Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Fernando Henrique Américo da"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Prática docente frente ao ensino remoto emergencial em universidades públicas do Brasil: uma revisão bibliográfica
    (UNEB, 2023-12-15) Silva, Fernando Henrique Américo da; Paixão, Gilvânia Patrícia do Nascimento; Lima, Aurilene Rodrigues; Silva, Antoneide Santos Almeida
    O ano de 2020, ficou para história da humanidade como início do isolamento social provocado pela SARS-CoV-2 que surgiu na cidade de Wuhan, na China, consequentemente impondo o Ensino Remoto Emergencial - ERE como a única possibilidade do retorno das atividades de ensino, inclusive nas universidades. No Brasil, os docentes tiveram que (re)criar as suas práticas, em sua maioria presencial, para a modalidade ERE. Neste contexto surgiu uma dúvida: Como foi vivenciada a prática docente em universidades públicas brasileiras, no período pandêmico da COVID-19? Para responder esta questão elencou como objetivo geral: analisar resultados de pesquisas científicas sobre o tema em questão entre, 2020-2023, em uma abordagem metodológica de revisão bibliográfica e qualitativa de natureza básica, a luz de teóricos sobre prática docente Nérici (1992) e Rechia; Larrosa (2018) e sobre ERE em Hodges et al. (2020).Obteve-se como resultados duas grandes categorias subdivididas em subcategorias, a saber: prática docente frente ao ensino remoto emergencial e autogestão do cotidiano transpassado pela prática docente e seus desdobramentos. Concluindo que, os professores reconheceram que as suas práticas de ensino presencial não supriam as novas demandas sociais e educacionais no ERE, buscando e experimentando outros métodos de ensino próprios ao ERE e incentivando o protagonismo discente, como também que, a principal barreira ao ERE é o tempo e espaço dedicados ao estudo, a qual, o principal papel do docente foi mitigar esta barreira.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais