Navegando por Autor "Santos, Tula Ornellas Farias"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemSaberes e fazeres: olhares sobre o currículo da EJA da Escola João Pereira Vasconcelos, município de Mata de São João/BA.(2015-12-11) Santos, Tula Ornellas Farias; Santos, Maria Gonçalves Conceição; Aquino, Maria Sacramento; Barbosa, Marcia ReginaEntre saberes e fazeres: olhares sobre o currículo da EJA da Escola João Pereira Vasconcelos, Município de Mata de São João/BA é uma pesquisa do Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, que vem trabalhando com os saberes e fazeres dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Este estudo buscou entender como estes saberes e fazeres estavam refletidos no currículo da EJA e de que forma eles poderiam facilitar o acesso desses jovens ao mundo trabalho. É uma pesquisa qualitativa de cunho etnográfico, que foi realizada com os educandos da EJA tendo como estratégia de pesquisa a entrevista. Com o caminhar da pesquisa se sucederam três intervenções: sendo duas delas com os estudantes da escola e uma com o corpo docente da EJA. Para tentar dialogar e fazer do texto um intricado de olhares alguns teóricos foram chamados para dialogar assim Jovchelovitch (2011) veio para falar dos contextos do saber: representações, comunidade e cultura. Amorim, Ribeiro e Moura (2012), Moreira (1995), Macedo (2013), Sacristán (1995) somaram olhares sobre o currículo e suas múltiplas facetas. Freire (1992, 2000, 1997, 1993), Soares (2001), Gadotti (1981), Gonçalves (2009), Filho (2000), Oliveira (2007) em muito contribuíram com a EJA e suas (im)possibilidades. Assim posto esse trabalho é fruto de muitos olhares que se somam na perspectiva da crença que o currículo da EJA pode ser um agente potencializador dos saberes e fazeres dos sujeitos da EJA acreditando assim ser, não apenas uma janela, mas sim várias portas que se abrem ao mundo do trabalho contribuindo para a diminuição dos riscos sociais e da vulnerabilidade desses jovens da EJA.