Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Santana, Adilton Dias de"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Educação, gestão e desenvolvimento local sustentável das escolas municipais da Palestina em Salvador – Bahia Brasil
    (2018-07-31) Santana, Adilton Dias de
    Este estudo apresenta como objeto a articulação da gestão escolar sobre a potencialidade das ações educativas para o desenvolvimento e a construção do capital social no bairro da Palestina, em Salvador-Bahia. Buscando responder a problemática de como ou até que ponto as escolas municipais do bairro da Palestina, promovem o desenvolvimento local sustentável pela via da educação. O objetivo geral consiste em analisar as contribuições da gestão escolar para o desenvolvimento local sustentável no bairro da Palestina, com vistas a produzir metodologia formativa para gestores da educação básica da rede municipal da capital. Os objetivos específicos visam: aprofundar abordagem teórica sobre os conceitos de desenvolvimento local sustentável, gestão escolar e capital social, a fim de fundamentar a pesquisa; descrever a atuação e as parcerias das escolas nas relações sociopedagógicas e sua inter-relação com o desenvolvimento local e por fim analisar as estratégias metodológicas e participativas desenvolvidas pelas equipes gestoras e parceiros que impactam no desenvolvimento local sustentável. No que se refere à metodologia, adotamos um estudo de caso exploratório com a utilização da triangulação de evidências obtidas mediante pesquisa bibliográfica, análise documental, entrevistas e observação participante. Abordamos os conceitos de desenvolvimento sustentável, capital social e gestão escolar e utilizamos os seguintes autores: Putnam (2002); Gadotti(1994); Dowbor (2006);Mutim (2001), dente outros, chegamos a conclusão que as escolas desempenham um papel fundamental na construção de capital social e no desenvolvimento local sustentável na comunidade estudada, mais apresentam fragilidades na integração e nas relações sociais com os parceiros que necessitam de fortalecimento e formação especifica, portanto, apresentamos como produto ao final desta pesquisa, um modelo de formação para gestores e parceiros das escolas lançando mão da metodologia da técnica de grupo operativo para que seus efeitos sejam de fato transformadores.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais