Navegando por Autor "Silva, Wermerson Meira"
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- ItemCrise de identidade na obra literária O Patinho Feio(2018-06-15) Souza, Monique Pereira Silva; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Subrinho, Abinálio Ubiratan Cruz; Silva, Wermerson MeiraO presente estudo trata da análise da obra literária O Patinho feio, tendo como recorte principal a crise de identidade na vertente de signos e significados, destacando-se o personagem principal, o patinho feio, e a sua trajetória de origem e crescimento. Analisam-se o universo do conto maravilhoso e sua morfologia; a representação do patinho feio no conto e a relação da história de vida de seu autor, Hans Christian Andersen, com a personagem principal. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com embasamento teórico, destacam-se: Nelly Novaes Coelho (2006, 2008), Nádia Batella (2006), Bruno Betlheim (1980), Carl Jung (2008) e Stuart Hall. O conto O patinho feio põe em questão uma dificuldade pela qual alguns adolescentes passam, que é a de serem ou não serem aceitos pela família, pelos amigos, pela sociedade e/ou não se aceitarem como são. Torna-se perceptível no decorrer da análise que o conto infantil é rico em signos e significados os quais têm alto poder na compreensão do ser humano, manifestando-se através da fantasia, da imaginação e dos sonhos, alcançando, assim, a mente da criança. O patinho feio apresenta inicialmente o estigma de um animal bobo, sem importância e de baixa autoestima, entrando em conflito existencial, pois não sabia da sua origem, passa por uma metamorfose e descobre que é um cisne, encontrando assim sua verdadeira identidade. Conclui-se, assim, que a intenção de Hans Christian Andersen era mostrar para as crianças e adolescentes que eles precisavam acreditar mais em si, aceitando-se como são.
- ItemAs ideologias políticas nas redes sociais: uma análise do discurso nos memes(2019-07) Almeida, Elismar Santos de; Santos, Luciana Alves dos; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Subrinho, Abinalio Ubiratan da Cruz; Silva, Wermerson MeiraO presente trabalho visa discutir a disseminação dos memes nas redes sociais, facebook e instagram como meio de difusão das ideologias políticas com base na analise dos memes. Para tanto, o nosso objetivo é discutir o uso dos memes virtuais como replicadores de uma ideologia e ou posicionamento político nas redes sociais e definir o conceito de redes sociais, memes e ideologia política. A partir deste, analisar o discurso político nos memes referentes às eleições de 2018, no Brasil. Como aporte teórico, abordamos Raquel Recuero (2009), José Luiz Fiorin (1988, 1998, 2003, 2005), Marilena Chauí (2004), Eni Pulcinelli Orlandi (2000, 2002, 2008, 2009, 2012). No que tange ao aspecto metodológico, a nossa pesquisa teve início com uma breve revisão de literatura e, posteriormente, uma busca nas páginas do Facebook e Instagram dos perfis mais populares que se configuravam os memes políticos das eleições 2018.
- ItemLéxico trilíngue da cultura da nação Ketu/Nagô no Brasil: um olhar na educação básica do município de Itapetinga-BA(2019) Silva, Wermerson Meira; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Gomes, Antenor Rita; Mattos, Robson Aldrin LimaEste trabalho, vinculado à linha de pesquisa Formação, Linguagens e Identidades, teve como objetivo geral compreender de que forma a língua Yorubá, representada em Língua de Sinais Brasileira (LSB), pode contribuir no processo de transmissão e registro das Histórias, Culturas e Identidades aos discentes surdos/as e no seu desenvolvimento nas atividades do Componente Curricular História e Cultura Afrobrasileira na Educação Básica (EB), no contexto inclusivo, no município de Itapetinga-BA. Partimos, assim, das seguintes questões norteadoras: De que forma os registros e a criação do léxico dos sinais-termo da língua Yorubá da Nação Ketu/Nagô para LSB pode contribuir para a aprendizagem dos/das discentes surdos/as? Quais os sinais-termo utilizados no âmbito da educação de surdos/as relacionados à História e Cultura Afro-brasileira? Como a utilização dos sinais-termo em LSB pode auxiliar na produção dos conhecimentos relacionados à História e Cultura Afro-brasileira? Para tanto, apresentamos como objetivos específicos: a) averiguar no contexto escolar inclusivo da EB, no município de Itapetinga-BA, quais são os sinais-termo utilizados por surdos/as e se estes são suficientes para uma compreensão da diversidade linguística e cultural da Nação Ketu/Nagô; b) copilar os sinais-termo mais usados dentro da cultura da Nação Ketu/Nagô; c) criar os sinaistermo da língua Yorubá da Nação Ketu/Nagô com as comunidades usuárias (docentes da rede municipal de ensino bilíngue, tradutores e intérpretes de LSB e surdos/as), no curso de extensão pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); d) registrar os sinais-termo construídos com as comunidades usuárias da LSB no referido curso de extensão. Os referenciais teóricos que nortearam esta pesquisa foram: Verger (1996); Albuquerque & Filho (2006); Sá (1999); Capovilla & Capovilla (2004); Quadros (1997); Saks (1998) e Faustich (2013). Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, com o uso do método etnográfico, a partir dos seguintes instrumentos: observação participante e entrevistas semiestruturadas, e a análise documental, Projeto Político-Pedagógico, tendo como dispositivo de exame a Análise de Conteúdo (BARDIN,1977). Esta pesquisa apresentou como proposta de produto final a criação de sinais-termo em língua Yorubá para LSB no curso de extensão, registrada através do site Axé Libras. Os resultados contribuíram para auxiliar os profissionais da área de Educação de Surdos (professores bilíngues, tradutores e intérpretes de LSB e usuários da LSB) a terem um léxico específico nesse campo educacional, cumprindo, assim, a lei 10.639 de 09 de Janeiro de 2003, que preconiza o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas de Educação Básica.