Navegando por Autor "Santos, Aline de Oliveira Costa"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEducação ambiental e contemporaneidade: produção e práxis do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental, Políticas Públicas e Gestão Social dos Territórios - GEPET/UNEB (2010-2020)(2021-10-26) Almeida, Jeane Pinto de; Mutim, Avelar Luiz Bastos; Santos, Aline de Oliveira Costa; Souza, Heron Ferreira; Matos, Zanna Maria Rodrigues de; Sales, Mary Valda SouzaO presente estudo teve como objetivo geral analisar como a práxis educativa do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental, Políticas Públicas e Gestão Social dos Territórios se expressa (ou não) na sua produção científica entre 2010 e 2020, no tocante as discussões sobre Educação Ambiental e Contemporaneidade. E, como objetivos específicos: a) Mapear a produção do GEPET (teses e dissertações) entre 2010-2020 destacando os principais enfoques temáticos e referenciais teóricos e metodológicos utilizados nas análises sobre EA; b) identificar possíveis contribuições da produção acadêmica do GEPET para o fortalecimento da linha 03 - Educação, Gestão e Desenvolvimento Local Sustentável; c) analisar se e como a práxis educativa do GEPET se apresenta na sua produção entre 2010 e 2020, destacando possíveis contribuições para o campo da EA na Bahia e no Brasil. Para subsidiar a análise realizou-se discussões teóricas em torno das categorias Educação Ambiental e Contemporaneidade e a apresentação de um breve histórico da Educação Ambiental (EA) no mundo, no Brasil e na Bahia. Destacou-se o papel da Universidade na produção do conhecimento científico, a missão institucional da UNEB/PPGEduC e produção acadêmica sobre EA, a partir das suas tendências e/ou correntes, apresentadas também como objeto de discussão. Metodologicamente a pesquisa foi embasada nos pressupostos da pesquisa qualitativa, com a utilização da abordagem bibliográfica, inspirada nos estudos do tipo estado da arte. Foram apresentados o processo de formação e as principais atividades do GEPET, assim como o mapeamento da sua produçõ acadêmica (2010-2020) e a análise de 13 (treze) dissertações de mestrado, que constitui a amostra da produção sobre EA do GEPET. Conclui se que essa amostra expressa a práxis educativa do GEPET a partir do compromisso com abordagens político-pedagógicas que defendem a EA em todos os espaços de aprendizagem (formal, não formal e informal) numa perspectiva integral, participativa, emancipatória e em defesa da construção de sociedades sustentáveis. No entanto, o estudo também identificou na produção do GEPET, sobre Educação Ambiental, a ausência de proposituras de temáticas, relacionadas a Plantas Alimentícias e Não Convencionais/PANCs; Saneamento Básico, e temas direcionados a Educação Infantil, apontando a necessidade de lançar novos olhares sobre temáticas e novos contextos, com o intuito de colaborar com futuras pesquisas sobre EA nos contextos baiano e brasileiro.
- ItemEducação profissional integrada na rede pública estadual da Bahia: desafios da construção de uma proposta de educação para a classe trabalhadora(2015-04-30) Santos, Aline de Oliveira Costa; Mutim, Avelar Luiz Bastos; Lima, Antonio Almerico Biondi; Antoniazzi, Maria Regina Filgueiras; Machado, Célia TanajuraO presente trabalho se insere no debate sobre a educação profissional no Brasil e tem, como objetivo principal, analisar os desafios da construção da proposta de Educação Profissional Integrada ao Ensino Médio (EPI) na Rede Pública Estadual da Bahia. Discutiu-se a relação Trabalho e Educação nos sentidos filosófico, histórico e político para se compreender a base da divisão social do trabalho que se reflete na educação profissional. Através da análise da história da educação profissional no Brasil e na Bahia, buscou-se identificar as disputas pela educação dos trabalhadores e o desafio da integração. Também se apresentou algumas dimensões da Rede Pública de Educação Profissional da Bahia no período de 2007 a 2014, sua estrutura políticaadministrativa, seus princípios e os números de sua expansão. A metodologia utilizada baseouse na dialética materialista, como procedimentos, foram realizados: levantamento e tratamento da literatura pertinente aos temas tratados; levantamento e análise de documentos que regulam a educação profissional no Brasil e na Bahia e pesquisa de campo. O lócus da pesquisa foi o Centro Territorial de Educação Profissional da Região Metropolitana de Salvador, onde foram realizadas observações, coleta de documentos, entrevistas com a equipe gestora e aplicação de questionários com professores e estudantes. Constatou-se o grande investimento por parte do Governo do Estado para subsidiar a proposta de EPI, mas verificaram-se no CETEP-RMS questões que desafiam a construção da proposta, como: desconhecimento da proposta pelos estudantes; falta de professores para as disciplinas técnicas específicas; pouca utilização dos laboratórios e dificuldades para realização de estágio. Por outro lado foram identificadas no Centro atividades que refletem a proposta de formação integral e assinalam a possibilidade de concretização dos princípios defendidos para a educação da classe trabalhadora. Assim, conclui-se que a proposta de Educação Profissional Integrada é um desafio epistemológico, histórico, político e pedagógico.