Navegando por Autor "Silva, Tânia Cristina da"
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- ItemA natureza na rotina da escola: itinerário pedagógico de Educação Ambiental(2025-07-16) Silva, Tânia Cristina da; Barros, Edonilce da Rocha; Lopo, Alexandre BoleiraO material é fruto de uma tese de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Agroecologia e Desenvolvimento Territorial da Universidade do Estado da Bahia, em parceria com a Universidade Federal do Vale do São Francisco e a Universidade Federal Rural de Pernambuco. Seu objetivo é apoiar professoras e professores na inserção da educação ambiental na rotina escolar da primeira infância, estimulando a aproximação das crianças com a natureza. O produto não se propõe a ser um manual de atividades, mas um itinerário pedagógico estruturado em trilhas reflexivas, com bases teóricas, sugestões práticas e inspirações que fortalecem a consciência ecológica desde cedo. Defende que a educação ambiental vai além do conhecimento, envolvendo atitudes, valores e senso de pertencimento, em consonância com marcos legais nacionais e estaduais. Entre os destaques, apresenta: a importância do contato diário da criança com o ambiente natural para o desenvolvimento integral, físico, cognitivo, afetivo e ético; críticas ao “transtorno do déficit de natureza”, que revela o afastamento crescente das crianças dos espaços naturais; propostas de mapeamento de áreas verdes dentro e fora da escola, valorizando hortas, jardins, praças e territórios comunitários; indicações de práticas pedagógicas, como brincadeiras ao ar livre, contação de histórias ligadas à natureza, atividades artísticas e sensoriais, cultivo de hortas, visitas a espaços ecológicos e culturais; um cronograma sugerido de aproximação com a natureza: diariamente brincar ao ar livre, semanalmente explorar a natureza, mensalmente visitar espaços externos, e anualmente conhecer áreas cultivadas; referências e sugestões de materiais, instituições e iniciativas que podem inspirar educadores, como o Instituto Alana, o Projeto Escola Verde, o Irpaa, o Caerdes, a Univasf e diversas publicações sobre infância e meio ambiente. A obra reforça que a educação ambiental na infância é um processo contínuo, transdisciplinar e coletivo, essencial para formar cidadãs e cidadãos comprometidos com a sustentabilidade, a justiça social e o cuidado com a “Casa Comum”.
- ItemCultura nordestina: símbolos e artefatos das festas juninas de territórios do sertão(2022) França, Adson Cardoso de; Santos, Andréa Cristiana; Conceição, Arilsângela de Jesus; Silva, Tânia Cristina daFestejar a passagem do tempo foi historicamente uma das fecundas tradições dos povos antigos. Antes do processo de expansão da doutrina cristã, homens e mulheres realizavam práticas ritualísticas de culto ao fogo, mantinham crenças e superstições que os ajudavam a compreender o mundo que os circundava junto ao contato com a natureza. As práticas culturais se relacionavam com o calendário agrário, o solstício – a célebre data de 23 de junho - e o equinócio - 23 de setembro (PAULA, 2020). Com a secularização do mundo, a tradição se manteve, desenvolvendo uma relação de hibridismo cultural que relaciona práticas de devoção aos santos católicos – Santo Antônio, São João e São Pedro – com o mundo pagão, as festas, entretenimento e, mais recentemente, a uma economia da cultura dos festejos juninos. As festas juninas abrangem diferentes expressões e símbolos culturais, sociais e históricos, com os quais nos relacionamos de maneira espontânea (PAULA, 2020). Entre os símbolos, estão a fogueira, os fogos de artifício, as quadrilhas, as barracas, a ornamentação de ruas, o forró e as comidas típicas da época.
- ItemEducação ecológica na infância: trilhas pedagógicas para professoras(es) de escolas de educação infantil do campo, município de Juazeiro/BA(UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA, 2025-07-16) Silva, Tânia Cristina da; Barros, Edonilce da Rocha; Lopo, Alexandre BoleiraEsta tese investiga quais práticas pedagógicas de professoras da Educação Infantil do campo, no município de Juazeiro-BA, contribuem para a construção da consciência ecológica desde a primeira infância. Diante do contexto das mudanças climáticas e da crise ambiental, o estudo reconhece a urgência da Educação Ambiental como parte integrante do cotidiano escolar, especialmente nos primeiros anos de vida, período fundamental para o desenvolvimento humano. A pesquisa, de abordagem qualitativa, utilizou o método de estudo de caso do tipo múltiplo, empregando entrevistas semiestruturadas, observação e registros de imagens como técnicas de investigação em campo. Fundamenta-se em referenciais teóricos que discutem a Educação Ambiental, a Educação Infantil, a Educação do Campo e a interdependência entre seres humanos e natureza. A análise partiu das seguintes premissas: carência de práticas pedagógicas que aproximam a criança e a natureza nas escolas municipais de Educação Infantil; carência de formação continuada em Educação Ambiental para as docentes; e escassez de materiais didáticos relacionados à temática ambiental. Apesar dessas limitações, reconheceu-se a presença de experiências pedagógicas pontuais que fortalecem a relação das crianças com o meio ambiente. A partir das visitas a nove escolas municipais de Educação Infantil do campo e da aplicação dos instrumentos de pesquisa mencionados, foi possível identificar ações que aproximam as crianças da natureza no cotidiano escolar, orientadas tanto por diretrizes nacionais e municipais quanto por propostas do projeto didático desenvolvido pela Secretaria de Educação do município. Tal evidência contrariou uma das premissas iniciais da pesquisadora. Por outro lado, as demais foram confirmadas, uma vez que se constatou a inexistência de um programa de formação continuada em Educação Ambiental e a carência de materiais didáticos contextualizados na rede de ensino. Como resultados, verificou-se a existência de práticas pedagógicas que aproximam as crianças da natureza por meio de diferentes recursos pedagógicos; contudo, essas práticas ainda privilegiam uma abordagem pragmática de Educação Ambiental. Também foram encontradas evidências de discrepância entre os dispositivos normativos e legais e a realidade das escolas municipais de Educação Infantil do campo, sobretudo no que se refere à precariedade da infraestrutura e à formação continuada das/os docentes. Considerando a necessidade de contribuir para o processo formativo das/os profissionais da educação, foi elaborado, em construção colaborativa, a partir das contribuições das 26 professoras participantes do estudo, um itinerário pedagógico de Educação Ambiental intitulado “A natureza na rotina da escola”. O objetivo é fortalecer a Educação Ambiental na primeira infância e contribuir para políticas públicas educacionais mais contextualizadas e integradas à sustentabilidade ambiental.