Navegando por Autor "Silva, Zoraide Portela"
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- ItemGuia pedagógico: a literatura negro-brasileira como instrumento de contribuição na produção da consciência étnico-racial na escola(0024-04-29) Teixeira, Natália Gonçalves; Silva, Zoraide PortelaA problemática que subsidia a construção deste material didático parte das indagações sobre o ensino da literatura negro-brasileira e de como a escola trabalha a problemática da vida, dos caminhos, da trajetória e da cultura e história do negro no Brasil. As discussões acerca da construção deste guia pedagógico buscam fomentar estratégias e ações metodológicas que contribuam para subsidiar o ensino da literatura negro-brasileira numa perspectiva de ensino que visa colaborar para a construção da consciência étnico-racial no contexto escolar em questão. O guia pedagógico se organiza em três partes: primeira, com uma breve contextualização, apresentando os objetivos e intencionalidades; segunda, com apresentação de informações referentes aos objetos de conhecimento, principalmente, em relação ao ensino da literatura negro-brasileira; terceiro, com apresentação de sugestões de atividades práticas e lúdicas para desenvolver ações e sequências didáticas, a fim de contribuir para um ensino que promova a quebra de silenciamentos historicamente impostos, de modo que estimule a discussão sobre questões raciais e que fortaleçam a autoestima negra e contribuam para desestruturar o racismo.
- ItemO ensino de literatura negro-brasileira: a produção da consciência étnico-racial em salas de ensino fundamental II em uma escola de Guanambi-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2024-04-29) Teixeira, Natália Gonçalves; Silva, Zoraide Portela; Carvalho, Eliana Márcia dos Santos; Silva, Jorge Augusto de JesusA presente pesquisa, intitulada “O ensino de literatura negro-brasileira: a produção da consciência étnico-racial em salas de Ensino Fundamental II em uma escola de Guanambi-BA” tem como objetivo investigar, pelo ensino da literatura negro-brasileira, se há a apropriação da consciência étnico-racial no estudante do Ensino Fundamental II. O estudo traz discussões importantes, sob a perspectiva da diferença, do ensino da literatura negro-brasileira e das questões étnico-raciais na escola. Além disso, a pesquisa levanta discussões teóricas sobre a Lei 10.639/2003, a partir da ótica da Decolonialidade, e analisa questionamentos levantados sobre a contribuição do ensino da literatura negro-brasileira e a construção da consciência étnico-racial. Ainda, o estudo empreendeu a construção de um material pedagógico que contribui para a compreensão da história do “outro” para a construção de um espaço escolar justo e democrático. Para tanto, a pesquisa partiu da seguinte inquietação: o ensino da literatura negro-brasileira atua no reconhecimento/desenvolvimento da consciência étnico-racial? O questionamento que subsidia a discussão parte da compreensão de que o ensino da literatura negro-brasileira é um espaço que viabiliza outras interpretações de sentido e contribui para a construção da consciência étnico-racial no espaço formal de educação e, também, em espaços outros. Dessa forma, este estudo possui características da pesquisa de campo, pois as ações desenvolvidas para a obtenção dos dados foram desenvolvidas na sala de aula. Inicialmente, foram realizadas oficinas de intervenção leitora a partir de trechos de narrativas literárias da literatura negro-brasileira. Depois da aplicação das oficinas literárias, como coleta para análise de dados, foi aplicado um questionário. Por fim, a pesquisa ainda possibilita a construção de um produto técnico educacional instrumentalizado no formato de guia pedagógico, a fim de contribuir com o ensino das relações étnico-raciais. Como subsídio normativo, foram utilizadas a Base Nacional Comum Curricular (2018) e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana (2004). Como subsídio teórico, foram utilizadas as concepções de Silva (2010) para discutir sobre a literatura negro-brasileira e introduzir a discussão sobre a questão étnico-racial na escola. Além disso, utilizou-se autores como Alves (2010; 2011), Candau (2008), Cosson (2012), Dalcastagnè (2012), Evaristo (2009; 2010), Dionísio (2013), Gomes (2007; 2008; 2011; 2017), Silva (2002; 2010), Soares (2001), Moreira e Candau (2003), Munanga (2005), dentre outros. Para amparar a discussão sobre a Decolonialidade e a Lei 10.639/2003, utilizou-se como suporte teórico as concepções de Candau e Oliveira (2010), Maldonado-Torres (2007), Walsh (2019), dentre outros importantes estudiosos do assunto. Diante das reflexões, espera-se que a pesquisa instrumentalize ações e encaminhamentos pedagógicos que potencializem a prática de ensino da literatura negro-brasileira, sobretudo, na construção da consciência étnico-racial.
- ItemOs "indígenas" de Moçambique: representações da dominação portuguesa nos Cadernos Coloniais (1930-1940)(Universidade do Estado da Bahia, 2024-05-29) Magalhães, Darlene Santos; Silva, Zoraide Portela; Santos, Edmar Ferreira; Figueiredo , Otto Vinicius Agra; Dutra , Nivaldo OsvaldoA presente dissertação tem por objetivo analisar as representações da dominação portuguesa sobre os povos de Moçambique a partir de uma seleção de textos publicados nos Cadernos Coloniais portugueses. Os objetivos específicos são: Evidenciar a forma que as identidades dos nativos são representada nos ‘Cadernos Coloniais’; Destacar o papel das Missões Católicas Portuguesas na constituição do colonialismo no mundo colonizado; Analisar as resistências dos povos africanos diante do Imperialismo português; Problematizar o quanto os Cadernos Coloniais reforçaram a ideia da superioridade cultural europeia no contexto imperialista. Nossa metodologia de pesquisa é a abordagem historiográfica. A corrente historiográfica focaliza a História Cultural, pois a pesquisa trata-se de estudar representações construídas no contexto imperialista. Os Cadernos Coloniais formam um conjunto expressivo de livros que abordam aspectos da presença portuguesa em África, do interesse pela geografia às culturas “indígenas”. As narrativas exploradas permitiram indicar que os textos publicados nesses cadernos construíram e/ou reforçaram estereótipos sobre os povos africanos a partir de valores exógenos e representações amparadas em discursos racistas, da mesma forma são capazes de mostrar como os envolvidos na empresa colonial portuguesa depreciavam e negavam a experiência histórica dos povos africanos. Desse modo, as evidências encontradas nas fontes apontam que essas representações tentavam difundir no Império português a imagem da dominação colonial como uma “missão civilizadora” e, portanto, positiva para os africanos. Essa pesquisa está embasada por, Roger Chartier (1988), Albert Memmi (2007), Frantz Fanon (2008) Edward Said (2011), Valdemir Zamparoni (2012), Aníbal Quijano (2005), Leila Leite Hernández (2010) e outros que contribuíram para a discussão do tema. Como forma de democratizar o uso dessas fontes na educação básica, foi criado um plano de intervenção com alguns direcionamentos sobre os usos dos Cadernos Coloniais. O material educativo tem como título: “Os usos dos Cadernos Coloniais portugueses na educação básica”. Tal abordagem metodológica busca contribuir para desconstrução de imagens negativas sobre a história da África. Esse material didático é destinado aos professores de História do Ensino Médio.
- ItemOs usos dos Cadernos Coloniais Portugueses na educação básica(2024-05-29) Magalhães, Darlene Santos; Silva, Zoraide Portela; Santos , Edmar FerreiraEste produto educacional intitulado “Os usos dos Cadernos Coloniais portugueses na educação básica” tem origem na dissertação de mestrado intitulada “Os ‘indígenas’ de Moçambique: Representações da dominação portuguesa nos Cadernos Coloniais”. Os Cadernos Coloniais formam um conjunto expressivo de livros que abordam aspectos da presença portuguesa em África, do interesse pela geografia às culturas “indígenas”. Acreditamos que os professores de história, de uma forma geral, enfrentam desafios em suas práticas; e esses desafios são ainda maiores quando se trata em estudar temas relacionados à história africana, visto que o livro didático ainda hoje tem uma abordagem mais eurocêntrica e não valoriza as experiências e a história do continente africano nos manuais escolares. Nesse sentido, os Cadernos Coloniais tem grande potencial no campo da pesquisa e do ensino. Este produto educacional apresenta um caminho metodológico que permite compreender um pouco acerca da história de Moçambique, sobretudo, no período colonial. A partir dessas fontes é possível compreender as relações entre Portugal-Moçambique, aspectos da identidade dos povos da colônia, sobre as missões religiosas portuguesas, sobre a companhia de Moçambique e a colonização de parte do território.
- Item(Re)significação do ensino da literatura: um estudo da identidade e do pertencimento afro-brasileiro no conto a fuga do Tio Ajayi do Mestre Didi(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-12) Silva, Priscila Maria Borges Gomes; Barbosa, Elisabete da Silva; Pereira, Marieli de Jesus; Silva, Zoraide PortelaEste estudo trata de uma prática pedagógica para o ensino de literatura, por meio da valorização de narrativas afrodescendentes, utilizando como objeto o conto "A Fuga do Tio Ajaí". O objetivo foi fortalecer a identidade e a cultura afro-brasileira no ensino da literatura nacional, promovendo um aprofundamento no conhecimento de certos traços culturais através de um autor afrodescendente que dedicou sua obra a combater a desvalorização do legado africano na formação da identidade cultural do Brasil. O objetivo geral desse trabalho foi contribuir para ressignificar o ensino da literatura, valorizando a identidade e o sentido de pertencimento da cultura afro-brasileira. Para isso, elaborou um instrumento pedagógico, a saber, uma sequência didática baseada no conto "A Fuga do Tio Ajayí", escrito por Deoscóredes Maximiliano dos Santos, conhecido como Mestre Didi. Os objetivos específicos foram: compreender a constituição da cultura afro-brasileira e a discussão contemporânea sobre identidade e pertencimento; destacar os elementos representativos da cultura afro-brasileira presentes no conto; e planejar e elaborar uma sequência didática para o ensino médio sobre o conto escolhido. As questões norteadoras foram: como os textos de Mestre Didi contribuem para a formação identitária do aluno negro? Como a representação identitária no texto de Mestre Didi pode promover o acolhimento da diversidade cultural e étnica? Como elaborar uma sequência didática que fortaleça a identidade do aluno negro e promova a diminuição do preconceito racial por parte dos demais alunos? Os contos de Mestre Didi contribuem para a formação identitária dos alunos negros, trazendo elementos e símbolos representativos da cultura negra e afro-brasileira. A sequência didática se beneficiou dos pressupostos da educação pluricultural, pois pode favorecer o desenvolvimento de habilidades, atitudes e conhecimentos necessários para uma convivência pacífica e respeitosa com a diversidade cultural. A aplicação dessa abordagem pluricultural na disciplina de Literatura pode despertar o interesse dos alunos pela cultura afro-brasileira e africana, promover a reflexão sobre questões sociais, históricas e culturais, estimular a criatividade e a imaginação, possibilitar a compreensão da importância da literatura afro-brasileira na formação da identidade cultural brasileira, contribuir para a formação de leitores críticos e conscientes, e fomentar a produção de trabalhos acadêmicos e artísticos.