Navegando por Autor "Siqueira, Nadilson Ribeiro de"
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- ItemEducação popular e discurso político nos movimentos sociais: relações de influência entre lideranças e liderados(2022-04-26) Siqueira, Nadilson Ribeiro de; Bomfim, Natanael Reis; Santos, Arlete Ramos dos; González, Martha Lilia de Alba; Mutim, Avelar Luiz Bastos; Nunes, Eduardo José FernandesConsidera-se que a ideologia política tende a ser incorporada à Educação Popular e que pode subverter a baliza ética das relações entre os sujeitos, com potencial para comprometer o produto finalítico de uma pedagogia libertadora. Assim, pesquisou-se Educação Popular e Discurso Político nos Movimentos Sociais: relações de influência entre lideranças e liderados, com objetivo geral de analisar de que forma lideranças e liderados operam processos de influência que carregam interesses ideológicos partidários. Perseguimos os seguintes objetivos específicos: analisar o discurso político de líderes influentes que alcança os Movimentos Sociais e se integram às práticas educativas populares e formular diretrizes que estimulem os debates a cerca da importância do compromisso ético da Educação Popular para os Movimentos Sociais, enquanto minoria ativa. Nesse sentido, buscamos, teoricamente, o entendimento em torno da construção do sujeito social e de como este evolui para um sujeito político, responsável por suas escolhas, momento em que se torna um agente social capaz de influenciar e passível de sofrer influências em suas interações. A tese se apoia nas contribuições do educador Paulo Freire (1980a, 1980b, 1983, 1993, 1997, 2000a, 2000b, 2001) na formulação de ideias em torno de conceitos como educação emancipadora, pensamento crítico e relação ética na educação. Além disso, também incorpora o pensamento do psicólogo social Serge Moscovici para apresentar considerações a respeito da construção do pensamento social, por meio de duas obras: La Psychanalyse, Son Image et Son Public (1961) e Psicologia das Minorias Ativas (1969). Do cruzamento entre a proposta para a Educação Popular de Freire com os processos que contribuem para a formação do pensamento social de Moscovici, surgiram alguns questionamentos sobre conflitos entre a lógica política e a lógica social de carência, conforme reforçados por Lovisolo (1990), em seu livro Educação Popular: Maioridade e Conciliação. Realizou-se uma pesquisa de abordagem teórica/exploratória, em que se buscou, pelos aportes na Análise Crítica do Discurso, a sustentação da tese. Tomou-se, por recorte de investigação, a intencionalidade de se estimular o “ódio de classes” no pensamento social dos sujeitos carentes como forma de se obter ganhos políticos. A partir das contribuições de Fairclough (2020), os resultados apontaram para elementos negativos das representações e semioses produzidas por líderes de partidos políticos progressistas e de outros militantes e se avaliamos como tais elementos discursivos ecoam e interferem na Educação Popular. Portanto, consideramos que, a despeito das intencionalidades declaradas por esses líderes, ocorre uma abertura para a indesejada inconciliação entre a lógica política partidária e a lógica social de carência; que o discurso político se apresenta, muitas vezes, formatado para o objetivo contrário ao esclarecimento dos sujeitos, e que é possível que se esteja produzindo outra forma de opressão; que faz-se necessário um despertar dos intelectuais e acadêmicos para este efeito negativo, de forma a garantir a credibilidade das lutas sociais e de se evitar que a consciência dos sujeitos se reduza a mero caminho para se alcançar o poder.
- ItemRepresentações Sociais de Educação Popular: Contribuições de uma Plataforma Virtual Colaborativa para o Movimento de Luta por Moradia de Salvador(2016) Siqueira, Nadilson Ribeiro deEste trabalho de mestrado investigou as Representações Sociais de Educação Popular, elaboradas e compartilhadas pelos integrantes do Movimento de Luta por Moradia (MLM) de Salvador. Teve por objetivo ampliar ações em Educação Popular Voluntária voltadas para as necessidades dos Sem-teto como forma de minimizar as carências educacionais que se estabelecem nos processos de luta por moradia. Nesse sentido, buscou mapear a origem do MLM a partir dos atores sociais que iniciaram as primeiras ações de luta do Movimento, procurando identificar e analisar o processo de construção das Representações Sociais sobre Educação Popular. Investigou o senso comum compartilhado pelos líderes e beneficiários integrantes do MLM com base na Teoria das Representações Sociais de Serge Moscovici, articulando os conteúdos das Representações com as práticas socioeducativas exercidas nos ambientes de vida dos sujeitos. As conclusões resultaram na construção de uma plataforma virtual colaborativa, o eduKit, construída conjuntamente com o MLM a partir do conceito de Educação Popular ampliado para uma Educação Popular Voluntária, capaz de favorecer práticas educativas voluntárias. Palavras-chave: Representações Sociais, Movimentos Sociais, Educação Popular Educação Popular Voluntária