Navegando por Autor "Santos, Katiuscia da Silva"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemHistória da educação em Araci: elos entre a reminiscência da educação de jovens e adultos e a remanescente (in)visibilidade dos sujeitos na contemporaneidade(2019-04-10) Santos, Katiuscia da Silva; Nunes, Eduardo José Fernandes; Costa, Davi Silva da; Hetkowski, Tânia MariaEste trabalho dissertativo apresenta o estudo sobre a História da Educação de Jovens e Adultos (EJA) na cidade de Araci - Ba, para obtenção do título de Mestre em Educação e Contemporaneidade. Observando as altas taxas de analfabetismo, abandono escolar precoce e baixa escolarização dos jovens e adultos no município apontadas pelo OBEJA (2015), IBGE (2010), INEP (2012), SEI (2010), PNUD (2010), aliado à diminuição de oferta da modalidade EJA, surge a necessidade de realizar uma pesquisa histórica que evidencie a relação entre a memória da EJA e a permanente (in)visibilidade de seus sujeitos. Esta pesquisa fez uso da metodologia da pesquisa histórica, utilizando o método do Snowball (VINUTO, 2014). Na construção historiográfica utilizou-se o testemunho, através das entrevistas e depoimentos orais de 12 entrevistados (ex-estudantes, exprofessores, ex-gestores e representantes de movimento sociais), como também a análise de documentos escritos encontrados no Arquivo Público do Estado da Bahia – APEB, Biblioteca do Sistema Eletrônico de Informações -SEI, Instituto Geográfico e Histórico Bahia-IGHB, Núcleo Regional de Educação de Serrinha – NRE 4, além da Biblioteca, Museu, escolas e secretaria de educação do município. Os autores colaboradores do estudo são: Freire (2011, 2002, 2001, 1996, 1992, 1979, 1976), Arroyo (2005, 2012) e Gadotti (2000 e 2007) por proporcionarem uma reflexão sobre os sujeitos da Educação de Jovens e Adultos, Aranha (2006), Fávero (2006), Farraro (2009), Perez (2013) e Romanelli (2002) que colaboraram nos aspectos históricos da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, como também Burke (1992), Candau, (2012), Certeau (1982), Deleuze (1988), Halbwachs (1990), Ricoeur (2007), Tompson (1992) e Arroyo (2017) que dialogam conosco a respeito da Memória e da História, além de Silva (1985) e Mota (2015) sobre a história e memória de Araci. O estudo vem revelar os elos históricos entre a precariedade da educação e suas contribuições para a perpetuação de altos índices de analfabetismo e a não escolarização dos sujeitos excluídos da escola ou excluído na escola. A partir da nudez do que está posto, foi possível desvelar uma tríade de fragilidades que se perpetuam durante a história, mas que podem ser investidas políticas públicas que proporcionem esperança da efetivação de uma educação emancipatória.
- ItemUsos de dispositivos móveis na difusão do conhecimento dos sujeitos da educação de jovens e adultos no território de identidade do sisal, Bahia-Brasil(Universidade do Estado da Bahia, 2024-04-14) Santos, Katiuscia da Silva; Ribeiro, Silvar Ferreira; Filho, José Karam; Hetkowisk, Tânia Maria; Medeiros, Joaquim Luís; Barreto, Maria Raidalva Neves; Santos, Edmea Oliveira dosOs dispositivos móveis estão cada vez mais presentes na vida dos jovens e adultos. Estar conectado e em rede é fundamental na contemporaneidade. Nesse contexto, construiu-se este trabalho interdisciplinar que versa sobre tecnologias digitais móveis na Educação. O presente trabalho de tese teve como propósito principal compreender os usos dos dispositivos móveis na Educação de Jovens e Adultos, de forma multirreferencial e aplicando os preceitos metodológicos da Pesquisa-Ação Responsável e Inovadora (PARI), termo bricolado a partir da metodologia da Pesquisa-ação e ancorada nos princípios norteadores de Pesquisa e Inovação Responsável, do Inglês Responsible Research and Innovation (RRI). Para alcançar os objetivos, foi necessário realizar diversas técnicas de pesquisas, tais como: entrevistas, roda de conversas e oficinas formativas com professores e estudantes em núcleos de pesquisa em escolas nos municípios de Araci e Valente; e, sua triangulação. A construção colaborativa e o desenvolver da pesquisa “dodiscentemente” foram otimizados pelas tecnologias e por dispositivos móveis que alimentaram o conceito de Aplicativo-formação. O desenvolvimento da pesquisa apontou para quatro pontos importantes, os quais delinearam as ações da pesquisa, são eles: a presença constante de celulares nas salas e não nas aulas; a necessidade de formação para uso dos dispositivos móveis para professores; a necessidade do direcionamento pedagógico para os celulares nas aulas; o esforço permanente dos professores, mesmo sem a formação específica para tornar os celulares presentes pedagogicamente na escola. Assim, após entender os usos existentes dos dispositivos móveis, para e com a participação dos sujeitos, foi possível refletir e propor estratégias, como a modelagem colaborativa de aplicativos personalizados, com interfaces adaptadas a cada realidade. A participação protagonista de cada um dos sujeitos envolvidos culminou na elaboração de aplicações para dispositivos móveis de forma interdisciplinar e autônoma. O aplicativo-formação produzido para cada instituição possibilitou a informação e a formação das comunidades escolares e em seu entorno.