Navegando por Autor "Sousa, Nilcelio Sacramento de"
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- ItemAs atividades lúdicas na leitura(UNEB, 2007-11-22) Carneiro, Antônio Claudemir; Carneiro, Iranailde Cerqueira; Sousa, Nilcelio Sacramento de; Paixão, Simone Almeida Machado; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Gomes, Antenor RitaEste trabalho objetivou discutir e analisar as atividades lúdicas no ensino da leitura, já que a ludicidade pode ser um excelente meio incentivador de aprendizagens relativas à leitura, visto que isto é a base da construção do conhecimento. Mas, antes de tudo, por acreditarmos que a leitura está sendo trabalhada em muitas escolas de maneira incorreta, equivocada, por isso as principais dificuldades que os alunos apresentam para ler, são decorrentes de vários fatores, porém enfatizamos os mais importantes como: a falta de formação teórica do professor, material que não faz sentido para o aluno, concepções equivocadas do ato de ler. O campo onde foi desenvolvido esta pesquisa qualitativa foi a Escola Municipal João Augusto de Oliveira, em turmas de 3ª e 4ª séries do Ensino Fundamental Com estas turmas foi realizada uma pesquisa, utilizando a técnica da observação participante, grupo focal e a entrevista semi-estruturada. Os dados coletados através desses instrumentos foram submetidos à análise temática, com embasamento teórico predominante em Koch, Martins, Solé, Kleiman, Freire, Orlandi, Luckesi, Kishimoto, Santos, dentre outros e esta análise foi de extrema relevância para percebermos de que forma vem sendo trabalhada a leitura e como as atividades lúdicas influenciam na formação do leitor, para no fim constatarmos que os professores precisam repensar suas práticas leitoras, abandonar a crença no treinamento de leitura como decodificação e que é imprescindível a formação continuada do professor, e concluirmos que apesar de os professores terem consciência da importância das atividades lúdicas no ensino da leitura, não as vivenciam em suas aulas de leitura.
- ItemFormação em exercício e desenvolvimento das práticas pedagógicas docentes: um estudo de caso no âmbito do Programa de Formação de Professores - PARFOR em Várzea do Poço-BA(2016-07-26) Sousa, Nilcelio Sacramento de; Silva, Ana Lúcia Gomes da; Sales, Marcea Andrade; Fontoura, Helena Amaral daEssa pesquisa está inserida no ambiente dos estudos acerca da formação de professores em exercício, mais especificamente nomeando como objeto de estudo a análise das contribuições do Programa de Formação de Professores da Educação Básica para o desenvolvimento das práticas docentes dos egressos do curso de Pedagogia. Buscou-se identificar as contribuições do Programa PARFOR/UNEB para a (re)construção das práticas docentes dos seus egressos; discutir a importância das práticas docentes desenvolvidas pelo PARFOR diante da ruralidade contemporânea e suas implicações no processo de aprendizagem. A pesquisa se desenvolveu, tendo como método o estudo de caso, através de uma abordagem de cunho fenomenológica. Utilizamos como dispositivos de pesquisa o questionário e a entrevista narrativa. Para a análise, interpretação dos dados, elegemos a método/técnica da Tematização, tendo como suporte teórico-metodológico Fontoura. Tivemos como colaboradores desse estudo três professores da Escola Municipal Laurentino Barreto Santos, situada no município de Várzea do Poço/BA. Os pressupostos teóricos que deram sustentação a este estudo foram tecidos através de várias vozes, dentre as quais destacamos: Pimenta, Freire, Nóvoa, Rios, Fontoura. Constatou-se, a partir do estudo, que a formação possibilitou o desenvolvimento das práticas pedagógicas docentes dos professores egressos, através do exercício reflexivo sobre a prática, ou seja, a formação ofereceu caminhos de certa forma para a tríade ação-reflexão-ação, possibilitando a (re)construção dos saberes-fazeres docentes. Os colaboradores da pesquisa narram ainda que a formação deixou um pouco a desejar no que diz respeito à contextualização com a realidade local e no tocante às temáticas relacionadas aos contextos de diversidade. Tal constatação demonstra a importância da construção de uma proposta formativa que reflita as práticas pedagógicas docentes de forma contextualizada e os contextos de diversidade.