Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Erivã De Araújo"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Nivelamento Matemático e Desempenho Acadêmico de Alunos Ingressantes do Curso de Eletrotécnica/Ifba: Um Estudo de Caso
    (2018-03-02) Silva, Erivã De Araújo
    A presente pesquisa coloca em cena o debate sobre o desempenho acadêmico de estudantes do IFBA – campus de Camaçari, através da análise dos impactos decorrentes de uma experiência pedagógica denominada de Curso de Nivelamento Matemático. Cabe mencionar que o curso mencionado trata-se de uma proposta pedagógica que surgiu com a finalidade de intervir na aprendizagem matemática de estudantes ingressantes no curso de Eletrotécnica, que demonstravam dificuldades de aprendizagem e a não consolidação de conteúdos matemáticos básicos necessários para um bom desempenho acadêmico. Diante de tal experiência realizada no contexto do IFBA, buscou-se nesta investigação perseguir o seguinte objetivo geral: Investigar as contribuições do Nivelamento Matemático no desempenho acadêmico de alunos ingressantes do Curso Técnico de Eletrotécnica do IFBA – Camaçari. Para atingir o objetivo proposto, realizou-se um Estudo de Caso, através de uma metodologia de investigação quantitativa e qualitativa de pesquisa. A primeira consistiu na análise de informações referentes ao Rendimento Anual dos Estudantes, através dos boletins de notas individuais e Atas com resultados Finais de Aprovação, Reprovação e Evasão. A segunda foi realizada através da aplicação de questionário semiestruturado a doze estudantes, sujeitos da pesquisa. O objetivo foi analisar a visão deles sobre os impactos do Curso de Nivelamento Matemático no desempenho acadêmico. Os dados analisados apontam que a referida experiência pedagógica analisada contribuiu para o melhor desempenho acadêmico dos alunos tanto do ponto de vista do rendimento escolar quanto na relação com o conhecimento matemático, impactando na aprovação, na melhoria da autoestima e na construção de uma aprendizagem matemática mais significativa e autônoma para prosseguir os demais níveis de ensino. Palavras-chave: Educação Profissional. Experiência Pedagógica. Curso de Nivelamento Matemático. Desempenho acadêmico. Aprendizagem Matemática
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais