Navegando por Autor "SANTOS, Edvaldo Hilário"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemImpactos causados pelos tremores de terra no município de Lapão - BA(2013) ROCHA, Aline Carvalho; ALVES, Matheus Silva; SANTOS, Edvaldo Hilário; FRANCO, Gustavo BarretoAtualmente a população de algumas cidades enfrenta problemas referentes à ocupação e utilização do espaço em que estão inseridos. Em alguns casos isso acontece devido à má utilização dos recursos naturais que consequentemente, acarretará mudanças na dinâmica do lugar. Nesta pesquisa, buscou-se analisar as formas de uso e ocupação do solo e dos recursos hídricos do município de Lapão, salientando que o município vem sofrendo pequenos tremores de terra ocasionados pelo uso excessivo desses recursos naturais. O referencial teórico da pesquisa foi escolhido com o cuidado de identificar, de forma geral, o que ocasiona os tremores de terra no município de Lapão e como seus moradores tem lidado com tal problemática. Na estrutura da pesquisa foi utilizada uma abordagem metodológica de estudo de caso, que por meio das análises dos processos naturais e antrópicos que acontecem na região, pode-se constatar qual a principal causa dos tremores de terra.
- ItemImplicações ambientais do turismo na Cachoeira dos Alves: um estudo de caso no município de Jacobina – Bahia.(2021) SOUZA, Olívia Gomes Neres ; GÓES, Liliane Matos; MOTA. Gislene Maria; SANTOS, Edvaldo HilárioO turismo ecológico é uma das atividades econômicas com forte potencial de crescimento neste século, pois se trata de um setor da economia de serviços que gera emprego, renda e permite a conservação da natureza, porém em alguns atrativos turísticos essa atividade interfere na dinâmica ambiental de forma negativa. Desse modo, o presente trabalho objetivou identificar os impactos ambientais decorrente do fluxo de pessoas na cachoeira dos Alves, situada no município de Jacobina, Estado da Bahia. Esta pesquisa baseou-se no enfoque metodológico misto e foram realizadas três etapas: revisão de literatura, pesquisa de campo e pesquisa de laboratório para sistematização do conhecimento. Os resultados encontrados permitiram apontar os principais impactos ambientais na cachoeira dos Alves, sendo eles: descarte inadequado dos resíduos sólidos e orgânicos, desmatamento, poluição sonora, alteração na dinâmica fluvial do recurso hídrico, compactação dos solos, dentre outras interferências. Considera-se urgente a introdução de política de educação ambiental em espaços escolares e não escolares, pois a população da cidade de Jacobina impacta de forma acentuada a dinâmica ambiental da cachoeira dos Alves.
- ItemLeitura das paisagens de Jacobina - BA como instrumento para a educação: um roteiro de aula de campo.(2013-11-10) MELO, Yiolanda Fagundes; FERNANDES, Paulo César Dávila; SANTOS, Edvaldo Hilário; FRANCO, Gustavo Barreto; ALVES, Matheus SilvaEste trabalho tem como objetivo a elaboração de um roteiro para aula de campo de modo a subsidiar os docentes de Jacobina-BAcom as informações necessárias para a utilização da paisagem local no ensino de geografia física. Permite ainda ao professor e aluno interpretar e analisar criticamente o ambiente na intenção de que se construa uma concepção real do lugar. Além de contribuir possivelmente para reflexões acerca das questões socioambientais no município.Esta proposta surge tendo em vista os resultados de pesquisa precedente que apontou a carência de habilidades dos alunos da cidade no que diz respeito à leitura e interpretação dos aspectos básicos das paisagens, e da dificuldade explicitada pelos professores em encontrar materiais didáticos e/ou para consulta correspondentes à paisagem local. O roteiro de aula de campo foi resultado de trabalhos de campo, nos quais foram escolhidos pontos de observação cuja observação pudesse proporcionar o entendimento dos componentes físicos e bióticos da paisagem (geologia, climatologia, geomorfologia, pedologia, hidrografia e biogeografia) e das interações humanas com os mesmos, em uma perspectiva geossistêmica. Foi adotada também uma perspectiva geográfica local, a qual possibilita dialogar simultaneamente com o global e ainda com a teoria e a prática produzindo assim conhecimentos, saberes e experiências que venham contribuir na formação da identidade do indivíduo. Para isso foram aplicados como procedimentos metodológicos os trabalhos de campo, pesquisa e revisão bibliográfica de materiais impressos e em meio digital, relacionados ao estudo, numa abordagem propositiva. Os dados foram analisados à luz de pressupostos teórico/metodológicos geossistêmicos, por entendermos que estes são uma importante ferramenta para o estudo das paisagens.
- ItemVulnerabilidade das escolas do bairro do Leader no município Jacobina – Bahia(2021) SANTANA, Lumaise Machado ; NOVAIS, Marcos Paulo Souza; SANTOS, Edvaldo Hilário; SANTOS, Gislene Maria MotaEscolas em condições de vulnerabilidade, implicam em riscos de desastres naturais se estas forem associadas a ocorrência de fenômenos naturais intensos. Assim, buscou-se conhecer a vulnerabilidade das escolas do bairro do Leader no município de Jacobina BA, de maneira que, este trabalho teve por objetivo a identificação dos tipos de ameaças naturais, as quais as escolas se apresentaram suscetíveis, além disso, conhecer e analisar a percepção de risco com relação a fenômenos naturais, dos professores e da gestão escolar, visto que estes indivíduos são de fundamental importância para que seja reduzida a vulnerabilidade no ambiente escolar e consequentemente, se reduza o risco de que um desastre se concretize. Foi possível identificar apenas um tipo de ameaça, sendo ela: a inundação ou enxurrada, por fim, conclui-se através das percepções dos respondentes da escola analisada, que a mesma ainda não atentou para a importância do debate sobre desastres naturais, nem para a necessidades de que se utilize de medidas preventivas para redução da vulnerabilidade.