Navegando por Autor "SANTOS, Cleber Lúcio Sousa"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemComunidade de Aprendizagem(2025-02-12) SANTOS, Cleber Lúcio Sousa; MOREIRA, Nubia ReginaQuando olhamos o corpo enquanto currículo, o que vemos? Esse questionamento é uma provocação para refletirmos sobre sob qual ótica são analisadas as questões étnico-raciais, de gênero e sexualidade, estética e beleza, entre outras imbricações que, cotidianamente, são apresentadas e abordadas pelos/as estudantes na escola de maneira não verbal. O estudo teve como aporte teórico o campo do feminismo negro, com o objetivo de dialogar sobre perspectivas de ensino a partir do chão da escola, bem como compreender a representação e a representatividade, o significado e o significante dos corpos enquanto construção social e cultural. Os corpos que transitam na escola podem carregar contextos históricos atemporais, especialmente em debates alinhados às etnicidades e às classes sociais. Entretanto, muitas vezes, pela elevada demanda e pelo uso de conteúdos prontos dos livros didáticos, os/as professores/as perdem a oportunidade de des/re/construir currículos a partir das corporeidades presentes na escola. O objetivo deste livro é apresentar, de maneira imagética, cenas inscritas nos/pelos corpos dos/as estudantes e seus dispositivos de sentido, que podem transgredir para uma dinâmica de ensino e aprendizagem que vá além do livro didático e das bibliografias prontas. As imagens aqui apresentadas foram fotografadas no Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Corrente. Por questões de ética e respeito à imagem, algumas fotos não mostram o rosto dos/as estudantes. Este texto é um produto educacional, derivado da dissertação de mestrado intitulada: Vínculos e afetos em cenas de ensino na Educação Profissional da Bacia do Rio Corrente – CETEP.
- ItemVínculos e afetos em cenas de ensino na educação Profissional do CETEP da Bacia do Rio Corrente(Universidade do Estado da Bahia, 2025-02-12) SANTOS, Cleber Lúcio Sousa; MOREIRA, Nubia Regina; MIGUEL, Antonieta; SOUZA , Edmacy Quirina de; FERNANDES, Mille Caroline RodriguesEste estudo partiu de observações empreendidas entre o período do mês de março do ano de 2022 e o mês de março do ano de 2024, na escola técnica de nível médio Centro Territorial de Educação Profissional da Bacia do Rio Corrente – CETEP, localizada na cidade de Santa Maria da Vitória - BA – Samavi. A pesquisa objetiva propor a construção de uma comunidade de aprendizagem com um olhar para as diversidades étnico-raciais e territoriais em que os/as estudantes e escola estão inseridos/as. Foi uma pesquisa empírica de caráter intervencionista, em que fiz a escuta de 18 dezoito estudantes (meninos e meninas) do 3º ano do curso técnico em administração, quantitativo referente a cem por cento da turma. Entretanto nem todos/as sentiram a vontade para apresentar suas árvores genealógicas. A pesquisa se orientou pela seguinte pergunta: que tipo de afetos/afetações possibilita vínculos em cenas de ensino na Educação Profissional Técnica de Nível Médio? Frente a essa indagação o trabalho foi fundamentado teoricamente nas perspectivas dos afetos de teóricas feministas negras e nas escrevivências pavimentada pela escritora Conceição Evaristo. A partir das narrativas e vivências dos/as estudante dentro e fora da escola, com a pesquisa, observou- se em qual medida as escrevivências podem ser ampliadas para pensar as imagens, os afetos/afecções corpóreas não verbalizadas e suas manifestações culturais que integram a escola ou, quiçá, sejam dispositivos de silenciamento/silenciado no currículo. A pesquisa teve como propósito, a partir do contato e diálogo com as/os estudantes, desenvolver enquanto Produto Educacional (PE) um e-book com o título: Comunidade de Aprendizagem, a partir das narrativas escreviventes e afetações sinalizadas pelos/as estudantes: socializar com a comunidade escolar para que essa seja mais uma ferramenta no processo educacional do CETEP da Bacia do Rio Corrente.