Navegando por Autor "Rocha, Ana Karine Loula Torres"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEducação Profissional na Bahia: Representações Sociais dos Egressos no Território de Identidade de Irecê – TII(2018-10-30) Rocha, Ana Karine Loula Torres; Mutim, Avelar Luiz Bastos; Okada, Alexandra Lilavati Pereira; Bomfim, Natanael Reis; Lima, Antonio Almerico Biondi; Manfredi, Silvia Maria; Ribeiro, Silvar FerreiraA sociedade contemporânea vem sendo marcada por transformações, configurando um cenário de mudanças em diferentes espaços, mas principalmente no campo da educação e no mundo do trabalho. Para este estudo, partimos do pressuposto de que os espaços e práticas de trabalho se constituem como possibilidades de formação e aprendizagem onde consideramos que o trabalho tem em si o princípio educativo: ao trabalharmos, aprendemos e ampliamos os saberes que já possuímos. Assim, a partir desta análise, definimos, enquanto objetivo para esta pesquisa, analisar a política de educação profissional no Território de Identidade de Irecê (TII) a partir das representações sociais construídas pelos sujeitos egressos sobre os objetos sociais trabalho e educação e, por objetivos específicos, discutir a reforma do ensino técnico e da educação profissional no Estado da Bahia a partir da implementação da política instituída pela Superintendência de Educação Profissional (SUPROF); identificar e analisar o conteúdo das representações sociais dos sujeitos egressos, entre os anos de 2011 a 2015, do curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio, sobre trabalho e educação; apreender pistas do conteúdo das representações sociais como forma de apresentar estratégias que possam orientar as políticas públicas em educação profissional e a gestão de territórios. O problema de pesquisa busca responder quais as representações sociais construídas pelos sujeitos egressos, dos anos de 2011 a 2015, do curso técnico em agropecuária integrado ao ensino médio, relativas aos objetos sociais trabalho e educação e como o conteúdo dessas representações pode contribuir para as políticas públicas em educação profissional e a gestão de territórios. Para responder aos objetivos, optamos pela pesquisa do tipo qualitativa (BOGDAN E BIKLEN, 1994) que traz, no seu percurso epistemológico/metodológico, as seguintes abordagens, a saber: quanto ao objetivo geral, é de abordagem descritiva e interpretativa; quanto aos capítulos teóricos, a pesquisa é de abordagem bibliográfica; na perspectiva metodológica, a abordamos com a pesquisa empírica e aplicada de inovação e responsabilidade social, envolvendo as representações sociais (MOSCOVICI, 2009), com foco na perspectiva processual (JODELET, 2001) e estrutural (ABRIC, 1994), técnica de análise de conteúdo (BARDIN, 2009) e cartografia cognitiva por meio dos mapas mentais (OKADA, 2008) para analisar e interpretar os dados. As categorias de análise e principais autores que dialogamos foram: Trabalho/Educação – Antunes, Castioni, Ciavatta, Frigotto, Saviani, Manacorda; Educação Profissional – Manfredi, Kuenzer, Machado, Lima, Moura, Oliveira, Ramos, Mutim; Representação Social – Moscovici, Abric, Sá, Bonfim, Jodelet. A justificativa deste trabalho também encontra-se na sua proposta de analisar a política de educação profissional, a partir das representações sociais dos sujeitos egressos relativas aos objetos sociais trabalho e educação, utilizando a cartografia cognitiva por meio dos mapas mentais, buscando refletir ainda como o conteúdo dessas representações podem contribuir para as políticas públicas em educação profissional e a gestão de territórios. Com este estudo, refletimos que a educação profissional pode contribuir não só para o desenvolvimento científico e tecnológico, mas também para a inserção dos sujeitos no mundo do trabalho quando estabelecemos uma política que considere o trabalho como princípio educativo, sendo pensada não apenas como um modelo de educação que visa somente à técnica pela técnica, mas torná-lo capaz de compreender, intervir e realizar as transformações socialmente necessárias.
- ItemGestão na EAD: A Contribuição do Curso Piloto de Administração a Distância da UNEB(2011-09-26) Rocha, Ana Karine Loula Torres; Oliveira, Maria Olívia de Matos; Alonso, Kátia Morosov; Novaes, Ivan LuizEsta dissertação tem por objetivo caracterizar e analisar a gestão adotada na Educação a Distância (EAD) do Curso Piloto de Administração a Distância da UNEB, destacando o aspecto da flexibilidade e da construção coletiva no processo de tomada de decisão como elementos significativos que perpassam a gestão de cursos na EAD e por objetivos específicos analisar os desafios da contemporaneidade e as novas demandas apresentadas pela sociedade, além de historicizar a EAD a partir da década de 1990, identificando aspectos, entraves e perspectivas na gestão da EAD a partir da experiência do Projeto Piloto da UNEB. Definimos enquanto categorias de análise a EAD, gestão, flexibilidade e tomada de decisão. Com esta pesquisa foi possível compreender que a garantia do espaço da “escuta”, reflexão, avaliação, (re)significação, intervenção e mudança por meio da flexibilidade e tomada de decisão coletiva/colegiada é imprescindível em cursos de EAD que buscam desenvolvê-la como uma modalidade que precisa construir uma educação de qualidade; entendemos ainda que é preciso ampliar os estudos, pois estes ainda são um percurso em formação, e estabelecer uma política de educação que respeite a EAD, buscando compreendê-la melhor, numa perspectiva de construção de uma educação sem “distâncias” na universidade pública. Para tanto, utilizamos a abordagem qualitativa, optando pelo método de estudo de caso para compreender o que propõe o objetivo deste trabalho; quanto ao enfoque, definimos como de caráter descritivo/interpretativo. Utilizamos como instrumentos de coleta de dados o questionário, análise documental, observação direta, entrevistas e o ambiente virtual de aprendizagem – Moodle; para análise dos dados, empregamos a técnica de análise de conteúdo. O estudo de caso tem como campo de pesquisa o Curso de Administração a Distância da UNEB, Projeto Piloto da UAB.
- ItemGestão na educação profissional e seus reflexos para a melhoria dos resultados no ensino e na aprendizagem(2021) Silva, Ithany Felipe Alcântara da; Rocha, Ana Karine Loula TorresEste estudo tem por objetivo refletir a importância da participação popular na gestão democrática na educação profissional e sua contribuição para a construção de um ambiente que promova transformações educacionais e sociais. Para tanto optamos pela abordagem quali-quantitativa, de natureza descritiva e exploratória por meio da análise documental, tendo como lócus de pesquisa o CETEP – IRECÊ. Com este estudo concluímos que a inserção da sociedade civil contribui para a implementação de uma gestão democrática quando propõem soluções em consonância com os anseios da comunidade escolar.