Navegando por Autor "Santos, Cosme Batista dos"
Agora exibindo 1 - 13 de 13
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA alfabetização e o letramento nas políticas públicas brasileiras e na prática de uma professora alfabetizadora do município de Petrolina-PE: tessituras entre o prescrito e o real(2024-03-20) Silva, Angélica Alves Marcelino da; Santos, Cosme Batista dos; Vieira, Josenilton Nunes; Silva, Nayanne Nayara Torres daEste trabalho apresenta os resultados de pesquisa de mestrado que se propõe a compreender alfabetização e letramento nas políticas públicas e na prática da professora alfabetizadora, tendo em vista as políticas públicas de alfabetização. Objeto geral compreender as concepções de alfabetização e letramento que embasam as atuais políticas públicas de alfabetização e a relação destes documentos com as práticas alfabetizadoras em uma escola no Sistema Municipal de Ensino de Petrolina-PE que atua no primeiro ano inicial do ensino fundamental. Do ponto de vista epistemológico na teoria da Relação com o Saber, de Bernard Charlot, a partir da perspectiva antropológica, na qual a problemática se encontra na entrada do sujeito em uma atividade intelectual, ou seja, nas razões pelas quais se mobiliza e o sustenta seu ingresso em uma atividade. Quanto à natureza dos dados, esta investigação se classifica como qualitativa, e quanto à fonte de informação, considera-se a pesquisa análise documental. Os documentos oficiais regem o ciclo de alfabetização como a Política Nacional de Alfabetização (PNA), Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e outros documentos que são Leis Diretrizes Bases (LDB) e o Currículo Movimento em Ação Petrolina. Como referencial teórico-metodológico, buscou-se a abordagem estudo de caso etnográfico por Lüdke e André (2003). Para os estudos relacionados com a alfabetização Soares (2000; 2003; 2004; 2016), e Morais (2005; 2012; 2019). Os resultados da pesquisa apontam que, diante das informações, a rotina da alfabetizadora, ao mesmo tempo em que demandava entendimento de como o sistema de escrita funciona e de como a linguagem escrita é apresentada nos diversos gêneros textuais, do ponto de vista da aprendizagem, requer apreensão de como as crianças se apropriam desses conhecimentos para fazê-las avançar. Podemos dizer que, na rotina da professora, destacam-se o caráter criativo de suas artes de fazer e na maneira pela qual fez uso dos produtos (documentos oficiais) que lhe eram atribuídos, apropriando-se deles para inventar, diariamente, seu cotidiano para alfabetizar e letrar todos os estudantes. Conforme realçamos no nosso quadro teórico, a proposta dos ciclos prevê o atendimento à heterogeneidade das aprendizagens, a flexibilização curricular, entre outros aspectos. De acordo com o que nossos dados apontaram, a docente busca acompanhar os estudantes em suas especificidades, mas, de forma concomitante, demonstrava preocupação com a apropriação autônoma dos objetos enfocados na área de língua. Ficou explícito, também, que a docente utiliza os métodos de alfabetização tradicionais, seguindo as normas dos documentos oficiais da Rede Municipal do Ensino.
- ItemAcademia de letras e artes de Senhor do Bonfim – ACLASB: um espaço cultural e de educação não escolar no semiárido brasileiro(UNEB, 2024-04-17) Cajuhy, Edvan Ferreira; Martins, Josemar da Silva; Santos, Cosme Batista dos; Rios, Pedro Paulo SouzaA presente pesquisa é sobre a Academia de Letras e Artes de Senhor do Bonfim – ACLASB, um espaço cultural e de educação não escolar, que se apresenta como um estudo de caso qualitativo, com uma abordagem fenomenológica, que teve como coleta de dados a análise documental e entrevistas narrativas. A pesquisa busca responder a seguinte questão problema: “Como se constitui a dimensão educativa no conjunto das ações culturais da ACLASB?”, tendo como objetivo geral: investigar como se constitui a dimensão educativa no conjunto das ações culturais da ACLASB. Para tanto, a pesquisa fundamenta-se em alguns autores como: Zilles (2007); Martini (1998/1999); Husserl (1989), sobre a fenomenologia; Gohn, M. G (2016, 2009 e 2015), educação não formal; Silveira; Córdova (2009), sobre métodos de pesquisa; e outros. Já o conceito de cultura tem como base: Laraia (2001); Guattari, F.; Rolnik, S (2022); o conceito de semiárido fundamenta-se em Martins (2002, 2006); Malvezzi (2007); Gomes (1998) e Albuquerque JR. (2011) e educação contextualizada para a convivência com o semiárido, também: Martins (2002, 2006), Pinzoh (2012); Menezes e Reis (2016); e outros. Assim sendo, o presente trabalho apresenta resultados em relação a investigação, em que se propôs aos aspectos educativos da ACLASB e revelando um espaço cultural, mas também, como um espaço de educação não escolar e educação informal, bem como a interação da ACLASB com a escola.
- ItemCompartilhando a docência: na perspectiva da alfabetização e letramento(UNEB, 2023-12-14) Barbosa, Raquel de Oliveira; Silva, Vitória Ramos da; Santos, Cosme Batista dos; Lima, Francineide Santana Silva; Martins, Adeilda Ana da SilvaO presente memorial acadêmico contém memórias da produção do livro digital cujo tema é “Compartilhando a Docência de Forma Colaborativa”. Propõe como objetivo apresentar as vivências no Estágio Curricular Supervisionado III, focalizando nas práticas pedagógicas no processo da alfabetização e letramento, trabalhando com atividades, jogos e brincadeiras, de acordo com a realidade dos alunos, em colaboração com a professora de uma turma de primeiro ano da rede do Município de Juazeiro da Bahia. Obtendo uma abordagem qualitativa por meio da pesquisa colaborativa, utilizamos a observação participante como instrumento principal de coleta de dados. A discussão desse projeto será conduzida por Soares (2020) que nos diz muito sobre conceito e prática de alfabetização e letramento fundamentado todo nosso estudo e Kshimoto (2008) relacionando a aprendizagem através do brincar, com as duas autoras nos inspiraram a realizar atividades jogos e brincadeira para fase de alfabetização na perspectiva do letramento. Reunimos a pesquisa e estudo realizado para produção de um livro digital, onde nosso objetivo é afirmar a importância das relações universidade e educação básica e em como esse entrelaço nos transformou como docentes em formação para uma atuação profissional responsável e afetuosa. Nossa pesquisa tem como perspectiva a alfabetização e letramento, e o livro contém práticas de atividades, jogos e brincadeiras que realizamos, assim como as práticas realizadas pela professora da turma que nos inspirou.
- ItemContar e encantar com a literatura infantil negra: (re)construção da identidade cultural através da contação de histórias(Universidade do Estado da Bahia, 2019-07-09) Maciel, Patrícia da Silva; Santos, Cosme Batista dos; Santos, Áurea da Silva PereiraA literatura infantil negra trabalhada através da contação de histórias pode possibilitar a criança interpretar a realidade social e cultural em que está inserida, tendo-a como estímulo para pensar no seu papel enquanto sujeito pertencente a uma sociedade de diversidades e contradições sociais. Além disso, a criança brinca com a imaginação e a fantasia, gosta de ouvir e ler histórias, tornando-as realidade, se projetando nos personagens, nas situações e lugares que são relatados nas histórias. Logo, esse trabalho teve como objetivo analisar a contribuição da literatura infantil negra através da prática da contação de histórias na construção identitária de crianças negras. A base teórica foi sustentada na discussão de interculturalidade, identidade, cultura e letramento a partir de autores como Vera Candau, Stuart Hall e Brain Street, levando em consideração interlocuções convergentes entre literatura infantil negra e contação de histórias. Para o desenvolvimento desse trabalho foi usada a pesquisa qualitativa do tipo etnográfica, usando o método da triangulação que possibilita a combinação de diferentes métodos de coleta de dados e diferentes perspectivas teóricas para reforçar as conclusões. Os dados foram coletados através da observação, anotações no diário de pesquisa, questionário, e storytelling, e depois foram analisados e discutidos. Com o resultado da pesquisa, foi possível entender a dinâmica da construção da identidade dessas crianças no âmbito escolar, em especial, na sala de aula e como a literatura infantil negra através da prática da contação de histórias pode contribuir nesse processo.
- ItemAs contribuições da canção no processo de alfabetização na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental(2022-07-21) Dias, Daniele de Jesus; Nunes, Josenilton Vieira; Martins, Adeilda Ana da Silva; Santos, Cosme Batista dosEstre trabalho traz como tema a canção/música no processo do desenvolvimento infantil em séries iniciais, que inicia na Educação Infantil e perpassa ao Ensino Fundamental nas turmas de alfabetização. O Trabalho de Conclusão de Curso será apresentado na modalidade de Monografia, obtido por meio de pesquisa bibliográfica para elaboração do referencial associada à minha experiência docente há dois anos em turmas de alfabetização e a aplicação de um questionário com professoras alfabetizadoras que ministram aulas para as turmas de 1° ou 2º ano do ensino fundamental, no Município de Juazeiro-Bahia. Este estudo é uma pesquisa quantitativa e qualitativa de caráter exploratório e descritivo, onde o problema da pesquisa é, de que modo a canção é utilizada em sala de aula no processo de alfabetização de crianças? Refletindo sobre as contribuições para o desenvolvimento integral da criança. O objetivo do estudo é validar a importância e evidenciar as contribuições da canção/música no desenvolvimento integral da criança, especialmente em fase de alfabetização. O estudo resulta, que a canção é utilizada como ferramenta metodológica que contribui no desenvolvimento integral da criança, capaz de potencializar a alfabetização no que se refere à aprendizagem da linguagem oral e escrita, além disso, evidenciou também, o uso das canções como alternativas lúdicas e recreativas auxiliando no dia a dia da prática docente em sala de aula, tanto nas turmas de educação infantil como nos anos iniciais do ciclo de alfabetização.
- ItemDiversidade em sala de aula e a formação do pedagogo: uma experiência no PIBID(UNEB, 2024-08-17) Silva, Louise Beatriz Araújo de Souza; Santos, Cosme Batista dos; Sá, Francisca de Assis de; Silva, Francisco de AssisEsta pesquisa possui como temática central a diversidade em sala de aula percebidas durante a experiência no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Tendo como principal objetivo analisar as diversidades percebidas em sala de aula durante o estágio no Programa. A metodologia possui uma abordagem exploratória e qualitativa, sendo o diário de bordo, objeto de estudo para análise. Conclui-se que a formação para a diversidade é essencial na construção de uma educação que respeite e valorize as múltiplas identidades.
- ItemEducação carcerária: (des)encantos, (des)crenças e os (des)velamentos de leitura no cárcere, entre ditos, silêncios e subentendidos(2007-12-20) Silva, Ana Lúcia Gomes da; Fagundes, Tereza Cristina Pereira Carvalho; Passos, Elizete Silva; Arapiraca, Mary de Andrade; Santos, Cosme Batista dos; Silva, Márcia Rios da; Araújo, Edivalda AlvesEducação carcerária é o tema central desta pesquisa, considerada como ato educativo informal, praticado no cotidiano do cárcere marcado pela intencionalidade em cada habilidade, modos de agir, astúcias e estratégias organizadas, com finalidades próprias e apropriadas, que influenciam e formam outros sujeitos. Objetivamos discutir as práticas educativas que se dão no cotidiano do cárcere e seus efeitos de sentido para os que nele se inserem, além de buscar compreender a tríade presente nas relações de poder: o saber, o discurso e as estratégias do dizer sobre a prisão e seus efeitos. A pesquisa teve como lócus a 16ª Delegacia Circunscricional de Jacobina/BA. O horizonte metodológico adotado foi o etnográfico, tendo como fundantes os estudos da Antropologia, utilizando como instrumentos de construção dos dados entrevistas abertas e/ou aprofundadas, as histórias orais de vida, o memorial, a observação participante, buscando apreender o máximo possível do cotidiano do cárcere e seus efeitos de sentido sobre os sujeitos da pesquisa. Para realizar a análise dos dados, utilizamos a Análise do Discurso (AD). Os resultados apontam a dimensão das (des)crenças, (des)encantos e (des)educação que marcam, de forma contundente, cada ser humano que experiencia o cotidiano do cárcere nos seus movediços caminhos. Por outro lado, os memoriais, relatos e narrativas, vão (des)velando outras nuances e aspectos do ser humano como ser que está em constante formação, em contraponto com os discursos oficiais que nos (des)velam, a partir de outros pontos de vista, o cotidiano do cárcere. As narrativas dos encarcerados desvelaram as práticas reais do cárcere e seu caráter educativo e promotor de (des)crenças, (des)educação, sofisticação das regras de poder, de organização que reproduz a violência, amedronta e os faz mais e mais marginais. Conclusivamente, o trabalho traz a cartografia das práticas educativas no cárcere, seus efeitos sobre os encarcerados e seus familiares, (des)vela (des)crenças, (des)esperanças, sinaliza possibilidades reeducativas e socializadoras dos encarcerados pós-presídio e indica que a educação em espaços de aprendizagem como o cárcere, seria promotora de significativas mudanças, considerando que os seres humanos que vivenciam processos educativos de toda ordem podem (res)significar suas atitudes e transformar suas vidas.
- ItemGrupo de pesquisa EDUCERE e os referenciais da educação contextualizada na UNEB/DCH III: tecendo saberes e formando pesquisadores(2021-07-13) Ribeiro, Regivan Cavalcante; Teles, Edilane Carvalho; Santos, Cosme Batista dos; Sá, Francisca de Assis deEsta produção monográfica propõe interpretar e compreender os pressupostos relevantes de formação discente no curso de Pedagogia, tendo como locus, o Grupo de Pesquisa em Educação Contextualizada, Cultura e Território (EDUCERE), tomando como objeto de estudo, suas ações no Departamento de Ciências Humanas – DCH III (UNEB), em JuazeiroBA. Assim, tomou-se como gênese de investigação, as implicações dos referenciais da Educação Contextualizada disseminados pelo Grupo de Pesquisa, na formação dos estudantes de Pedagogia. Para tanto, foi proposto um diálogo com a Educação Contextualizada, como eixo norteador das ações investigadas a partir das proposições de FREIRE (1987,1996,2000); MARTINS (2004,2006,2009); REIS (2009,2013); RESAB (2009,2013); SANTOS (2011) e SILVA (2010) entre outras referências como arcabouço e viés de entendimento da sua relevância à formação em pesquisa e extensão do graduando. Como metodologia, opta pela perspectiva qualitativa de investigação, pautada na hermenêutica, cujas análises dos discursos discentes, orientaram as interpretações e reflexões acerca das implicações das ações do Grupo na formação dos estudantes do curso de Pedagogia.
- ItemGrupo de pesquisa EDUCERE e os referenciais da educação contextualizada na UNEB/DCH III: Tecendo saberes e formando pesquisadores(2021-07-13) Ribeiro, Regivan Cavalcante; Teles, Edilane Carvalho; Santos, Cosme Batista dos; Sá, Francisca de Assis deEsta produção monográfica propõe interpretar e compreender os pressupostos relevantes de formação discente no curso de Pedagogia, tendo como locus, o Grupo de Pesquisa em Educação Contextualizada, Cultura e Território (EDUCERE), tomando como objeto de estudo, suas ações no Departamento de Ciências Humanas – DCH III (UNEB), em JuazeiroBA. Assim, tomou-se como gênese de investigação, as implicações dos referenciais da Educação Contextualizada disseminados pelo Grupo de Pesquisa, na formação dos estudantes de Pedagogia. Para tanto, foi proposto um diálogo com a Educação Contextualizada, como eixo norteador das ações investigadas a partir das proposições de FREIRE (1987,1996,2000); MARTINS (2004,2006,2009); REIS (2009,2013); RESAB (2009,2013); SANTOS (2011) e SILVA (2010) entre outras referências como arcabouço e viés de entendimento da sua relevância à formação em pesquisa e extensão do graduando. Como metodologia, opta pela perspectiva qualitativa de investigação, pautada na hermenêutica, cujas análises dos discursos discentes, orientaram as interpretações e reflexões acerca das implicações das ações do Grupo na formação dos estudantes do curso de Pedagogia.
- ItemNo meio do caminho tinha uma pedra: práticas de letramento literário no ensino fundamental de uma escola pública de Petrolina-PE(2024-03-21) Damasceno, Leomara Coelho; Santos, Cosme Batista dos; Martins, Josemar da Silva; Bunzen Júnior, Clecio dos SantosEsta pesquisa visa identificar as estratégias de ensino-aprendizagem utilizadas pelas professoras para a efetivação do letramento literário nos anos iniciais do ensino fundamental da Escola Municipal Patrícia Duarte Ribeiro, localizada em Petrolina–PE. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, a qual utilizou o estudo de caso etnográfico da prática escolar, conforme André (2005). Para o levantamento de dados, a investigação contou com o uso de entrevistas semiestruturadas, questionário aberto e observação participante. Para a análise dos dados, utilizou-se a triangulação. Como referencial teórico, a pesquisa norteia-se nos seguintes estudos: cultura escolar, segundo Julia (2001), no intuito de fundamentar os processos de transformação dos saberes literários no contexto escolar; prática pedagógica, tecida por Vazquez (2005); saberes docentes e formação do professor na perspectiva de Tardif (2012) e Nóvoa (1997); alfabetização e letramento, segundo Soares (2009; 2020); letramento literário e leitor literário, segundo Cosson (2014; 2021); a literatura na escola e a formação do leitor literário, de acordo com Colomer (2007; 2017), Zilberman (2003); entre outros. Os resultados desta pesquisa apontam para a precariedade na formação inicial e continuada do professor. O analfabetismo foi apontado como uma das principais “pedras” no caminho no processo de formação do leitor literário. Espera-se que este estudo contribua com a ressignificação da formação docente, com a perspectiva de que o poder público educacional forneça aos professores uma formação condizente com a realidade das escolas. Além disso, enfatizar a necessidade de um olhar atento acerca das práticas de ensino-aprendizagem dos professores, utilizando a leitura literária a fim de formar leitores autônomos e críticos. Com isso, almejamos que os saberes docentes os permitam ir além do prescrito nos cronogramas e orientações curriculares, transformando os desafios em resultados positivos para a formação sociocultural dos discentes.
- ItemA outra margem: a relação dos programas de alfabetização com o processo de letramento dos pescadores e pescadoras de Xique-Xique(2011-12-19) Freire, Crizeide Miranda; Messeder, Marcos Luciano Lopes; Queiroz, Delcele Mascarenhas; Santos, Cosme Batista dosO presente trabalho intitulado, A outra margem: a relação dos programas de alfabetização com o processo de letramento dos pescadores e pescadoras de Xique-Xique tem como objetivo investigar como os programas de alfabetização contribuíram para o processo de letramento dos pescadores e pescadoras de Xique-Xique. Partindo-se desta inquietação alguns objetivos específicos são traçados para nortear a pesquisa: 1) Compreender, através dos relatos das histórias de vida e de leitura, como ocorreu à inserção dos pescadores e pescadoras na escola, seu tempo de permanência e em que medida a alfabetização contribuiu em suas práticas diárias; 2) Identificar quais os programas de alfabetização os colaboradores da pesquisa fizeram parte e a relação desses programas com o processo de letramento; 3) Compreender, através do envolvimento dos colaboradores e colaboradoras com as práticas de letramento, quais as contribuições efetivas do programa de alfabetização mediante as demandas da sociedade contemporânea. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida na interface História Oral de Vida, mergulhando nas entrevistas narradas sobre as trajetórias de leitura de homens e mulheres ribeirinhos, oriundos da atividade pesqueira, participantes de programas de alfabetização, sendo este instrumento indispensável para a construção dos dados empíricos analisados. Percebeu-se que os ribeirinhos estão (re)significando sua realidade, a partir do autorreconhecimento, da (re)constituição identitária, caracterizando um movimento de empoderamento, gerando novas identidades que se reconfiguram no processos das ensinanças, no “entre lugar”, impulsionados pelas marolas que os levam a outra margem.
- ItemAs palavras e as culturas: estudos da relação entre léxico e cultura na realidade baiana(2016-12) Santos, Cosme Batista dos; Queiroz, Rita de Cássia Ribeiro deO livro As palavras e as culturas: estudos da relação entre léxico e a cultura na realidade baiana reúne trabalhos de pesquisadores e pesquisadoras de diferentes Universidades que tratam do modo como as culturas se manifestam nas palavras e do modo como as palavras suportam certos discursos culturais do e no estado da Bahia. Há trabalhos centrados na lexicologia que, por meio de estudos minuciosos dos campos léxico-semânticos, fazem evocar as práticas culturais passadas e presentes; há trabalhos relacionados à cultura sertaneja inscrita nas palavras de obras literárias e, finalmente, há trabalhos circunscritos na lexicografia cultural, com ênfase nas variações lexicais do semiárido, edição lexicográfica e formação docente. Os leitores desta obra – em especial os educadores e pesquisadores de língua e cultura – saberão, sem dúvida, integrar os referenciais teóricos e metodológicos privilegiados em cada trabalho, para ampliar conhecimentos sobre os estudos lexicológicos e lexicográficos e, ao mesmo tempo, para desenvolver projetos sobre a diversidade cultural e lexical na realidade brasileira.
- ItemTempo de plantar, tempo de colher mulheres idosas, saberes de si e aprendizagens de letramento em saquinho(2014-05-21) Pereira, Áurea da Silva; Mota, Kátia Maria Santos; Brandão, Vera Maria Tordino; Kleiman, Angela Del Carmen Bustos Romero de; Souza, Elizeu Clementino de; Santos, Cosme Batista dosEssa tese se insere no âmbito da pesquisa qualitativa e objetiva apresentar a narrativa autobiográfica de cinco mulheres idosas, identificando suas trajetórias de vida associadas ao contexto sociocultural de Saquinho (BA); suas experiências educacionais na comunidade, na família e na escola; e as práticas culturais vinculadas aos letramentos construídos nas esferas pública e privada. O interesse por tal estudo surgiu dos registros e observações durante as andanças e encontros com os moradores da localidade rural em questão, quando se pôde perceber a participação ativa das mulheres em atividades na Igreja, Associação de Moradores, lavoura, família, organização de festas, além da presença maciça delas nas salas de aula do TOPA, programa de alfabetização do governo baiano. Cinco mulheres foram escolhidas como colaboradoras: D. Felicidade, 73 anos; D. Lili, 75; D. Celestina, 68; D. Vitória, 73 e D. Mariinha, 58. No trajeto do estudo utilizamos o método etnográfico voltado à escrita do cotidiano da comunidade e, visando à construção das narrativas de vida, o método (auto)biográfico. Os corpora da investigação foram construídos a partir de registros do diário de campo, entrevistas narrativas, narrativas episódicas e filmagens. A pesquisa apresenta as trajetórias das mulheres do TOPA, destacando as aprendizagens, os saberes, os habitus, as táticas de letramento e a forma como se apropriam dessas estratégias no cotidiano e nos espaços escolares. Para as idosas, as aprendizagens da leitura e da escrita não foram materializados nos espaços do TOPA e esse fato se constituiu como algo “negativo”, pois se sentem desmotivadas e atrelam as dificuldades de aprendizagem à idade.