Navegando por Autor "Santos, Caio Araújo dos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA racialização do fracasso escolar a partir de queixas escolares: discutindo a ideologia presente no discurso de agentes educacionais(2021-11-09) Santos, Caio Araújo dos; Costa, Lívia Alessandra Fialho da; Zucoloto, Patrícia Carla do Vale; Messeder, Marcos Luciano LopesEsta pesquisa tem como objetivo geral analisar quais as concepções ideológicas que alicerçam os discursos dos agentes educacionais quanto à atribuição de causalidade diante do suposto “fracasso escolar” de jovens negros. Para tanto, propõe-se uma investigação baseada no conceito de “queixas escolares”, encaradas enquanto discursos dotados de ideologias acerca da atribuição de causalidade para o fenômeno do fracasso escolar. Em um primeiro momento, o fracasso escolar foi abordado como fenômeno complexo, produzido e reproduzido a partir da influência de forças engendradas nos campos político, econômico, institucional e social que influenciaram a educação escolar. Em seguida, buscou-se evidenciar conexões entre a desigualdade racial e social e a produção do fracasso escolar, e analisar a correlação entre ideologia, discurso e práxis de agentes educacionais acerca de estudantes negras e negros ditos como portadores de dificuldades de aprendizagem, leia-se fracassados. Finalmente, considerou-se a necessidade de abordarmos o problema da desigualdade racial na Escola de modo mais efetivo na compreensão e no enfrentamento do fracasso escolar, partindo de um estudo baseado no método etnográfico com vistas à compreensão/intervenção da/na realidade hora apresentada. A pesquisa foi realizada na região metropolitana de Salvador, mais especificamente no município de Camaçari, envolvendo gestoras de duas escolas públicas. Como resultado, foi possível evidenciar, a partir dos discursos das agentes educacionais, a aplicabilidade da concepção althusseriana que aponta a escola como um aparelho ideológico de Estado (AIE) no que tange, no caso específico desse trabalho, às suas concepções e ações frente ao fracasso escolar de jovens negros, partindo de agentes educacionais que ocupam cargos de gestão escolar. Visualiza-se nos discursos uma reformulação ideológica da Teoria da Carência Cultural em duas direções: da culpabilização familiar pelos ditos fracassos escolares; e da judicialização do fracasso escolar como possível intervenção frente às ditas famílias ausentes. O silenciamento diante das tensões que as disparidades sociorraciais causam aos estudantes negros ao longo da história e nas suas práticas escolares também é um fruto relevante da presente dissertação. Em suma, aponta-se a precária relação família- educandos-escola como ponto significativo em intervenções e/ou pesquisas futuras sobre tais fenômenos.