Navegando por Autor "Silva, Zoraide Portela"
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- ItemGuia pedagógico: a literatura negro-brasileira como instrumento de contribuição na produção da consciência étnico-racial na escola(0024-04-29) Teixeira, Natália Gonçalves; Silva, Zoraide PortelaA problemática que subsidia a construção deste material didático parte das indagações sobre o ensino da literatura negro-brasileira e de como a escola trabalha a problemática da vida, dos caminhos, da trajetória e da cultura e história do negro no Brasil. As discussões acerca da construção deste guia pedagógico buscam fomentar estratégias e ações metodológicas que contribuam para subsidiar o ensino da literatura negro-brasileira numa perspectiva de ensino que visa colaborar para a construção da consciência étnico-racial no contexto escolar em questão. O guia pedagógico se organiza em três partes: primeira, com uma breve contextualização, apresentando os objetivos e intencionalidades; segunda, com apresentação de informações referentes aos objetos de conhecimento, principalmente, em relação ao ensino da literatura negro-brasileira; terceiro, com apresentação de sugestões de atividades práticas e lúdicas para desenvolver ações e sequências didáticas, a fim de contribuir para um ensino que promova a quebra de silenciamentos historicamente impostos, de modo que estimule a discussão sobre questões raciais e que fortaleçam a autoestima negra e contribuam para desestruturar o racismo.
- ItemOs usos dos Cadernos Coloniais Portugueses na educação básica(2024-05-29) Magalhães, Darlene Santos; Silva, Zoraide Portela; Santos , Edmar FerreiraEste produto educacional intitulado “Os usos dos Cadernos Coloniais portugueses na educação básica” tem origem na dissertação de mestrado intitulada “Os ‘indígenas’ de Moçambique: Representações da dominação portuguesa nos Cadernos Coloniais”. Os Cadernos Coloniais formam um conjunto expressivo de livros que abordam aspectos da presença portuguesa em África, do interesse pela geografia às culturas “indígenas”. Acreditamos que os professores de história, de uma forma geral, enfrentam desafios em suas práticas; e esses desafios são ainda maiores quando se trata em estudar temas relacionados à história africana, visto que o livro didático ainda hoje tem uma abordagem mais eurocêntrica e não valoriza as experiências e a história do continente africano nos manuais escolares. Nesse sentido, os Cadernos Coloniais tem grande potencial no campo da pesquisa e do ensino. Este produto educacional apresenta um caminho metodológico que permite compreender um pouco acerca da história de Moçambique, sobretudo, no período colonial. A partir dessas fontes é possível compreender as relações entre Portugal-Moçambique, aspectos da identidade dos povos da colônia, sobre as missões religiosas portuguesas, sobre a companhia de Moçambique e a colonização de parte do território.