Navegando por Autor "Silva, Aline Débora de Souza"
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- ItemDiálogos Ancestrais: sequência didática tocando e cantado ijexá(2025-06-13) Silva, Aline Débora de Souza; Silva, Zoraide PortelaO presente produto educacional, "Diálogos Ancestrais: Tocando e Cantando Ijexá", é uma sequência didática voltada para a vivência do Ijexá como expressão musical, cultural e identitária afro-brasileira. O material propõe um percurso de aprendizado que valoriza a oralidade e a ancestralidade, proporcionando experiências práticas de experimentação rítmica, canto e expressão corporal. A proposta nasce da necessidade de ampliar o reconhecimento da musicalidade negra como um patrimônio vivo, integrando história, resistência e pertencimento. A sequência didática é composta por oficinas que abordam desde a contextualização histórica do Ijexá até a sua aplicação na música popular brasileira, promovendo uma experiência imersiva e coletiva. Além da prática musical, o material incentiva reflexões sobre a identidade afro-brasileira, o racismo estrutural e a importância da cultura afro-diaspórica na formação da sociedade brasileira. Por meio deste trabalho, busca-se não apenas ensinar um ritmo, mas abrir caminhos para um ensino musical mais inclusivo, plural e conectado às raízes ancestrais. O Ijexá, com sua cadência fluida e envolvente, é aqui compreendido como uma linguagem que atravessa gerações, reafirmando a importância da música como elo entre memória e resistência.
- ItemTambores da Magia: ações educativo-musicais no projeto sociocultural do terreiro de candomblé Ilê Asè Dana Dana em Caetité, Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2023-06-13) Silva, Aline Débora de Souza; Silva, Zoraide Portela; Silva, Genilson Ferreira da; Librelon, Raiana Maciel do CarmoEsta dissertação apresenta uma investigação sobre o projeto sociocultural Tambores da Magia, vinculado ao terreiro de candomblé Ilê Asè Dana Dana, localizado em Caetité, Bahia. A pesquisa, de caráter qualitativo e está fundamentada na metodologia da pesquisa-ação. O objetivo central foi analisar os resultados das ações educativo-musicais e socioculturais do projeto e suas contribuições para a vida da comunidade, considerando aspectos étnico-raciais, identitários e ancestrais. Entrelaçando vivências pessoais e profissionais com um percurso teórico fundamentado em autores como Beatriz Nascimento, Paulo Freire, bell hooks, Stuart Hall, Frantz Fanon, Nilma Lino Gomes, Barbara Carine, Angela Lühning e Djamila Ribeiro. A pesquisa parte da experiência no projeto Tambores da Magia e no terreiro para reconhecer o tambor como objeto de ancestralidade, resistência e comunicação política, configurando o projeto como um verdadeiro quilombo de tambores. A trajetória do Ilê Asè Dana Dana é resgatada através da análise documental e entrevistas com seus integrantes. Destaca-se a fundação do projeto Tambores da Magia em 2018, após premiação do Ministério da Cultura, permitindo a concepção de oficinas de canto, dança e percussão afro-brasileiras voltadas para pessoas do bairro Nossa Se-nhora da Paz. A coleta de dados foi através dos círculos de cultura, inspirados na pedagogia freireana, realizados em diferentes espaços comunitários e com variados públicos. A análise dos dados se deu por meio da análise de prosa em uma perspectiva decolonial valorizando a dimensão simbólica, subjetiva e cultural das falas dos participantes. Como produto educacional, foi elaborado "Diálogos Ancestrais: Tocando e Cantando Ijexá", agregando um diário de campo e uma sequência didática com oficinas voltadas ao ritmo ijexá. Ao tratar das rotas da diáspora, do racismo e da resistência, propõe uma educação musical afrodiaspórica e decolonial, que se posiciona contra a colonialidade do saber e valoriza os territórios simbólicos e políticos do povo negro. O candomblé, entendido como espaço educativo, emerge como coletividade, resistência e reexistência. A pesquisa fortalece a importância dos terreiros como espaços de geração do saber, musicalidade e identidade negra, convocando a academia a valorizar e respeitar os saberes ancestrais como parte legítima na educação.