Navegando por Autor "Sales, Kathia Marise Borges"
Agora exibindo 1 - 12 de 12
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO círculo de cultura no processo de conscientização dos sujeitos da educação de jovens e adultos na construção da cidadania planetária(2018-06-29) Machado, Soraia Sales Baptista da Costa; Aquino, Maria Sacramento; Sales, Kathia Marise Borges; Mutim, Avelar Luiz Bastos; Santos, Antônio Pereira; Alcoforado, Joaquim Luís MedeirosEm sua inserção no mundo, os sujeitos da EJA, como todos os habitantes do planeta, vivem a convocação atual e urgente de rever a relação ser humano-mundo, fundamentalmente, por uma questão de sobrevivência. A consciência da cidadania planetária se apresenta como uma possibilidade profícua de construção de uma relação sustentável crítica. Este estudo objetivou investigar a possibilidade de aplicação pedagógica do Círculo de Cultura, intentando contribuir com o processo de construção da cidadania planetária pelos sujeitos da educação de jovens e adultos, através do processo de desenvolvimento da conscientização na perspectiva freireana. Para tal intento, foi construída uma proposta de mediação democrática, crítica e reflexiva, tendo como eixo o diálogo. No percurso da fundamentação teórica, a EJA foi abordada na sua luta pela cidadania, nascida nos movimentos populares, e em sua busca pelo direito negado ao acesso à educação. A compreensão sobre a cidadania planetária, o processo de conscientização e o Círculo de Cultura foram tratados de forma articulada e inter-relacionada, como prerrogativa para um verdadeiro empoderamento dos sujeitos da EJA. O Círculo de Cultura foi abordado adentrando em seus aspectos fundantes, na clareza da sua importância e do desafio que representa como vivência metodológica no âmbito da EJA. Na visão da cotidianidade como aspecto essencial da práxis educativa, voltada para a transformação da realidade vivida, o lócus da pesquisa, como espaço de trabalho da pesquisadora, foi definido intencionalmente, como legítimo e profícuo para a investigação e ação pretendidas. Para esta proposição de intervenção, a caminhada investigativa foi trilhada através de uma pesquisa aplicada de abordagem qualitativa, referenciando-se nas bases epistemológicas da pesquisa-ação, na qual foi construída uma proposta metodológica vivenciada em Círculos de Cultura norteada pela indagação instigativa: O Círculo de Cultura, enquanto prática metodológica de desenvolvimento da conscientização, na perspectiva freireana, pode contribuir para a formação da cidadania planetária? Dentro da abordagem metodológica da pesquisa-ação, também foram realizadas a observação participante e o diário de itinerância. O grupo focal foi vivenciado após os Círculos com o intuito de avaliá-los. Ao final do processo investigativo, conclui-se que o Círculo de Cultura, enquanto metodologia didática, contribuiu no processo de conscientização na constituição da cidadania planetária. Para análise dos dados coletados, foram definidas as categorias: 1. o círculo de cultura como prática dialógica; 2. o processo de conscientização e 3. a cidadania planetária como práxis, considerando o quadro teórico utilizado e as emergências do campo. A contribuição à sociedade e à área é uma proposta metodológica que utiliza os Círculos de Cultura sob a perspectiva freireana na construção da cidadania planetária.
- ItemDesenho didático apoiado em Objetos Digitais de Aprendizagem ODA para o Ensino Médio(2021-10-14) Duarte, Neiani Luzia Pereira; Sales, Kathia Marise BorgesEsse desenho didático é fruto do trabalho de conclusão do mestrado, apoiado em uma pesquisa desenvolvida na Educação no/do Campo EC e se destina em contribuir com o planejamento das ações didáticas e pedagógicas. Ações estas, voltadas para o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação TDIC, fazendo recorte nos Objetos Digitais de Aprendizagem ODA ou até mesmo fora dos espaços escolásticos do ensino médio da EC do povoado do Bonfim em Valença/Ba. A apresentação dessa proposta se estrutura com a finalidade de fomentar o uso de tecnologias digitais tais como Chromebooks e smartphones em sala de aula e com isso promover a criticidade e reflexividade dos estudantes em interação e colaboração nas redes sociais e midiáticas mediados por ODA.
- ItemDiagnóstico das necessidades de formação do coletivo de professores da educação básica baiana no contexto das competências digitais(Universidade do Estado da Bahia, 2023-08-02) Santiago, Ana Conceição Alves; Sales, Mary Valda Souza; Trindade, Sara Marisa da Graça Dias do Carmo; Espírito Santo, Eniel do; Sales, Kathia Marise Borges; Nonato, Emanoel do Rosário SantosO contexto contemporâneo, impulsionado pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), tem provocado grandes transformações e suscitado novos desafios para a educação. Objetiva-se, neste estudo, analisar os níveis de competência digital diagnosticando as necessidades formativas dos docentes que atuam na Educação Básica baiana, na perspectiva de propor uma formação continuada que atenda às demandas educacionais do século XXI. Assim, questionamos: Como os níveis de competência digital contribuem na constituição de percursos de formação continuada docente que atendam às exigências formativas do século XXI? Para responder ao problema e alcance do objetivo geral, elencou-se os seguintes objetivos específicos: mapear o nível de competência digital do coletivo de professores do Ensino Fundamental e Médio, da rede pública baiana, a partir do diagnóstico DigCompEdu-UNEB; delinear o perfil de competência digital do Coletivo Docente, que atuam na Educação Básica baiana, e suas implicações nos processos formativos; e por fim, propor ações de formação para o desenvolvimento da proficiência tecnopedagógica docente, a partir das demandas apresentadas no mapeamento dos níveis de competência digital e das exigências da prática pedagógica reveladas pelos docentes. O caráter complexo, dinâmico e interativo do contexto educacional exigiu um processo de pesquisa com uma perspectiva metodológica mais flexível, assim, a Pesquisa-Aplicação de desenvolvimento se caracterizou como a metodologia mais adequada para a realização deste estudo. Foram utilizados como dispositivos de coleta e produção de dados o questionário do DigCompEdu-UNEB, entrevista semiestruturada e Rodas de conversa. E para subsidiar este estudo, foi realizado o levantamento e análise das produções científicas acerca das temáticas abordadas neste estudo, a partir das percepções de Kenski (2012, 2018), Gewher (2016), Nonato e Sales (2019), Boll e Ramos (2019), Sacristán (2000), Silva (2009), Gere (2010), Cerny, Burigo e Tossati (2016), Dias-Trindade, Moreira e Nunes (2019), Sales (2020), Sales, Moreira e Rangel (2019), Redecker (2017), Pimenta (2008), Shulman (1987; 2014), Tardif (2014), Mishra e Koeler (2006; 2009). Identificamos que os docentes fazem uso das TDIC de forma básica, o que nos permitiu conhecer o perfil de competências digitais docentes, e assim, fosse possível planejar colaborativamente um Curso de Formação Continuada, de forma a atender as necessidades formativas do Coletivo de Docentes que atuam na Educação básica baiana.
- ItemEducação a distância, metodologias ativas e hibridismo: um desenho pedagógico para o ensino superior dos componentes curriculares semipresenciais da UNEB(2021-02-24) Silva, Cezar Roberto Sarly da; Nonato, Emanuel do Rosário Santos; Kenski, Vani Moreira; Ramos, Rosemary Lacerda; Sales, Kathia Marise BorgesEsta pesquisa versa sobre as o uso das metodologias ativase das tecnologias digitais nas disciplinas semipresenciais nos cursos de graduação presencial da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Têm-se o seguinte problema da pesquisa: Como as metodologias ativas e as tecnologias digitais podem se articular em um desenho pedagógico para os componentes curriculares semipresenciais da área de exatas, dos Cursos Presenciais de Graduação da Universidade do Estado da Bahia (UNEB)? Para isso, objetiva-se desenvolver um desenho pedagógico que auxilie o processo de ensino-aprendizagem dos componentes curriculares semipresenciais da área de exatas, dos Cursos Presenciais de Graduação da UNEB, fazendo uso das metodologias ativas e das tecnologias digitais, e para isso, têm-se como objetivos específicos: diagnosticar as estratégias de ensino-aprendizagem mais significativas, acerca das metodologias ativas e tecnologias digitais utilizadas pelos docentes dos Cursos de Graduação UNEB; identificar as ferramentas pedagógicas e tecnológicas disponíveis e utilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para aplicação das metodologias ativas nos componentes curriculares semipresenciais da área de exatas, dos Cursos Presenciais de Graduação da UNEB; propor um desenho pedagógico para a oferta dos componentes curriculares semipresenciais da área de exatas, dos Cursos Presenciais de graduação da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. Metododologicamente, a pesquisa é de natureza aplicada, com abordagem qualitativa, quanto aos objetivos é exploratória, e para seu delineamento foi utilizada a pesquisa bibliográfica, documental, com Pesquisa-Aplicação, e pesquisa de campo do tipo estudo de caso. Para a coleta de dados, utilizou-se livros, artigos científicos, documentos e observação direta no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Pretendeu-se com esse estudo não apenas apontar tendências, mas sugerir um desenho pedagógico, a partir das diretrizes institucionais da UNEB. Por fim, almejou-se que a proposta aqui desenvolvida tenderá a gerar bons resultados para o processo de aprendizagem do aluno, uniformizando os processos metodológicos de oferta das disciplinas semipresenciais da UNEB, podendo ser ampliado para os demais Cursos de Graduação da UNEB, enriquecendo as aulas, despertando a criatividade, bem como novos saberes e fazeres pedagógicos.
- ItemMUDICON: Um museu virtual para difusão social do conhecimento dos mestres dos saberes populares(2016-09) Pereira, Ana Clara Nunes; Sales, Kathia Marise BorgesO presente estudo é a criação e implementação do MUDICON (Museu Virtual para Difusão Social do Conhecimento). O objetivo do estudo apresentado foi de avaliar através dos acessos e compartilhamentos online feitos no espaço virtual, como o blog do Museu Virtual (MUDICON) pode contribuir para difundir o conhecimento dos Mestres dos Saberes, identificando possibilidades de design e ferramentas de apresentação de conteúdos e interação, auxiliando na manutenção da cultura, preservação dos saberes em nossa sociedade. Como embasamento teórico básico, referenciou-se Burnham e Sales, assim como a avaliação das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC no processo de construção e Difusão do Conhecimento. Descreve-se a relação da cultura com a Difusão Social do Conhecimento como forma de preservação dos saberes. Compõe também esta abordagem, elaborações teóricas sobre a Educação Patrimonial e seu impacto na manutenção dos saberes populares. Apresenta a temática dos Mestres dos Saberes, situando o leitor na compreensão do que é um Mestre do Saber e a sua relevância para a manutenção da cultura popular. Foi traçado um panorama histórico-social do município de Salinas da Margarida, em especial do povoado de Conceição de Salinas, localidade de origem e permanência das duas Mestras dos Saberes: Mãe Silvia e Dona Zéo, veículos condutores para alimentar o Museu Virtual. Apresenta-se ainda todo o processo de construção do MUDICON, sua criação, desenvolvimento e concepção do projeto gráfico, as entrevistas com as Mestras dos Saberes. O estudo teve como procedimentos metodológicos a pesquisa qualitativa, para se chegar aos levantamentos dos dados desejados, utilizando-se da observação participante. As visitas as Mestras do Saber se estruturaram em um período de 6 meses. Foram realizadas 5 entrevistas, ouvindo, registrando e documentando a vida e obra das entrevistadas. Para o levantamento dos dados para posterior análise da potencialidade do Mudicon, utilizou-se como instrumento de coleta enquetes, questionários, mural e acessos. A análise dos dados mais sistematizada ocorreu entre os dias 15/11 a 15/12 de 2016. Neste período, foram feitas divulgações nas redes sociais principalmente nos grupos do facebook e whatsapp. Durante o período da análise da plataforma interna do administrador do blog, foi possível perceber que os acessos são mais constantes dos dispositivos móveis. Esses acessos demonstraram a potencialidade do espaço. Durante os 30 dias de investigação mais sistematizada, o espaço foi se consolidando gradativamente. Com a divulgação no whatsapp e nos grupos do facebook, o MUDICON passou a ter visitas constantes. Por fim, conclui-se que a tecnologia é uma grande potencializadora da Difusão Social do Conhecimento, o qual pode ser estudado, idealizado e comprovado a partir das discussões teóricas expostas em cada capítulo e de todo processo descrito de um produto funcional, o MUDICON, de rápido acesso e que traz além de inovação a possibilidade de manter o legado destes mestres utilizando-se do aparato tecnológico.
- ItemMUDICON: um museu virtual para difusão social do conhecimento dos mestres dos saberes populares(Universidade do Estado da Bahia, 2016) Pereira, Ana Carla Nunes; Sales, Kathia Marise Borges; Nonato, Emanuel do Rosário Santos; Santos Filho , Juvino Alves dos; Leão, José Antonio CarneiroO presente estudo é a criação e implementação do MUDICON (Museu Virtual para Difusão Social do Conhecimento). O objetivo do estudo apresentado foi de avaliar através dos acessos e compartilhamentos online feitos no espaço virtual, como o blog do Museu Virtual (MUDICON) pode contribuir para difundir o conhecimento dos Mestres dos Saberes, identificando possibilidades de design e ferramentas de apresentação de conteúdos e interação, auxiliando na manutenção da cultura, preservação dos saberes em nossa sociedade. Como embasamento teórico básico, referenciou-se Burnham e Sales, assim como a avaliação das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC no processo de construção e Difusão do Conhecimento. Descreve-se a relação da cultura com a Difusão Social do Conhecimento como forma de preservação dos saberes. Compõe também esta abordagem, elaborações teóricas sobre a Educação Patrimonial e seu impacto na manutenção dos saberes populares. Apresenta a temática dos Mestres dos Saberes, situando o leitor na compreensão do que é um Mestre do Saber e a sua relevância para a manutenção da cultura popular. Foi traçado um panorama histórico-social do município de Salinas da Margarida, em especial do povoado de Conceição de Salinas, localidade de origem e permanência das duas Mestras dos Saberes: Mãe Silvia e Dona Zéo, veículos condutores para alimentar o Museu Virtual. Apresenta-se ainda todo o processo de construção do MUDICON, sua criação, desenvolvimento e concepção do projeto gráfico, as entrevistas com as Mestras dos Saberes. O estudo teve como procedimentos metodológicos a pesquisa qualitativa, para se chegar aos levantamentos dos dados desejados, utilizando-se da observação participante. As visitas as Mestras do Saber se estruturaram em um período de 6 meses. Foram realizadas 5 entrevistas, ouvindo, registrando e documentando a vida e obra das entrevistadas. Para o levantamento dos dados para posterior análise da potencialidade do Mudicon, utilizou-se como instrumento de coleta enquetes, questionários, mural e acessos. A análise dos dados mais sistematizada ocorreu entre os dias 15/11 a 15/12 de 2016. Neste período, foram feitas divulgações nas redes sociais principalmente nos grupos do facebook e whatsapp. Durante o período da análise da plataforma interna do administrador do blog, foi possível perceber que os acessos são mais constantes dos dispositivos móveis. Esses acessos demonstraram a potencialidade do espaço. Durante os 30 dias de investigação mais sistematizada, o espaço foi se consolidando gradativamente. Com a divulgação no whatsapp e nos grupos do facebook, o MUDICON passou a ter visitas constantes. Por fim, conclui-se que a tecnologia é uma grande potencializadora da Difusão Social do Conhecimento, o qual pode ser estudado, idealizado e comprovado a partir das discussões teóricas expostas em cada capítulo e de todo processo descrito de um produto funcional, o MUDICON, de rápido acesso e que traz além de inovação a possibilidade de manter o legado destes mestres utilizando-se do aparato tecnológico.
- ItemPlano de atividades destinado ao ensino médio(2021-07-27) Silva, Lílian Matos da; Sales, Kathia Marise BorgesO cenário mundial contemporâneo nos apresenta um contexto de profundas transformações sociais, em destaque as céleres mudanças decorrentes da imersão no mundo digital e a sua repercussão nas diversas instâncias da sociedade. Sublinha-se, nesse estudo, a escola e a produção do conhecimento, considerando os percursos dinâmicos vivenciados pelos(as) educandos(as), dialogando sobre os aspectos que compõem a vida em comunidade, perpassando pelo desafio de promover interlocuções que sejam significativas aos sujeitos do processo e que legitimem as suas falas e os seus olhares. Nesse sentido, o presente trabalho aprofunda este diálogo situando epistemologicamente os conceitos de Tecnologia, Práxis Pedagógica Problematizadora e Leitura de Mundo, associando-os no âmbito educacional às práticas de planejamento e ao uso pedagógico da fotografia. Tem como objetivo, analisar as potencialidades do uso da fotografia enquanto elemento dialógico para a leitura de mundo, na promoção de uma práxis pedagógica problematizadora, sistematizando colaborativamente com docentes um plano de atividades para o ensino médio no Colégio Estadual Góes Calmon. No que se refere aos aspectos metodológicos, esse ato investigativo caracteriza-se como uma Pesquisa Aplicada sob a inspiração da Pesquisa Participante, para a projeção e o desenvolvimento de desdobramentos a partir da participação ativa dos(as) atores/atrizes do fazer investigativo. Ao longo do processo, viabiliza-se construções por meio digital a partir de momentos síncronos e assíncronos, sob o viés da reciprocidade da construção coletiva de um plano de atividades, desdobrando-se, a partir dessa ação, uma metodologia de elaboração colaborativa de planejamento pedagógico em modo remoto. Frente ao desenvolvimento da pesquisa, o processo de imersão revelou que a elaboração coletiva do plano de atividades pôde abarcar as potencialidades da fotografia para a promoção de uma práxis pedagógica problematizadora em espaço escolar, bem como ampliou os olhares dos(as) docentes em relação à importância do ato de planejar, das estratégias didáticas utilizadas, da otimização do processo de ensino e aprendizagem, da validação dos conhecimentos prévios dos(as) alunos(as) e da problematização para formação de indivíduos argumentativos e protagonistas das suas vidas em coletividade.
- ItemPortal digital para difusão social do conhecimento do grupo de pesquisa(2021-08-05) Andrade, Hércules Santos; Sales, Kathia Marise BorgesEste texto apresenta investigação que tem como lócus um grupo de pesquisa acadêmico, e como proposta, uma intervenção para fomento e melhoria da comunicação no referido lócus, para disseminação no grupo. Essa investigação se justifica pela necessidade de aprofundamento na compreensão dos processos de construção colaborativa e difusão social do conhecimento, especialmente, na relação dos espaços institucionais de produção científica com a sociedade mais ampla. Em forma de pesquisa participante, a intervenção ocorreu com o desenvolvimento do Portal para o Grupo de Pesquisa em Difusão do Conhecimento, Educação, Tecnologias e Modelagens Sociais (DCETM) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Esse trabalho fundamenta-se nas concepções de Comunicação de Paulo Freire (1983). Bem como, embasa-se nas discussões de Sales e Galeffi (2013; 2016) sobre a Difusão Social do Conhecimento; Burnham (2007) e Cardoso (2010), sobre a Construção Colaborativa; e Rossit (2018), Odelius (2010; 2009) e Teixeira (2015) para tratar sobre a categoria grupos de pesquisa, buscando responder à questão norteadora: Como modelar um Portal Digital com vistas a Difusão social do Conhecimento de um Grupo de Pesquisa? A relevância e impacto deste trabalho estão amparadas na relevância dos grupos de pesquisa para a produção e a difusão do conhecimento, especialmente, nesse caso, do conhecimento científico. Sendo assim, o objetivo geral do trabalho é: Desenvolver e avaliar o processo de Construção Colaborativa do Portal Digital para o DCETM, reconhecendo na construção a importância da Comunicação para Difusão do Conhecimento. Esta é uma Pesquisa Participante – devido ao envolvimento e identificação com as pessoas investigadas (GERHARDT; SILVEIRA, 2009) –, de abordagem qualitativa e método exploratório. Para criação do Portal foi necessário coletar dados por meio de questionários, entrevistas e levantamento de produções acadêmicas feitas pelos sujeitos envolvidos com o referido Grupo de Pesquisa. Esse processo conduziu ao cenário de estruturação da modelagem de um portal digital que funciona como ferramenta de Difusão Social do Conhecimento, de acordo com os resultados da pesquisa, que validaram o referido produto.
- ItemPrograma de formação a utilização do smartphone como interface pedagógica com foco na cidadania: Manual para Educadores(2021-07-09) Silva, Renata Cardoso; Sales, Kathia Marise BorgesEssa pesquisa apresenta a construção, implementação e análise de um Programa de Formação para a cidadania em tempos da sociedade em rede, baseado nas potencialidades do saber popular de pessoas usuárias de programas de governo e dos Dispositivos Digitais Móveis, como possíveis ferramentas para o enfrentamento da exclusão educacional, digital e promoção da criticidade. Pesquisas evidenciam que a população com menos infraestrutura para o acesso às políticas públicas como educação e assistência social são as mais afetadas com a virtualização dos serviços presenciais. Desta forma, para que esse grupo possa obter informação que viabilize exercer a cidadania também nos espaços digitais, faz-se necessário ter acesso a alguns recursos, a exemplo do dispositivo com conexão à internet (para essa pesquisa foi escolhido o smartphone por se configurar o mais popular nas camadas sociais) e de aptidões como as habilidades para explorar os recursos, de modo que, possibilite o desenvolvimento de novos conhecimentos para alcançar determinados espaços off-line, que apresentam complexidades na busca pelo direito à cidadania. A esse respeito, esse estudo investigou: como um programa formativo baseado na educação popular e mediado pelo DDM - smartphone, como ferramenta pedagógica, pode contribuir para o exercício da cidadania e desenvolvimento de novos processos tecnológicos pelos recicladores da COOPERBRAVA? Assim, o objetivo geral foi desenvolver e analisar as contribuições de um programa formativo em educação popular (na perspectiva Freireana) mediado pelo smartphone, como ferramenta pedagógica para o acesso de bens e serviços no exercício da cidadania. Os sujeitos da pesquisa são recicladores do município de Salvador-Ba, com baixo domínio e apropriação das ferramentas e aplicativos digitais específicos do Estado. Os principais teóricos utilizados para embasar a discussão foram: Carvalho (2012); Castells (2012); Freire (2015; 2012; 1989), Sales (2012), Santaella (2003; 2008; 2013). Os desdobramentos do programa para formação cidadã foi desenvolvido em cinco etapas, com duração de dois meses, e apresentou na sua composição, conteúdos que discutiam os eixos direito civil, político e social, elencados ao cenário cotidiano de aprendizagem e conciliando o desenvolvimento de novas habilidades no acesso aos aplicativos da formação. Por exemplo, nas oficinas que trataram sobre direito social foram discutidos nos aspectos conceituais e processuais o papel das políticas sociais e dos aplicativos CadÚnico e Bolsa Família no fortalecimento da cidadania, possibilitando assim uma efetiva participação em outros espaços além do ambiente digital proposto na pesquisa. A metodologia adota princípios da pesquisa participante com abordagem qualitativa. Quanto aos instrumentos de coleta, se deu pela observação participante, grupo focal e diário de bordo, bem como o respaldo da base teórica das categorias cidadania, educação popular e tecnologia digital móvel, a partir dos quais se articulou um plano de formação para educadores que atuam na promoção da cidadania em espaços de educação não escolar. A experiência do Programa de Formação evidenciou que, apesar das carências socioeconômicas e educacionais, é possível superar algumas dificuldades encontradas pelos novos usuários do digital com baixo letramento, tanto para acessar aplicativos do governo e obter informações sobre direitos, deveres e responsabilidades; quanto para se adequar à crescente realidade de utilizar os serviços on-line. Neste contexto, é possível se apropriar de modo crítico, autoral e produzir novos conhecimentos, e assim, consequentemente, contribuir para o fortalecimento da cidadania.
- ItemREA -Recursos Educacionais Abertos "A Era Digital"(2021-09-08) Pinto, Leonora Nadia Neta; Sales, Kathia Marise BorgesEm face das transformações sociais e tecnológicas oriundas do processo de globalização no século 21, quando as tecnologias digitais da informação e comunicação se fazem presentes nas diversas áreas do conhecimento, é de fundamental importância potencializar uma prática pedagógica crítico-reflexiva alinhada com a Era Digital em que vivemos. Nesse sentido, essa pesquisa é desenvolvida a partir da perspectiva freiriana como uma opção de caminhar teórico-metodológico, ou seja, dialógica, de conscientização e ação-transformação diante da realidade- práxis, inserindo-se no contexto que se afigura de maneira crítica e criativa; incessantemente com as incalculáveis realidades que se dá na ação-reflexão para participar, atuar e transformar a realidade. Junto a esta base, alinhamos neste trabalho o estudo das competências digitais que compõem o Quadro Europeu de Competência Digital para Educadores (2018). Neste contexto, segue-se a questão norteadora que tracejou e tem como premissa uma leitura de mundo dialógica e crítico-reflexiva: Qual desenho de um portfólio de Recursos Educacionais Abertos (REA) pode potencializar o desenvolvimento de competências digitais pelos docentes do Ensino Fundamental II para o desenvolvimento de uma prática pedagógica critico-reflexiva na perspectiva freiriana? Elencando as razões oriundas dos estudos realizados, este trabalho tem como intuito construir um portfólio para a utilização dos REA, objetivando potencializar o desenvolvimento de competências digitais docentes para uma prática pedagógica crítico-reflexiva na perspectiva freiriana, com vista a constituir autonomia tecnológica e protagonismo – atores e autores digitais –, capaz de compreender que a educação é uma forma de intervenção no mundo/ciberespaço, uma vez que enseja o uso das tecnologias digitais dentro e fora das escolas e universidades. As contribuições teóricas partiram das escritas de Paulo Freire (2003), Morin (2000), Saviani (2010), Lucas e Moreira (2018); Lévy (1998); Santaella (2000), bem como da UNESCO (2021) e BNCC (2018), dentre outras escritas importantes que fundamentam esta pesquisa. Ao que versa os pressupostos metodológicos, utilizou-se a pesquisa bibliográfica, de natureza aplicada Hetkowiski (2016) exploratória descritiva, Pereira (2019), Gil (2010). Os resultados de campo apontam que os docentes do lócus investigado possuem parco conhecimento sobre REA, utilizando muito pouco esses recursos em sua prática pedagógica. Desse modo, ressalta-se a importância da construção de um portfólio para utilização de REA, que além de possibilitar acesso a materiais abertos, apresenta-se como uma interface formativa no sentido de disponibilizar os elementos orientadores numa perspectiva crítico-reflexiva para o acesso, seleção e reconhecimento de Recursos Educacionais Abertos.
- ItemRedes de difusão do conhecimento da universidade: cartografando processos comunicacionais dos grupos de pesquisa da UNEB(2023-03-06) Aragão, Cláudia Regina Dantas; Sales, Mary Valda Souza; Farias, Isabel Maria Sabino de; Kastrup, Virgínia; Sales, Kathia Marise Borges; Nonato, Emanuel do Rosário SantosO conhecimento é um bem essencial para qualquer sociedade. A universidade e seus grupos de pesquisa, como centros de produção e difusão desse bem, desempenham um papel fundamental nesse cenário. Esta pesquisa é fruto de reflexões e inquietações a partir das áreas de formação da autora - Comunicação e Educação - e da vivência como pesquisadora e docente da Universidade do Estado da Bahia. Tem como questão central: - Que redes são estabelecidas pelos grupos de pesquisa certificados da UNEB, a partir dos seus processos comunicacionais, tendo em vista a difusão do conhecimento em e da universidade? O principal objetivo é identificar as redes de difusão do conhecimento inerentes aos processos comunicacionais produzidos pelos grupos de pesquisa da UNEB. A pesquisa orientou-se pelos princípios da multirreferencialidade e do rizoma, em abordagem qualitativa e tendo como método a cartografia. A inspiração buscada na cartografia está voltada para os campos das Ciências Sociais e Humanas e, mais que o mapeamento do território, no seu sentido físico, pretende-se acompanhar processos comunicacionais e conexões, no intuito de perceber se os grupos de pesquisa certificados da UNEB estabelecem redes. Mapeou-se, inicialmente, o território objeto de estudo, a partir de pesquisa documental, mediante rastreio nos documentos e no portal da Universidade; a seguir, procedeu-se à consulta a relatórios da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação. Como estratégia de aproximação do campo, adotaram-se como instrumentos de coleta de dados um questionário e uma entrevista semiestruturada (ambos on-line), aplicados aos líderes dos grupos. A escolha dos procedimentos analíticos decorreu da imersão na experiência da pesquisa, a partir da qual buscou-se inspiração em alguns procedimentos, tal como a análise de conteúdo e a análise fenomenológica. Os achados desta pesquisa, que se configuram de maneira provisória diante dos pressupostos teórico-epistemológicos e metodológicos que a nortearam, é que as redes dos grupos de pesquisa certificados da UNEB são estabelecidas, em sua maioria, por meio de articulações com grupos externos à universidade, a partir da percepção e dos usos que os grupos têm dos processos comunicacionais relacionados às tecnologias de comunicação e informação. Para que os grupos se articulem formando redes internas e privilegiando a multicampia na Universidade, faz-se necessário instituir políticas de comunicação e pesquisa que, articuladas, gerem ações capazes de potencializar a difusão do conhecimento da universidade.
- ItemUma proposta de desenho metodológico para aprendizagem baseada em projetos - ABP e multiletramentos digitais: pesquisa-formação em escola do campo no interior de Pernambuco(Saber Aberto, 2024-08-15) Aureliano, Taísa Ângela Freire de Souza; Sales, Kathia Marise Borges; Freitas, Gilselia Macedo Cardoso; Conceição, Ana Paula Silva daA presente pesquisa foi desenvolvida através do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Tecnologias Aplicadas à Educação - GESTEC, da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, intitulada “Uma proposta de desenho metodológico para Aprendizagem Baseada em Projetos - ABP e multiletramentos digitais: pesquisa-formação em escola do campo no interior de Pernambuco”. Tem como intuito abordar a inclusão digital na Educação do Campo para desenvolver os multiletramentos digitais nos alunos do 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, através de um desenho metodológico com aplicação do método de Aprendizagem Baseada em Projetos - ABP. À vista disso, surge o seguinte questionamento: Como um desenho metodológico elaborado a partir da concepção da Aprendizagem Baseada em Projetos - ABP pode contribuir no desenvolvimento dos multiletramentos digitais dos alunos de Anos Iniciais da Educação do Campo? Parte-se do pressuposto de que, a ABP é uma abordagem educacional que enfatiza a participação ativa dos alunos no processo de aprendizagem, envolve a realização de projetos práticos e desafiadores, nos quais os educandos têm a oportunidade de aplicar conhecimentos e habilidades de diversas áreas em situações do mundo real. Neste sentido, o referencial teórico que norteia esta investigação é formado pela Educação do Campo (Freire, 1996; Arroyo, Caldart e Molina, 2004); os Multiletramentos Digitais (Rojo, 2012; Santaella, 2016); e as Metodologias Ativas (Bender, 2014; Libâneo, 2022; Moran, 2018). A metodologia é inspirada nos pressupostos metodológicos da pesquisa etnográfica, com abordagem qualitativa, do tipo Pesquisa-Formação, com métodos do conhecimento dialético, baseada nos estudos de Santos (2019, 2021) e Macedo (2000, 2021), tendo como instrumentos para a produção de dados: um Questionário diagnóstico com os alunos, a Observação participante e registros no Diário de Campo on-line pela pesquisadora, assim como a aplicação de Grupo Focal aos estudantes. O lócus da pesquisa foi a Escola Municipal Luciene Maria de Jesus Oliveira - EMLMJO, localizada no Projeto de Irrigação Zé Preá, Agrovila 10, em Orocó-PE. Os participantes foram 15 alunos do 5º ano dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e a pesquisadora-docente. Como produto da pesquisa, apresenta-se um Desenho Metodológico, em formato de E-book, contendo em sua estrutura sequências didáticas, cujos conteúdos e áreas do conhecimento foram embasados nos componentes curriculares da Base Nacional Comum Curricular - BNCC, e vivenciados interdisciplinarmente. Como contribuição, esta pesquisa incentiva os alunos a tornarem-se protagonistas do próprio aprendizado, permitindo que cada criança avance no seu ritmo e explore áreas de interesse, favorecendo um aprendizado mais inclusivo e colaborativo. Assim, conclui-se que, no contexto de uma escola do campo, a utilização da ABP proporciona uma educação engajadora, contextualizada e significativa, além de encorajar os estudantes a trabalhar em equipes, compartilhar conhecimentos e resolver problemas em conjunto, promovendo a autonomia, a criatividade, a comunicação efetiva e a empatia, aprendendo com os erros e experimentando soluções inovadoras enquanto fortalece o vínculo entre a escola e a comunidade campesina.