Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Santos, Rita de Cássia Almeida"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Pilar ou “da educação”: Um estudo de caso sobre a dimensão educacional na reinvenção do Pilar
    (2007) Santos, Rita de Cássia Almeida; Silva, Ronalda Barreto
    Este estudo discute a concepção educacional na “revitalização” do Pilar, em uma perspectiva que pressupõe a interferência nos valores da comunidade e nos seus processos educativos. Do ponto de vista da localização física, o Pilar é uma pequena poligonal pertencente ao bairro Comércio, encosta da parte baixa do Centro Histórico de Salvador/Bahia. O corpus desta pesquisa se forma a partir de dois programas: O Programa Pró-Moradia, que tem como fonte de recurso o FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço e o Programa de Reabilitação de Áreas Urbanas Centrais, cuja fonte de recurso é o OGU – Orçamento Geral da União. Pretendeu-se verificar os princípios fundamentais que servem de base aos procedimentos educacionais propostos para a comunidade, a partir da origem dos programas, dos objetivos, justificativas, orientações para execução, metodologia, concepção de participação e de desenvolvimento local e, principalmente, a concepção de educação para a reinvenção daquele espaço social. Refletiu-se sobre a possibilidade de interação/não interação da comunidade com os programas e o seu processo de intervenção, a fim de verificar o nível de participação das pessoas dessa localidade e o seu conseqüente desenvolvimento local. A metodologia adotada foi o estudo de caso com base na análise documental. A pesquisa indicou que a concepção educacional presente nos instrumentos de análise sinaliza para uma “participação” sem participantes da comunidade nas formulações dos projetos de intervenção física e social, um desenvolvimento nas bases do subdesenvolvimento, uma educação que reforça e reproduz desigualdades étnicas, etárias, de classe e de gênero.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais