Navegando por Autor "Santos, Hemily Araujo dos"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemGestão escolar, desenvolvimento profissional e produção compartilhada de conhecimento: registro de práticas democráticas através de um e book em um município do Território do Sisal-BA(Universidade do Estado Da Bahia, 2023-12-20) Santos, Hemily Araujo dos; Castro, Selma Barros Daltro de; Coelho, Patrícia Júlia Souza; Venas, Ronaldo FigueiredoEsta pesquisa, intitulada Gestão escolar, desenvolvimento profissional e produção compartilhada de conhecimento: registro de práticas democráticas através de um e book em um município do Território do Sisal-BA, no âmbito do Programa de Mestrado Profissional em Educação Interventiva e Social (MPIES), tem a seguinte questão norteadora: Como os encontros formativos com os gestores escolares podem contribuir para o desenvolvimento profissional com foco em práticas gestoras compartilhadas através dos registros no e-book em um município do Território do Sisal-BA? Teve como objetivo geral analisar o desenvolvimento profissional de gestores escolares em um município do Território do Sisal-BA, por meio de encontros formativos e de registros compartilhados das práticas democráticas em um e-book. Para tal alcance, os objetivos específicos foram: a) discutir a gestão escolar com ênfase no modelo de gestão democrática e sua relação com o desenvolvimento profissional; b) realizar encontros formativos com gestores escolares, discutindo aspectos profissionais, legais locais, teóricos da gestão escolar e as suas dimensões; e c) construir de forma colaborativa com os gestores escolares um e-book em que se revelem práticas e experiências das ações gestoras através de registros. A investigação ancorou-se nos estudos de Libâneo, Oliveira e Toschi (2012), Luck (2009), Marcelo (2009), Paro (2009), entre outros. Os aspectos metodológicos se constituíram a partir da pesquisa de abordagem qualitativa, tendo como método a pesquisa de intervenção em educação, utilizando como estratégias de coleta de dados, questionário semiaberto, análise documental, diário de campo e encontros formativos. A pesquisa foi submetida e aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa (CEP), com parecer consubstanciado sob o nº 6.100.375. Como produto final, foi construído colaborativamente com os gestores escolares um e-book intitulado Registros de práticas gestoras em um Município do Território do Sisal-BA, contendo registros das práticas gestoras implementadas no local de atuação dos gestores. Os resultados evidenciam que a elaboração e a implementação dos planos de ação, propiciaram mudanças na percepção dos gestores em relação a desenvolvê-los diante dos desafios emergentes, levando-os a ressignificar os planos como instrumento pedagógico para as práticas cotidianas de gestão escolar.
- ItemRegistros de práticas gestoras em um município do Território do Sisal-BA(Universidade do Estado da Bahia, ) Santos, Hemily Araujo dosO e-book intitulado “Registros de Práticas Gestoras em um Município do Território do Sisal-BA” se configura como um produto final que emerge de uma construção colaborativa a partir do desenvolvimento de uma proposta de intervenção vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Intervenção Educativa e Social (PPGIES) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB/DEDC XI). Nessa perspectiva, é extremamente importante destacar a intencionalidade do referido programa na construção dos produtos finais, isto é, construções que tenham significados e tragam contribuições para as práticas educativas e profissionais nos diversos contextos nos quais as pesquisas são realizadas. O produto educacional, e-book, tem como objetivo socializar ações planejadas e implementadas por gestores escolares, em for mato de plano de ação como um instrumento do trabalho gestor pelo qual houve a possibilidade de corroborar para o desenvolvi mento profissional dos atores que fizeram parte dos processos de aplicação. Para tal alcance, os planos foram elaborados e aplicados em 41 escolas de um município do Território do Sisal-BA, local de atuação dos gestores escolares, colaboradores da pesquisa e se desdobrou a partir da escolha de uma dimensão da gestão escolar. As ações foram pensadas viabilizando um desafio emergente no campo de trabalho dos gestores. Na trilha dessa proposição, o e-book coleciona quatro (04) planos de ação que abrangeram as dimensões Pessoal & Relacional, Pedagógica e Político-Institucional. Esta produção, portanto, encerra o trabalho de Conclusão de Curso (dissertação) da referida autora, apresentado ao Programa de Pós-graduação em Intervenção Educativa e Social- PPGIES/UNEB DEDC XI no âmbito da Linha de Pesquisa Novos Contextos de Aprendizagem. Espera-se que a utilização desse material possa contribuir para gesto res escolares no que tange ao fortalecimento das suas práticas.