Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Santos, Marcos Vinicius Cavalcante dos"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Televisão e educação: circuitos dos ecossistemas comunicativos no desenvolvimento em crianças de 06 à 11 anos
    (UNEB, 2025-01-13) Santos, Marcos Vinicius Cavalcante dos; Teles, Edilane Carvalho; Santos, Iva Autina Cavalcante Lima; Silva, Francisco de Assis
    Este estudo analisa a utilização da televisão como recurso pedagógico, examinando seus efeitos nas dimensões cognitivas, emocionais e sociais do desenvolvimento infantil, bem como em processos de ensino-aprendizagem. Com o intuito de observar as práticas pedagógicas e as percepções de educadores e estudantes sobre o uso desse recurso, a pesquisa adotou uma abordagem participativa, de caráter qualitativa. A metodologia incluiu entrevistas com professoras dos 1º e 5º anos, observações sistemáticas em salas de aula, do 1° e 5° ano, e atividades práticas que englobaram análises críticas de conteúdos televisivos e debates reflexivos com os estudantes. Os resultados evidenciam que a integração planejada e mediada da televisão no contexto educativo promove maior engajamento e desenvolvimento do senso crítico entre os alunos, destacando ainda a necessidade de formação docente e curadoria criteriosa de conteúdos para desenvolver sua utilização. O estudo conclui que a incorporação consciente da televisão no ambiente escolar não apenas favorece as práticas pedagógicas, mas também desempenha uma função na formação de cidadãos críticos e reflexivos, oferecendo contribuições para a elaboração de intervenções educacionais voltadas à contemporaneidade digital.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais