Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Santos, Edson Silva"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Narrativas de cordel: uma proposta de leitura literária para a formação leitora aos estudantes do ensino fundamental II
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-05-20) Santos, Edson Silva; Nascimento Neto, João Evangelista do; Fiorindo, Priscila Peixinho; Wendell, Ney
    O presente estudo apresenta uma proposta de leitura literária para estudantes do Ensino Fundamental II, 8º/9º ano (Fluxo), no Colégio Estadual de Tempo Integral Edith Machado Boaventura, com ênfase nas produções de Cordel de autores de Feira de Santana. O objetivo é estimular o gosto e o hábito pela leitura e ampliar o repertório estético-artístico, socio-cultural-histórico e discursivo dos alunos, com vistas ao letramento literário. A base da pesquisa apoia-se na teoria da Estética da Recepção (Jauss,1994), Letramento Literário (Cosson, 2019; 2020), ao mesmo tempo que articula saberes em teóricos, como Candido (2011), Freire (2005), Paulino (2009), Zilberman (1989; 2008; 2010), Jouve (2002; 2012), Lajolo (1993; 2018), Bragatto Filho (1995), Amorim (2022), Martins (2006), Pinheiro (2007; 2012), Franklin Maxado (2012), Abreu (1999), Kleimen (1993), Soares(2014), entre outros sobre concepções de leitura e literatura. A metodologia apoia-se na pesquisa-ação de Michel Thiollent (2011). O Método da Recepção, criado por Aguiar e Bordini (1993), orientou a aplicação da sequência didática, viabilizada por um processo de recepção textual, com ênfase na participação ativa e criativa do aluno. Para a compreensão dos efeitos da aplicação dos pressupostos teóricos e metodológicos, com vistas ao ensino de literatura e visando romper com as resistências de leituras, a proposta de letramento literário utilizou de diversas estratégias de leituras, sempre de forma dinâmica e participativa, o que proporcionou a experiência estética significativa e estimulante na construção de sentido literário. Como instrumentos de coletas de dados, fez-se uso de questionários, do diário de leitura e de várias atividades lúdicas, que, por efeito, auxiliaram na maximização da compreensão, da observação, da análise e da explicação dos variados fenômenos produzidos em sala de aula, no processo de ensino e aprendizagem. Com a aplicação de desafios suscitados pela arte literária popular, os alunos foram levados a mobilizar o lado criativo, intelectual, emocional e sentimental tanto em situações individuais como em grupo. Os resultados do trabalho de pesquisa constataram o valor do professor como mediador/interventor da aprendizagem, durante a experiência de leitura; também, demonstraram a importância do uso de momentos diferenciados de leitura literária no espaço escolar, articulados com outras áreas de conhecimento e usos de diferentes linguagens artísticas à necessidade de expectativas do aluno, como atividade de aprimoramento estético e desenvolvimento cognitivo, embora não sendo capaz de mesurar quantitativamente; bem como contribuíram para o resgate do papel humanizador e emancipador da literatura, dentro da proposta de letramento literário.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais