Navegando por Autor "Silva, Edna Alves Pereira da"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEducação integral nos planos Municipais de educação do território sertão produtivo(2022-08-29) Silva, Edna Alves Pereira daA presente dissertação é resultado da pesquisa que teve como objetivo analisar os Planos Municipais de Educação dos municípios do Território de Identidade Sertão Produtivo, identificando suas estratégias para a consecução da meta 6 do Plano Nacional de Educação relativa à ampliação da Educação em Tempo Integral e da sua oferta. A pesquisa foi realizada através da pesquisa documental e pesquisa participante, através da roda de conversa realizada de forma virtual, que contou com a participação dos Dirigentes Municipais de Educação, dos ex-Dirigentes e dos membros da equipe técnica de monitoramento e acompanhamentos dos Planos Municipais de Educação dos vinte municípios pertencentes ao território. Os dados foram analisados utilizando o método de Análise Textual Discursiva, por meio da fundamentação teórica baseada no materialismo histórico dialético e está organizada em seis capítulos, sendo eles: Percurso inicial; Trilha metodológica; Trajetória da Educação Integral no Brasil; Educação Integral nos Planos Municipais de Educação do território Sertão Produtivo; Caminhos trilhados pelos municípios do território de identidade Sertão Produtivo para alcançar a Educação Integral; e Considerações pertinentes para o momento. Os principais resultados desta pesquisa acerca da Educação Integral no território revelou que os municípios possuem experiências com Educação Integral por meio do Programa Mais Educação, e com implantação de escolas com Educação Integral em jornada ampliada e que todos os 20 municípios possuem nos seus planos municipais metas e estratégias para alcançar a Educação Integral, entretanto falta investimentos para que a Educação Integral realmente aconteça, desde a melhoria da infraestrutura até a formação dos profissionais envolvidos. Por meio dos resultados obtidos foi possível construir uma revista informativa, tida como produto educacional integrante dessa pesquisa.
- ItemEduSertão Especial de Educação Integral(2022-08-29) Silva, Edna Alves Pereira da; Fernandes, Marinalva NunesEssa revista informativa é um Produto Educacional resultado da dissertação de Mestrado Profissional intitulado “EDUCAÇÃO INTEGRAL NOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DO TERRITÓRIO SERTÃO PRODUTIVO” vinculado ao Programa de PósGraduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS/UNEB) da Universidade do Estado da Bahia, Campus VI Caetité - BA, na linha de pesquisa - Ensino, Saberes e Práticas Educativas. Este produto é destinado à Educação Básica, tendo como público alvo os Prefeitos, os Dirigentes Municipais de Educação, os Gestores escolares, os professores e o público acadêmico de áreas correlatas e sua finalidade é apresentar as ações realizadas pelos municípios participantes da pesquisa com a finalidade de cumprir as metas e estratégias dos PMEs que versam sobre Educação Integral, no período de 2015 a 2022, no Território Sertão Produtivo e servir de base para as próximas ações. A revista está organizada em quatro partes: a primeira parte traz o mapa do território e sua caracterização; a segunda parte apresenta um pequeno recorte sobre a Educação Integral; a terceira apresenta um resumo das metas e estratégia dos PMEs dos 20 municípios; e a quarta versa sobre as experiências de Educação Integral e de Tempo Integral no Território Sertão Produtivo e propõe caminhos possíveis para cumprimento da meta a partir das experiências realizadas. Cuja disponibilidade é irrestrita, desde que haja respeito à autoria do Produto Educacional, vetado o uso comercial por terceiros. Divulgada por meio digital e financiada pela própria pesquisadora.