Navegando por Autor "Soares, Sandra Regina"
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- ItemAutonomia docente: estudo sobre sua construção no contexto do ensino universitário(2014-09-19) Cambuí, Ana Altina Pereira; Soares, Sandra Regina; Vieira, Isabel Flávia Gonçalves Fernandes Ferreira; Leiro, Augusto Cesar RiosA presente dissertação apresenta os resultados de uma pesquisa cujo objetivo foi compreender como os docentes participantes da pesquisa constroem a autonomia no exercício da sua prática pedagógica no ensino superior. Parte de uma problemática que mostra a complexidade da docência universitária e do contexto acadêmico que os docentes vivenciam nas instituições de educação superior. Discorre sobre a importância da autonomia docente como um dos pilares para alcançarmos um ensino que possibilite uma práxis criadora e emancipatória. O referencial teórico sistematiza reflexões acerca de duas concepções de autonomia docente: a autonomia ilusória se configura pelo tipo de professor que apresenta uma preocupação maior pelo rigor, em detrimento da relevância, justamente por não estar preocupado no desenvolvimento de uma visão global da situação, mas sim, na limitação da bagagem em relação ao conhecimento que possui e a autonomia por construção ou emancipação supõe um processo contínuo de descobertas e de transformação das diferenças entre nossa prática cotidiana e as aspirações sociais e educativas de um ensino guiado pelos valores da igualdade, justiça e democracia. A investigação que deu origem a esta dissertação foi desenvolvida por meio de uma abordagem qualitativa que adotou a entrevista como estratégia de coleta dos dados realizada junto a cinco professores de uma universidade pública que aceitaram participar da pesquisa aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa por atender aos princípios da beneficência, não maleficência, justiça, equidade e respeito à autonomia dos sujeitos entrevistados. Os resultados apontam que os participantes da pesquisa concebem autonomia como liberdade de agir com responsabilidade pessoal com vistas à formação do estudante crítico e comprometido com o seu processo de aprendizagem. Contudo, verificou-se a tendência dos sujeitos em investir na autonomia discente de forma prescritiva, como resultado da ausência de formação pedagógica específica para uma atuação docente mais autônoma.
- ItemDe práticas pedagógicas inovadoras às experiências formativas: desafios para os docentes universitários(2018-11-08) Miranda, Dayse Lago de; Soares, Sandra Regina; Cunha, Maria Isabel da; Vieira, Isabel Flávia Gonçalves Fernandes Ferreira; Martins, Ediva de Sousa; Rios, Jane Adriana Vasconcelos PachecoEste estudo se insere no campo da pedagogia universitária e assumiu como objetivo compreender o papel da reflexão sobre a própria prática pedagógica para o desenvolvimento pessoal e profissional dos discentes e docentes na visão dos participantes da pesquisa. Adotou como questões de pesquisa investigar quais as principais contribuições da prática pedagógica inovadora para o crescimento pessoal e profissional dos estudantes e quais as principais aprendizagens construídas pelos docentes participantes no processo de realização das práticas pedagógicas relatadas na Série Práxis na elaboração do relato analítico para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. O referencial teórico contemplou os conceitos sobre práticas pedagógicas inovadoras, experiência e desenvolvimento profissional docente com base em autores como: Cunha (2005 2011); Lucarelli (2004); Soares e Cunha (2010); Day (2001); Masetto (2003); Nóvoa (1997); Vieira (2009, 2014); Pimenta e Anastasiou (2002); Pozo e Pérez Echeverría (2009); Santos (2010); Sanz Acedo Lizarraga (2010). Ancorou-se na metodologia qualitativa, utilizando para a construção de dados e para a análise documental e entrevista semiestruturada e para o tratamento dos dados construídos a análise de conteúdo do tipo temática (BARDIN, 1977). Os sujeitos da pesquisa foram sete docentes que publicaram na Série Práxis e Docência Universitária, Coletânea anual produzida pela Universidade do Estado da Bahia. Dentre os resultados, destacam-se as motivações dos docentes para desenvolverem as práticas pedagógicas: a ruptura da lógica de ensino tradicional; a busca de formação de profissionais críticos e autônomos, as necessidades formativas dos estudantes e o desejo e a disposição pessoal de inovar a docência. Sobressaem os objetivos de ensino voltados para o desenvolvimento de competências técnico-profissionais e políticas dos estudantes; a inserção destes no contexto da prática profissional e a participação ativa no desenvolvimento das práticas pedagógicas; a adoção de abordagens interdisciplinares e a concepção da docência como uma prática social e política. E ainda, as aprendizagens dos próprios docentes no âmbito pessoal, da condução das práticas, apresentando fatores dificultadores e desafiantes para a realização a partir de reflexões sobre pensar, agir e sentir.
- ItemDesafios dos processos de ensino e aprendizagem e experiências de formação pedagógica assumidas por professores de uma instituição de ensino superior privada(2017-09-28) Barreiro, Mariana Soledade; Soares, Sandra Regina; Bruni, Adriano Leal; Cunha, Maria Isabel da; Ribeiro, Marinalva Lopes; Fialho, Nadia Hage; Rios, Jane Adriana Vasconcelos PachecoEste estudo se insere no campo da formação de professores, em especial dos docentes do ensino superior. A formação pedagógica desses docentes tem sido objeto de crescente interesse, considerando a ampliação dos desafios para esse nível de ensino, no atual contexto de sua expansão. Assumiu como objetivo compreender a relação que professores de uma Instituição de Ensino Superior privada estabelecem entre os desafios vividos no processo de ensino-aprendizagem e as experiências de formação docente por eles assumidas. Adotou como questões de pesquisa: investigar em que medida o cenário de complexidade e incerteza orienta as concepções e práticas de formação profissional dos participantes da pesquisa; e, na visão dos participantes, se as experiências formativas vivenciadas contribuíram para ressignificação de suas representações e práticas docentes. O referencial teórico da pesquisa contemplou reflexões e conceitos sobre a formação de profissionais, sobre saberes docentes, sobre formação de professores universitários e desenvolvimento profissional docente, com base em autores como: Almeida (2012); Cunha (2010); Soares e Cunha (2010); Trillo (2000); Masetto (2003); Korthagen (2009); Vieira (2014); Zabalza (2000); Pozo e Pérez Echeverría (2009); Monereo e Pozo (2009a, 2009b); Sanz de Acedo Lizarraga (2010) e Tardif (2010, 2012). Como percurso metodológico, a investigação envolveu uma pesquisa do tipo descritiva e exploratória, com uma abordagem qualitativa. Para a coleta de dados, foram utilizadas como técnicas a entrevista semiestruturada e o questionário, constituído por perguntas abertas e fechadas. Os dados de natureza qualitativa foram tratados pela Análise de Conteúdo de Bardin (2009). Os dados quantitativos foram tabulados através do programa Statistical Package for Social Science (SPSS). Dentre os resultados, destaca-se que o cenário de complexidade e incerteza parece estar pouco presente na reflexão e condução das práticas dos docentes investigados, pois revelam uma concepção de profissional simplista e centrada na racionalidade instrumental. Por conseguinte, assumem práticas pedagógicas, incluindo as de avaliação da aprendizagem, com uma forte vinculação com o paradigma hegemônico de ensino. Embora algumas poucas iniciativas relatadas tenham o potencial de desenvolver competências, atitudes e valores dos discentes, o propósito fundamental continua sendo a aquisição e reprodução de conteúdos por parte deles. Os professores reconheceram que não possuíam saberes importantes para assumir a docência universitária e que necessitariam investir em percursos formativos para superar tais deficiências. Todavia, ainda havia uma representação sobre saberes e formação para a docência em uma perspectiva instrumental e tecnicista. Reconheceram o Núcleo de Assessoramento pedagógico (NASPED) como um lugar de acolhimento, com potencial para ajudá-los a transformar suas práticas de ensino-aprendizagem. Entretanto, o Núcleo não consegue gerar um nível de reflexão profundo, que possibilite uma mudança significativa em suas práticas. Contudo, a análise dos dados traz evidências de que tanto os docentes quanto o NASPED estão passando por uma transição paradigmática, pois apresentam uma contradição com o paradigma hegemônico de ensino-aprendizagem, ainda que de forma tímida e incipiente, mas com possibilidades de avanços futuros.
- ItemDesenvolvimento profissional do formador de professor: o potencial formativo da experiência do PIBID(2019-10-04) Gonçalves, Maria de Cássia Passos Brandão; Soares, Sandra Regina; Flores, Maria Assunção; Assis, Alessandra Santos de; Reis, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Machado, Álvaro LimaEste estudo situa-se no campo da docência universitária, especificamente no âmbito dos formadores de professores, com foco no Desenvolvimento Profissional Docente (DPD). Assumiu como objetivo compreender o potencial da experiência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) para o desenvolvimento profissional do formador de professores, tendo como questões de pesquisa: Que elementos das práticas, concepções, crenças e representações de mediação docente dos coordenadores de subprojeto, formadores de professores, foram ressignificados a partir da vivência no PIBID? De que modo a investigação se traduziu na prática docente dos formadores de professores? A metodologia adotada foi de natureza qualitativa e fenomenológica, utilizando-se, como dispositivos de construção dos dados, os Incidentes Críticos (IC) e a entrevista narrativa. O tratamento dos dados foi realizado por meio da análise de conteúdo do tipo temática. Dentre os resultados, destacam-se, como possíveis ressignificações nas práticas docentes: a preocupação com a construção de sentido da teoria a partir de elementos da prática; a sensibilização para a dimensão pessoal do aluno; a inclusão de situações de aprendizagem em contexto grupal nos subprojetos; o reconhecimento dos saberes produzidos na escola; e, por fim, a compreensão da escola como um espaço complexo. O potencial do PIBID em provocar o DPD dos formadores de professores se deve, essencialmente, à imersão no contexto da escola e em suas situações desafiantes, bem como ao trabalho em grupo nos subprojetos, à lógica de interação sistemática e colaborativa com a escola, apostando-se na formação cidadã e profissional do futuro professor. A pesquisa, mesmo que não tenha sido adotada como eixo condutor dos subprojetos, criou uma abertura, uma inquietação, e gerou certos desequilíbrios no papel do formador de professor, quanto ao saber e ao não saber. A despeito do potencial para provocar mudanças, ainda prevalece a lógica tradicional de ensino, centrada na aquisição de teorias e técnicas, o que denota que as mudanças realizadas não atingiram a essência dos fenômenos e, consequentemente, o pleno potencial do PIBID, expresso em seus princípios – pesquisa, interdisciplinaridade e colaboração com a escola –, que poderiam provocar desequilíbrios sociocognitivos nos formadores de professores (docentes universitários). A ausência de radicalidade nas mudanças dos formadores de professores também se deve às limitações da própria política do PIBID, que não concebe o desenvolvimento do subprojeto como condição de aprendizagem sobre a docência de todos os atores envolvidos, inclusive a do formador de professor, uma vez que um dos nós da formação do professor da educação básica é a subestimação dos saberes pedagógicos por parte dos formadores de professores, especialmente, aqueles de áreas específicas, os quais, majoritariamente, não se veem como formadores de professores, mas como pesquisadores. A ausência de alguma menção à reflexão sobre a prática expressa a concepção do programa em relação aos formadores de professores, docentes universitários como detentores do saber, e dos estudantes como carentes de saberes. Tal lógica não é quebrada nem pela política do PIBID, nem, em geral, pelas universidades em relação à valorização do ensino e à formação do docente universitário. Por fim, essa pesquisa evidenciou a necessidade de haver investimentos das políticas públicas e institucionais na criação de espaços formativos para os formadores de professores no contexto das universidades, espaços capazes de possibilitar uma reflexão coletiva e individual desses formadores, a partir da problematização de suas próprias práticas e, consequentemente, a construção de aprendizagens sobre a formação de professores profissionais autônomos, investigativos, reflexivos, competentes do ponto de vista técnico, relacional e ético.
- ItemDesenvolvimento profissional docente na experiência do Programa de Integração Academia, Serviço e Comunidade (PIASC)(2016-06-20) Souza, Marcelo Peixoto; Soares, Sandra Regina; Cunha, Maria Isabel da; Garrido, Edleusa NeryEste estudo situa-se no campo da docência universitária, especialmente, no contexto da formação do profissional de saúde. Tal formação tem ganhado destaque em decorrência da adoção de diversas políticas de educação e saúde formuladas nas últimas décadas, impulsionando ações fundamentais no processo de ensino-aprendizagem, dentre as quais a parceria entre instituições de ensino superior e a comunidade, contemplando princípios fundamentais da área de atenção básica, como reflexão crítica da realidade social, articulação teoria e prática e integralidade. Na condução dessas ações, professores e estudantes, em conjunto com a comunidade, buscam desenvolver propostas interdisciplinares com o intento de assegurar a saúde integral do ser humano. O componente curricular Programa de Integração Academia, Serviço e Comunidade dos cursos de Saúde da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), foco deste estudo, se insere nesse contexto. Assim, considerando o caráter inovador desse componente curricular e os desafios que ele gera na perspectiva de transformação das práticas docentes historicamente construídas na área de saúde, este estudo buscou compreender a contribuição da experiência de ensino no Programa de Integração Academia, Serviço e Comunidade (PIASC) para o desenvolvimento profissional docente dos responsáveis por este componente curricular. Adotou como questões norteadoras: Que desafios os participantes da pesquisa reconhecem estar presentes na experiência de docência no PIASC? Que estratégias formativas os docentes participantes da pesquisa valorizam frente aos desafios do PIASC? A pesquisa de natureza qualitativa e do tipo estudo de caso adotou como estratégia de coleta dos dados a entrevista semiestruturada. O referencial teórico contemplou os conceitos de docência universitária e desenvolvimento profissional docente se apoiando em diversos autores, como Soares e Cunha (2010), Masetto (2003, 2005, 2012), Tardif (2014), Marcelo Garcia (1999, 2009), Day (2001) e Cunha (1997, 2005, 2006, 2014, 2015). Dentre os principais resultados destacam-se um descompasso entre a concepção formativa do PIASC e a sua implementação na prática pelo desconhecimento da proposta do PIASC pelos diversos níveis da gestão da UNEB, assim como diversas limitações de natureza administrativa e curricular, acompanhadas pela falta de integração entre os docentes do PIASC e os demais do Departamento; pela discrepância entre a perspectiva de formar profissionais de saúde críticos, reflexivos e comprometidos com a atenção básica e o ensino transmissivo que dissocia teoria e prática; e ainda indica a existência do pouco compromisso dos gestores da saúde municipal como corresponsáveis na formação de futuros profissionais de saúde. Por fim, os encontros dos docentes, que poderiam assumir a configuração de atividade formativa frente ao componente PIASC, não vão nessa direção, pois, em geral, se restringem a questões pragmáticas, não problematizando os aspectos pedagógicos. Dessa forma, é possível afirmar, em resposta ao objetivo da pesquisa, que a reflexão e a investigação, com os pares, sobre a própria prática docente, é pouco compreendida como potencializadora de sua formação pedagógica, portanto, como espaço privilegiado de desenvolvimento profissional docente.
- ItemOs Educadores e suas representações sociais da base epistemológica da pedagogia social do projeto axé(2009-12-16) Pereira, Antonio; Marques, Maria Ornélia; Soares, Sandra Regina; Graciani, Maria Stela; Almeida, Fernanda Gonçalves; Gomes, Celma BorgesEssa tese é um estudo sobre as representações sociais de educadores do Projeto Axé sobre a base epistemológica da educação social dessa Instituição. O objetivo foi conhecer as representações sociais desses educadores a partir da identificação do núcleo central e sistema periférico e da estruturação dos discursos através da entrevista e análise de conteúdo das matérias de jornais de circulação estadual e regional. E de posse dessas análises inferenciar sobre o processo de objetivação e ancoragem que são os elementos que permitem conhecer as representações construídas pelos sujeitos. As teorias de sustentação dessa pesquisa foram aquelas que compõem a base epistemológica da pedagogia social do Projeto Axé, quais sejam, freireana, lacaniana, vygotskyniana, piagetiana, walloniana, além dessas utilizamos a Teoria das Representações Sociais para compreender o pensamento social dos educadores. A pesquisa foi na concepção da qualitativa em que adotamos como procedimentos metodológicos a Associação Livre de Palavras (ALP), análise de matérias de jornal e a entrevista semi-estruturada; respectivamente, analisadas pelo EVOC 2000, um software construído por Vérges com o objetivo de fazer analise quantitativa de maneira a indicar o núcleo central e sistema periférico de uma representação social, e pela Análise de Conteúdo a partir de Bardin. Na primeira fase deste estudo participaram 30 educadores que fizeram a ALP a partir do termo evocado referencial teórico da educação social do Projeto Axé e na segunda etapa as entrevista foram com 2 assessores pedagógicos e 13 educadores. Em ambas as etapas foram definidas as categorias, sendo que existiam aquelas a priore devido à natureza dessa pesquisa. Os resultados da análise de conteúdo das matérias jornalísticas demonstraram que o discurso presente é do referencial de Freire, Lacan e Piaget, ausente, portanto os referenciais de Vygotsky e Wallon. A ALP/EVOC mostrou que a base epistemológica é representada pelo referencial de Paulo Freire, pois são as categorias dessa teoria que se configuraram como núcleo central, sendo que a do referencial de Lacan e Piaget se encontram como sistema periférico, portanto o que é representado é um referencial, o de Freire. As entrevistas mostraram que existe um discurso razoavelmente estruturado em torno do referencial de Freire, porém a experiência dos educadores em relação ao diálogo pedagógico indica dicotomia entre o discurso e a prática. A objetivação e ancoragem dessas representações indicaram que o referencial de Freire torna familiar os outros referenciais: os de Lacan, Piaget, Vygotsky, Wallon; e que a ancoragem desse referencial esta no diálogo como conversação e como discurso.
- ItemFormação ética de professores: representações sociais de estudantes de pedagogia(2012-10-30) Oliveira, Ana Lise Costa de; Soares, Sandra Regina; Galeffi, Dante Augusto; Palmeira, Maria José de Oliveira; Leiro, Augusto Cesar RiosA presente pesquisa objetivou conhecer as representações de ética de estudantes concluintes do Curso de Pedagogia a partir da vivência nesse processo formativo. Ela suscitou uma problemática que contemplou aspectos como a dificuldade da escola e seus professores de contribuírem para a formação de cidadãos críticos, solidários e éticos; a evidência de um processo de formação inicial desses professores que, na transmissão/prescrição, não oportuniza o desenvolvimento de competências sociais e profissionais para lidar com o contexto educativo atual; a existência de dificuldades na concretização da referida temática no cotidiano das práticas educacionais. A partir da qual foi possível definir o problema e as seguintes questões de pesquisa: Como os participantes concebem o respeito à pessoa do estudante no processo formativo? Como compreendem a formação inicial orientada por uma perspectiva ética? Assim, o estudo foi referendado em Abric (1989), Enguita (1989), Freire (1996), Catão (1995;1997), Sá (1996;1998), Puig (1998), Garcia (1999), Vásquez (2001), Contreras (2002), Ramalho, Nuñez e Gauthier (2004), Rios (2009, 2010, 2011), Galeffi (2001, 2009), Palmeira (2006; 2008), Soares (2007;2010), Severino (2011), dentre outros. A pesquisa com enfoque qualitativo e baseada na abordagem das representações sociais realizou-se em uma universidade pública do Estado da Bahia. Os participantes foram estudantes egressos do curso de pedagogia. Quarenta e três deles responderam à associação livre de palavras (ALP) e cinco participaram de uma entrevista semiestruturada. Os dados foram tratados pela análise de conteúdo do tipo temática (BARDIN, 2009). A análise dos dados evidenciou que a representação de ética das participantes ancora-se na perspectiva de uma formação ética de professores que se pretende praxista e sensibilizada a co-construção dos valores, ainda que vivenciem a contradição com uma educação ética prescritiva, o que prenuncia a necessidade de superação desta, através de uma pedagogia dialógica e da autonomia, colaborando para a ressignificação da escola e da universidade.
- ItemA grupalidade como estratégia político-pedagógica de formação pessoal e profissional na universidade(2019-09-25) Hora, Claudia Diz Passos da; Soares, Sandra Regina; Silva, Denise Vieira da; Sitja, Liege Marià QueirozO presente estudo se situa no campo de pesquisa e intervenção da pedagogia universitária, o qual integra diversas epistemologias na produção de conhecimentos pedagógicos aplicados à educação universitária. Seu foco se volta para o processo grupal da sala de aula na universidade como estratégia político-pedagógica formativa de profissionais que, além de competentes tecnicamente, sejam humanistas, reflexivos, solidários e éticos. Apresenta, por um lado, considerações sobre a forma rotineira de os docentes conceberem e lidarem com o grupo da sala de aula universitária. Por outro lado, analisa a potencialidade da utilização do grupo a partir dos pressupostos teóricos e metodológicos da psicologia social dos grupos operativos, concebida por Pichon-Rivière. Trata-se, pois, de um exercício de analisar o papel dos grupos na docência universitária contemporânea, defendendo uma didática universitária que assuma o processo grupal como eixo estruturante do processo de formação de profissionais.
- ItemGrupo de reflexão como espaço de desenvolvimento profissional de docentes formadores de professores(2015) Machado, Álvaro Lima; Soares, Sandra ReginaEste estudo situa-se no campo da formação de professores interligando dois contextos formativos: a formação inicial de professores para a Educação Básica e a formação de formadores de professores. Assumiu como objetivo compreender o potencial da reflexão sobre a própria prática no contexto grupal com vistas ao desenvolvimento profissional docente em um curso de licenciatura em Química. Adotou como questões de pesquisa investigar quais os dilemas e formas de enfrentamentos no contexto da formação inicial de professores da Educação Básica emergem na trajetória do grupo de reflexão e qual o significado de grupo construído na experiência de reflexão coletiva sobre a prática docente. O referencial teórico da pesquisa contemplou os conceitos de formação inicial de professores, desenvolvimento profissional docente e grupo, com base em autores como: Almeida (2012); Bachelard (1996); Behrens (1993); Cunha (2005); Soares e Cunha (2010a); Day (2001); Masetto (2003); Nóvoa (1997); Morin (2000b); Pichon-Rivière (1991a); Pimenta e Anastasiou (2010); Pozo e Pérez Echeverría (2009); Santos (2010); Schön (2000) e Tardif (2010). A metodologia adotada foi a qualitativa, inspirada nos princípios da pesquisa-ação-formação, e a coleta/construção dos dados se processou mediante a técnica do grupo focal, denominado neste estudo de ‘grupo de reflexão sobre a prática’, cuja condução foi baseada na técnica de Grupo Operativo criada por Pichon-Rivière (1991a). Também foi adotada a técnica do questionário, com questões abertas, antes e depois da realização do conjunto das seções do grupo de reflexão. O tratamento dos dados foi feito por meio da análise de conteúdo do tipo temática (BARDIN, 1977). Dentre os resultados, destaca-se, na visão dos participantes, que o grupo teve um potencial transformador de compreensões, sentimentos e práticas na medida em que possibilitou articular o pensar, sentir e agir, intensificando vínculos, valorizando sentimentos, realizando trocas de experiências de forma dialógica e colaborativa, o que contribuiu para trabalhar os conflitos, concorrendo nesse sentido para o desenvolvimento profissional docente. A experiência grupal possibilitou, ainda, evidenciar a dificuldade dos docentes em lidar com determinadas atitudes dos estudantes frente ao conhecimento, à aprendizagem, ao professor e à profissão para a qual estão se formando; a dissociação entre o ensino de conteúdos de Química e a construção de saberes do professor da Educação Básica, vendo o estudante na universidade como aprendente de Química e não como pessoa e como futuro educador. Aspectos que apontam para a possível continuidade do processo de reflexão sobre a prática como forma de romper com a solidão pedagógica e com dicotomias presentes no curso e que considere a complexidade da formação de professores, que articule razão e emoção, assumindo a prática profissional como eixo orientador da formação e os sujeitos como agentes construtores da própria história.
- ItemO Lugar da Pedagogia Social na Formação e Práxis de Educadores: um Estudo de Caso(2015-02-09) Santos, Vanessa Ribeiro dos; Leiro, Augusto Cesar Rios; Machado, Evelcy Monteiro; Soares, Sandra ReginaAs tensões oriundas dos processos históricos influenciam a realidade brasileira e apontam para a necessidade de discutir a educação, em seu sentido mais amplo, articulando a escola aos processos de formação dos indivíduos como cidadãos e também às comunidades educativas emergentes no país. Tomando como referência o contexto de um projeto socioeducativo desenvolvido em nove municípios baianos, a formação continuada e a práxis dos seus agentes, a pesquisa é delineada com o objetivo principal de compreender como os educadores sociais do Programa de Criança Petrobras expressam a pedagogia social. Nesta perspectiva, insere-se na abordagem descritiva e possui natureza qualitativa. Elege o estudo de caso como propiciador dos caminhos necessários para responder às questões apresentadas, uma vez que este método permite compreender o todo, sem perder de vista as partes que o compõem. As técnicas e os procedimentos de levantamento das informações que constituem o universo metodológico são: a pesquisa documental, o grupo focal e as entrevistas semiestruturadas, sistematizadas pela análise de conteúdo. O presente texto evidencia a natureza e os valores de uma pedagogia social que atravessa e acolhe todos os espaços educativos. No Brasil, esta teoria e ciência vêm sendo construída através da práxis dos seus agentes, e de acordo com as singularidades e as pluralidades dos diferentes contextos. As sínteses do estudo contribuem para ampliar a compreensão sobre a complementaridade destes contextos; reconhecer o trabalho profissional dos educadores e educadoras sociais; e, sobretudo, fortalecer a pedagogia social como estratégia formativa abrangente, crítica e transformadora.
- ItemO lugar da subjetividade dos estudantes no processo de formação profissional: representações de docentes de uma instituição de ensino superior(2020-10-30) Sampaio, Rodrigo da Silva; Soares, Sandra Regina; Lemos, Denise Vieira da Silva; Sitja, Liége Maria QueirozA pesquisa intitulada O lugar da subjetividade dos estudantes no processo de formação profissional: representações de docentes de uma instituição de ensino superior teve como objetivo compreender o lugar atribuído à subjetividade do estudante no processo de formação profissional. Como questões de pesquisa, se propôs a investigar como os docentes, participantes da pesquisa, concebem os estudantes e seu processo de aprendizagem do ser profissional, e qual a natureza das relações interpessoais estabelecidas por esses docentes na formação dos profissionais. O referencial teórico eleito contemplou conceitos e reflexões sobre formação profissional, situou os caminhos multirreferenciais da subjetividade humana e suas interrelações, assim como discutiu elementos constituintes da aprendizagem como fenômeno construído através da relação intersubjetiva. Como percurso metodológico, a investigação envolveu uma pesquisa do tipo descritiva e exploratória, com uma abordagem qualitativa. Para a construção de dados, foi utilizado como instrumento a entrevista semiestruturada. Os dados foram tratados com a aplicação da Análise de Conteúdo de Bardin (2009). Os resultados obtidos pelo tratamento e análise dos dados permitiram evidenciar que os participantes não dispensam especial atenção à subjetividade dos estudantes, demonstrando dificuldades em desenvolver ambientes ricos em oportunidades de crescimento para a formação profissional, sustentadas em competências cognitivas, socioafetivas, atitudinais e relacionais. Defendem ser importante o investimento na relação com os estudantes, bem como na mediação das relações dos estudantes entre si, com base na afetividade, porém com pouco investimento na problematização e reflexão, essenciais para o manejo dessas situações, desconsiderando os diversos fatores adjacentes como oportunidades de aprendizagens significativas. Essas considerações apontam para uma prática docente ainda centrada na racionalidade técnica, sem valorização das singularidades dos discentes, na apreensão de atitudes e valores de modo prescritivo, com utilização de preleção e autoridade na mediação das relações interpessoais conflitivas que ocorrem no contexto formativo. Com efeito, a análise dos resultados revela a predominância de uma concepção de formação profissional ainda fragmentada, ancorada pelo modelo hegemônico de ensino, pragmática, instrumental, acrítica e pouco comprometida com a subjetividade do ser profissional.
- ItemMovimentos de humanização na formação profissional em um Curso de Medicina(2020-10-27) Andrade, Luciene Lessa; Sitja, Liege Maria Queiroz; Soares, Sandra Regina; Reis, Leonardo Rangel dos; Nascimento, Cristiane Santos; Ferreira, Maria da Conceição AlvesEsta pesquisa se insere no campo de formação do profissional de saúde e versa sobre movimentos de humanização na formação profissional em um curso de Medicina. A humanização na formação do profissional médico tem sido tema crescente de pesquisas, inclusive pelo humanismo estar preconizado nas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Medicina. O objetivo geral desta pesquisa foi compreender os sentidos que os professores do componente curricular Humanismo, Epistemologia, Psicologia e Ética Médica do curso de Medicina elaboram para a humanização como fundamento formativo. Para tanto, trouxe três questões de pesquisa: Como os docentes participantes da pesquisa concebem o profissional de medicina humanista? Quais intencionalidades se manifestam na prática pedagógica dos docentes do componente Humanismo, Epistemologia, Psicologia e Ética Médica na formação dos profissionais de medicina? Como percebem o papel do docente e sua colaboração para a formação profissional de médicos humanistas? O referencial teórico desta pesquisa contemplou reflexões sobre a saúde como campo de forças na concepção de Ser Humano na contemporaneidade, sobre o humanismo na formação do profissional médico e valores e atitudes requeridos para a formação médica, com base em autores como Tim Ingold (2019), Hans Jonas (2006), Manen (1998), Byung-Chul Han (2017), Soares, Fornari e Machado (2017), Trillo (2000), Pozo e Crespo (2009) e Rios (2009). Como caminho metodológico, este estudo envolveu uma pesquisa do tipo descritiva e exploratória, com uma abordagem qualitativa de análise. Para a produção dos dados, foram utilizadas a análise documental e a entrevista semiestruturada, constituída com temas abertos aplicados a sete professores do componente curricular de Humanismo, do curso de Medicina de uma IES privada da cidade de Salvador, Bahia. Através desse estudo, pude considerar que o longo caminho percorrido na formação do profissional médico se faz pela construção de conhecimentos compartilhados nas relações pedagógicas, em que os professores, suas motivações e subjetividades determinam sua potência para mudar valores e atitudes na formação do profissional médico. Os professores sempre podem criar movimentos capazes de envolver e apresentar novas formas de caminhar, sendo importante perceber que as intenções iniciais do estudante de Medicina não sejam sufocadas por uma prática com ênfase na doença. É necessário e possível desenvolver uma formação através de atos pedagógicos que envolvam empatia, respeito e solidariedade. Só é possível construir a humanização da relação médico-paciente começando pela humanização na relação professor-estudante. Professores compreendem o sentido dos movimentos de humanização e percebem como a inserção do humanismo na formação médica é importante, mas estamos, enquanto área de saúde, apenas no início da inserção do humanismo na formação. A formação representa a esperança de potencializar os anseios de todos quanto à formação de um profissional humanizado e, portanto, quanto à produção de saúde com atenção e gestão humanizadas.
- ItemPercepções docentes sobre a potência pedagógica da imagem no ensino-aprendizagem da geografia(2020-03-03) Lopes, Willian Falcão; Sitja, Liége Maria Queiroz; Carvalho, Maria Inez da Silva de Souza; Soares, Sandra ReginaA presente dissertação investigou as percepções docentes sobre a potência pedagógica da imagem no ensino-aprendizagem da geografia escolar, sendo realizada em três campos empíricos (Colégio Estadual Henriqueta Martins Catharino, Colégio Estadual Luiz Tarquínio e Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães). Para seu desenvolvimento, foram feitas entrevistas fenomenológicas (semiestruturadas) com seis docentes de geografia da Rede Pública de Educação da Bahia no município de Salvador. O estudo apoiou-se nas abordagens qualitativas de pesquisa aproximando-se do método fenomenológico. Os conceitos trabalhados para o aprofundamento do fenômeno foram: imagem, percepção, pensamento, aprendizagem experiencial, ensino problematizante e competências cognitivas. Os resultados permitem afirmar que as percepções de imagem dos docentes giram em torno de um núcleo de sentido comum, no qual o trabalho pedagógico com imagens busca potencializar nos estudantes aprendizagens fecundas, uma vez que a abertura da imagem convoca os estudantes a se envolver em maior profundidade com a geografia escolar e com os próprios processos de aprendizagem. Além disso, o trabalho pedagógico com imagens possibilita aos docentes a prática de ensino da geografia mais problematizante, questionadora, sensível, inovadora, dinâmica, inventiva e, principalmente, relacionada à vida dos estudantes. Esse trabalho impulsiona o docente e os estudantes a desenvolverem competências cognitivas, sociais e afetivas, possibilitando tanto profundidade para criar imagens quanto para lê-las criticamente. O trabalho pedagógico com imagens proporciona um contato com as sensações e vivências dos estudantes, gerando uma maior aproximação e interação entre esses e os docentes. Além de que, quando articuladas com os conteúdos da geografia escolar, essas sensações proporcionam que a aprendizagem dos estudantes se torne mais experiencial e marcante em suas memórias. Em conclusão, pode-se dizer que o trabalho pedagógico com imagens nas aulas de geografia é um dos meios com os quais os docentes tensionam os processos de ensino-aprendizagem dessa disciplina a distanciar-se de estruturas epistêmicas mais cristalizadas e de práticas docentes reprodutoras de representações hegemônicas e colonialistas, para aproximar-se e produzir epistemologias geográficas ativas, abertas e coladas com a vida, potencializadoras de tessituras vitais, para lógicas de racionalidades plurais, capazes de produzir desterritorializações de verdades e crenças hegemonizantes.
- ItemProblematização e produção criativa: ressignificando o ensino e a aprendizagem na universidade. Série Práxis e Docência Universitária, Vol. 4(2015-07) Soares, Sandra Regina; Martins, Édiva de Souza; Miranda, Dayse Lago deA obra Problematização e Produção Criativa: ressignificando o ensino e a aprendizagem na universidade integra a Série Práxis e Docência Universitária que tem como objetivo contribuir para o aprofundamento da compreensão sobre a complexidade da docência universitária e para sua formação no âmbito pedagógico, mediante a divulgação de relatos reflexivos e fundamentados de práticas educativas inovadoras. Apresenta artigos que analisam, teórica e praticamente, experiências inovadoras no Ensino Superior, em áreas diversas. Tais práticas buscam superar as deficiências causadas pela fragmentação do conhecimento assimilado de forma passiva pelos estudantes através de métodos tradicionais de ensino. São experiências caracterizadas por uma abordagem em que estudantes assumem uma postura ativa, sendo protagonistas de sua própria aprendizagem, a partir de metodologias construtivistas. São, portanto, práticas que têm como ponto de partida a problematização e como destaque a produção, com a potencialidade de desenvolver a crítica; a argumentação; a pesquisa; a análise; a produção individual e coletiva e a criação, favorecendo a construção da autonomia e da iniciativa, elementos essenciais para a formação de futuros profissionais capazes de lidar com a incerteza e a complexidade. Configuram-se como leitura inspiradora para todos os docentes universitários.
- ItemQualidade do ensino como conquista colegiada numa universidade pública: o protagonismo de coordenadores de cursos de graduação(2017-09-25) Silva, Neilton da; Soares, Sandra Regina; Vieira, Isabel Flávia Gonçalves Fernandes Ferreira; Martins, Édiva de SousaA presente tese integra o campo de estudos da pedagogia universitária e objetivou compreender as concepções e práticas dos participantes da pesquisa sobre a contribuição do colegiado de curso de graduação para a melhoria da qualidade do ensino. A qualidade do ensino universitário, a despeito de ser objeto de crescente debate nos países ocidentais não é um conceito unívoco e, considerando seu potencial de orientar as práticas docentes, suscita o investimento em pesquisa. O referencial teórico da pesquisa contemplou reflexões sobre os conceitos de qualidade do ensino, coordenação de colegiado de curso de graduação e formação pedagógica, na perspectiva do desenvolvimento profissional docente, à luz de autores como Almeida (2012), Almeida e Pimenta (2009), Barros e Aragão (2006), Behrens (2011), Cunha (1998, 1999, 2006a, 2010, 2012), Demo (1996), Dias Sobrinho (2008, 2009, 2010), Day (2001, 2004), Freire (1996, 2016), Imbernón (2000, 2012), Korthagen (2009), Lemos (2011), Lucarelli (2012), Marcelo (1999, 2009), Masetto (2003, 2012), Morosini (2001, 2014), Nóvoa (1991, 2009), Pimenta e Almeida (2011), Pimenta e Anastasiou (2002), Ramalho, Nuñez e Gauthier (2004), Rodrigues (2006), Soares e Cunha (2010), Soares e Vieira (2014), Sommer et al (2014), Vasconcelos (2002), Vieira (2009, 2014), Zabalza (2004, 2006), Zeichner (1993), entre outros. A pesquisa adotou a abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso, utilizando-se da técnica dos incidentes críticos como disparador da entrevista em profundidade, visando à coleta de dados junto aos coordenadores de curso de graduação. Os dados foram tratados mediante a técnica de análise de conteúdo temático. A pesquisa permitiu colocar em evidencia a representação de qualidade associada, principalmente, a determinadas condições (de trabalho, institucionais, materiais, pessoais dentre outras) para sua concretização e fracamente a características e critérios para avaliação de sua consecução. Para eles a qualidade do ensino deve ser sustentada em uma gestão institucional participativa e inclusiva, e privilegiar a formação pedagógica dos docentes para que eles invistam num ensino centrado na aprendizagem dos estudantes. Concebem que a contribuição da coordenação do colegiado para a qualidade do ensino envolve o investimento na busca das condições materiais e de trabalho docente e o acompanhamento pedagógico aos docentes, embora assumido de forma restrita. Entre os principais desafios enfrentados por este órgão de gestão, na busca da melhoria da qualidade do ensino, destacam a superação da lógica cartorial no funcionamento do colegiado, o engajamento dos docentes nos processos de trabalho coletivo e de formação, competência para lidar com as relações conflituosas estabelecidas com os diversos segmentos da comunidade acadêmica. Entretanto, a ausência de formação pedagógica dos coordenadores não é concebida como obstáculo para atuação transformadora do colegiado.
- ItemRelação entre teoria e prática na formação profissional: construções de discentes de administração(2019-09-30) Abreu, Priscila Alves dos Santos; Soares, Sandra Regina; Benevides, Tânia Moura; Rios, Jane Adriana Vasconcelos PachecoEste estudo situa-se no campo da pedagogia universitária, no contexto da formação do profissional de administração, o qual tem despertado interesse de muitos pesquisadores e ganhado relevância na contemporaneidade, sobretudo dada a sua importância para o ensino nos cursos de graduação e o frequente despreparo dos docentes para essa atividade. O estudo assumiu como objetivo geral, identificar o potencial da reflexão, com estudantes, sobre o profissional de Administração, para a construção de bases de uma concepção de relação teoria e prática capaz de formar profissionais de Administração competentes e autônomos, tomando como questões de pesquisa: Que aprendizagens acerca do ser profissional, em especial de Administração foram construídas pelos participantes na experiência do grupo focal? Que descobertas os participantes fizeram sobre o processo de ensino-aprendizagem capaz de formar profissionais competentes e autônomos? A metodologia adotada envolveu uma pesquisa qualitativa construtivista, cuja coleta de dados ocorreu mediante a técnica do grupo focal, envolvendo discentes do curso de administração da Universidade do Estado da Bahia, e o tratamento dos dados foi realizado através da análise de conteúdo de Bardin (2006). Dentre os resultados, destacam-se a construção do perfil de profissional da administração autônomo e competente, em contraposição ao perfil restrito de profissional, mero executor de tarefas rotineiras, incapaz de responder aos desafios da contemporaneidade; a percepção de que o processo de ensino-aprendizagem deve ser pautado na problematização, partindo de situações desafiantes do contexto da prática, e que o mesmo deve investir no desenvolvimento de atitudes e competências, se contrapondo ao modelo de centralidade empreendido atualmente na universidade; a construção de bases para a concepção de uma relação entre teoria e prática dialógica na formação do profissional de administração, a qual coloca em evidência a teoria como suporte para compreender a realidade e auxiliar na construção de novos conhecimentos. Por fim, essa pesquisa evidenciou que a experiência no grupo focal, encharcada de reflexões, provocou nos participantes diversas aprendizagens do ponto de vista ético, pessoal e profissional.
- ItemAs representações de ética de professores no contexto da formação inicial do profissional docente(2011-12-16) Santiago, Lucicleide Santos; Soares, Sandra Regina; Rios, Terezinha Azerêdo; Lima Júnior, Arnaud Soares deAs discussões acerca da ética vêm ocupando cada vez mais espaço em diferentes áreas do conhecimento revelando a grande importância dessa temática nos dias atuais. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, teve como principal objetivo conhecer as representações de formadores de professores sobre ética no contexto das suas práticas educativas. O estudo, que adotou a abordagem das Representações Sociais, utilizou a entrevista semi-estruturada como forma de coleta dos dados, os quais foram tratados conforme a análise de conteúdo do tipo temática (BARDIN, 2000). Participaram deste estudo cinco professores de um curso de Pedagogia de uma universidade pública do Estado da Bahia. A análise dos dados permitiu evidenciar que os participantes valorizam a ética no discurso, mas têm dificuldades em desenvolver ambientes ricos em oportunidade de crescimento e formação ética; defendem ser importante a competência emocional e relacional, mas demonstram dificuldade em tratar coletivamente os conflitos que emergem na sala de aula. Nesse sentido, diversos aspectos, apontam para uma prática centrada na moral, ou seja, na apreensão de atitudes e valores por osmose, por obediência, ou mediante a transmissão de conteúdos. Assim, a análise parece apontar para a predominância de uma concepção de formação de atitudes e valores intelectualista, academicista, priorizando o conhecimento do conteúdo e subestimando a reflexão e a vivencia de situações que propiciem a formação ética na sala de aula. Considerando que as Representações Sociais, que se concretizam nos discursos e nas condutas, têm como função primeira orientar as práticas dos membros do grupo referente ao objeto da representação, a análise dos dados parece mostrar que os participantes do estudo, não possuem uma representação social (compartilhada) sobre ética, pois os aspectos dos discursos que dela se aproximam não parecem orientar as práticas docentes.
- ItemRepresentações sobre docência universitária de professores formadores de profissionais da contabilidade(2018-11-09) Correia, Silvia Luiza Almeida; Soares, Sandra Regina; Bruni, Adriano Leal; Mussi, Amali de Angelis; Silva, Antônio Carlos Ribeiro; Fornari, Liege Maria Sitja; Soares, Sandra ReginaEste estudo situa-se no campo da docência universitária com foco no processo de ensino-aprendizagem na formação de profissionais. Assumiu como objetivo compreender a representação da docência universitária de professores formadores de profissionais da contabilidade, tomando como questões de pesquisa: Como os participantes representam os dilemas e desafios do profissional da contabilidade na contemporaneidade? Como os docentes, participantes da pesquisa, concebem o ensino e a aprendizagem na perspectiva de formar profissionais da contabilidade? A metodologia adotada foi de natureza qualitativa, sob a ótica das representações sociais, que foram acessadas mediante os discursos obtidos por meio da coleta dos dados realizada a partir de entrevistas semiestruturadas e de narrativas biográficas e, tratamento dos dados, através da análise de conteúdo do tipo temática. Dentre os resultados, destacam-se como elementos das representações sociais o perfil de profissional da contabilidade autônomo, com múltiplas competências, saberes, atitudes e valores, em contraposição ao perfil de profissional restrito, historicamente construído, executor de tarefas prescritas e rotineiras, pouco capaz de dar conta dos desafios da contemporaneidade. Também se evidenciou, dentre os elementos de representações, contradições quanto à compreensão da ética profissional que se mostra centrada na reprodução do código de ética, externa ao sujeito, pouco contemplando a problematização e a reflexão crítica. Essa visão dos participantes não se coaduna com a visão do perfil de profissional autônomo apresentada anteriormente e se configura como um elemento periférico, de natureza mais cognitiva, incapaz de atingir o núcleo central das suas representações, construindo atitudes que produzam mudanças mais efetivas nas práticas docentes. Ainda dentre os elementos das representações relacionados ao processo formativo destacaram-se a centralidade da transmissão de teorias, especialmente, na anterioridade da teoria em relação à prática; na metodologia de ensino essencialmente expositiva e; na prática adotada como espaço de aplicação da teoria. Centralidade ainda revelada na estratégia da pesquisa assumida numa perspectiva instrumental, como busca de mais teoria para compreender a teoria dada, sem explorar as potencialidades dos caminhos trilhados pela investigação para o desenvolvimento de competências cognitivas complexas nos estudantes. Bem como, na formação ética predominantemente cognitivista, centrada em informações factuais, legais e conceituais de maneira prescritiva. Visão que se expressa também nas práticas de avaliação da aprendizagem, numa lógica de natureza instrumental, que pouco oportuniza aprendizagens significativas e o desenvolvimento de competências, atitudes e valores, distante, portanto, de uma perspectiva construtivista e de formação para autonomia profissional. Representações que podem ser compreendidas a partir do reflexo de uma sociedade autoritária, contraditória e desigual, de uma trajetória escolar e universitária, vivenciada numa perspectiva transmissiva e reproducionista das condições de ensino. Por fim, essa pesquisa evidenciou também possibilidades de mudanças dos participantes nas suas práticas docentes, bem como a necessidade de um processo formativo com vistas ao desenvolvimento pessoal e profissional docente, que precisa ser assumido pela universidade.
- ItemSérie Práxis e Docência Universitária - Vol 3 - Protagonismo do Estudante e Intersubjetividade no Ensino Superior(2014) Soares, Sandra Regina; Silva, Neilton da; Beraldo, Fátima Regina Cerqueira LeiteA obra intitulada “Protagonismo do Estudante e intersubjetividade do Ensino Superior”, traz no seu bojo relatos de experiências pedagógicas inovadoras desenvolvidas nesse nível de ensino, vistas sobre distintos olhares e perspectivas, nacional e internacional, que valem à pena serem lidas, seja para conhecer os investimentos dos autores, seja para refletir ou confrontar essas práticas com a sua própria, com vistas ao desenvolvimento profissional docente. Todas essas experiências apostam no protagonismo dos discentes e na valorização da pessoa do estudante como caminhos profícuos às construção da autonomia e da identidade profissional. Apresentam um leque de possibilidades que podem instigar outras docentes universitários a, na companhia dos estudantes, desenvolverem o protagonismo e a intersubjetividade, aspectos imprescindíveis para o desempenho de profissionais exigidos pelo contexto social laborativo na contemporaneidade.
- ItemSérie Práxis e Docência Universitária - Vol 1 - Ensino e Aprendizagem: Análise de Práticas(2012-07) Soares, Sandra Regina; Borba, Valquíria C. M.A Série Práxis e Docência Universitária, fruto da parceria entre a Pró-reitoria de Ensino e Graduação da Universidade do Estado da Bahia e do Grupo de Pesquisa Docência Universitária e Formação de Professores (DUFOP), inscrito no CNPQ e vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação e Contemporaneidade dessa universidade, que tem como objetivo contribuir para a compreensão sobre a complexidade dessa docência, traz no Volume 1 um conjunto de narrativas de experiências educativas inovadoras no ensino superior. Os textos apresentados revelam a disposição de seus autores de assumir o risco de experimentar possibilidades diversas de melhorar a qualidade do ensino superior. Dessa forma, investem no seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional, estimulam que outros professores assumam a investigação de suas práticas e contribuam para a tessitura de redes de trocas e de ações colaborativas entre docentes desse nível de ensino.