento de competências nos alunos, como pensamento crítico, resolução de problemas e protagonismo. A análise revelou que o Educar Pela Pesquisa, ao longo desses anos enfrentou desafios como a ausência de recursos e problemas com tempo disponível, mas que mesmo nessas condições, a potencialidade da pesquisa como ferramenta pedagógica para formar cidadãos críticos e engajados ficou evidenciada. Na perspectiva do estudante, este estudo revelou que o envolvimento com projetos tem impacto positivo em aspectos socioemocionais, no processo de ensino-aprendizagem, bem como para transformar a realidade dos jovens. Os resultados encontrados neste trabalho reconhecem a valor do Educar Pela Pesquisa e sustentam a importância de contribuir para a de práticas pedagógicas pautadas no desenvolvimento de projetos científicos na educação básica. Dessa forma, este estudo apresenta como Produto Educacional o canal no YouTube: CSI: No Estudo Científico. Trata-se de um recurso que reúne com linguagem acessível os pilares para o desenvolvimento da pesquisa científica no âmbito escolar e é voltado para professores e estudantes.
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