Navegando por Autor "Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco"
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- ItemAstúcias das diadorins-professoras-gestoras: narrativas sobre docência e gênero no sertão mundo IFBA(2020-05-28) Santos, Celina Rosa dos; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Givigi, Ana Cristina Nascimento; Sitja, Liege Maria QueirozEste estudo tem como objetivo compreender o processo formativo de professoras da Educação Profissional e Técnica, a partir de suas experiências em cargos de gestão no IFBA, dos sentidos atribuídos a estes modos-de-ser e aos desafios enfrentados diante de tal circunstância. O trabalho orientou-se pelas teorias da fenomenologia hermenêutica de Heidegger que auxiliaram na compreensão das narrativas que constituem a construção/projeto de si, no processo de formação enquanto devir constante, desde a educação não formal, a formação inicial, continuada e em exercício, bem como a especificidade da formação para a docência na Educação Profissional e Técnica, que abordam as dimensões pessoais, profissionais e organizacionais. A questão de gênero e a utilização da categoria mulher é refletida tendo como base as teorias da fenomenologia e do feminismo que permitem pensar as experiências vivenciadas e a luta contra as desigualdades de gênero, inclusive no ambiente profissional da docência. A pesquisa se inscreve nos estudos (auto)biográficos e tem como dispositivo as narrativas orais que foram analisadas à luz da hermenêutica compreensiva. Foram entrevistadas seis professoras-gestoras que ocuparam os cargos de gestão entre 2008 a 2018 no IFBA. Os resultados dessa investigação apontaram para uma compreensão ampliada de formação, não circunscrita à formação inicial e/ou continuada, mas como resultante de todo o percurso vivido pelas Diadorins-professoras-gestoras, pois nem todas tiveram formação para a docência, algo imprescindível para essa função. Desvelaram também que não há uma preocupação com a formação para a gestão, apesar de ser uma atividade docente, e que a atuação nos cargos de gestão é formativa, pois permite compreender melhor o funcionamento da instituição, melhorar as práticas docentes, a relação com os/as alunos/as e os/as servidores/as. Assinalaram também que a gestão é um espaço de corporificação masculina, mas que há formas astutas de se mover dentro dessa lógica.
- ItemAutoria docente na construção de dispositivos educacionais multi-hipermidiáticos na educação básica(Universidade do Estado da Bahia, 2024-05-15) Santana, Neidson Dionísio Freitas de; Silva, Obdália Santana Ferraz; Castro, Antonilma Santos Almeida; Marques, Jose Antonio Moreira; Silva, Simone Bueno Borges da; Santos, Joceniles Zacarias; Rios, Jane Adriana Vasconcelos PachecoEste estudo se situa no âmbito das pesquisas que visam ao aprofundamento dos conhecimentos acerca dos etnométodos utilizados pelos professores, para a realização da atividade educativa, bem como a discussão sobre as possibilidades de uma arquitetura colaborativa de práticas pedagógicas autorais na construção de dispositivos educacionais multi-hipermidiáticos. O interesse por este construto de pesquisa surgiu da seguinte questão: como os professores da área de Linguagens e suas Tecnologias, no Ensino Médio, mobilizam saberes para a produção de dispositivos educacionais multi-hipermidiáticos, como exercício de autoria, no contexto da cultura digital? Desse modo, esta pesquisa tem como objetivo geral: compreender como se dá a mobilização de saberes na produção de dispositivos educacionais multi-hipermidiáticos, enquanto exercício de autoria, por professores da área de Linguagens e suas Tecnologias, no âmbito da cultura digital. Como aporte epistemológico, optou-se pela etnometodologia, cuja abordagem está voltada para o estudo das atividades práticas cotidianas, que os sujeitos utilizam para criar sentidos e produzir, coletivamente, os fatos sociais. Portanto, esta investigação trilhou os pressupostos da pesquisa colaborativa (Desgagné, 2007; Ibiapina 2008). Como perspectiva analítica, fez-se a opção pela Análise Textual Discursiva. Discute-se, portanto, a autoria docente a partir dos fundamentos teóricos da linguagem; e, como campo polissêmico, considera-se a diversidade de linguagens que se constroem no contexto das culturas digitais. Ademais, propõe-se uma reflexão sobre a formação permanente de professores (as), através da colaboração entre universidade e escola. Nesse sentido, os fundamentos teóricos deste estudo se constituem pela articulação das seguintes concepções: Autoria docente e seus Etnométodos; Formação Permanente; Dispositivos Educacionais Multi-hipermidiáticos e Educação Digital. Os resultados apontam para a autoria como uma atividade responsiva, na qual o professor/autor responde às vozes e perspectivas dos discursos sociais e das diversidades culturais presentes no cotidiano da sua prática. Na realidade cotidiana da escola, foi possível observar como os professores organizam a vida profissional em comum. A interação com os docentes no cotidiano escolar, além de permitir a melhor compreensão dos seus etnométodos, propiciou vivenciar também os desafios, as incertezas e a complexidade destes profissionais da educação pública. Ao compartilharem essas experiências, autorias e desafios, os educadores desenvolveram não apenas suas próprias práticas, mas também contribuíram para o aprimoramento formativo do coletivo docente.
- ItemBastidores da política de formação de Salvador- BA: lampejos de experiências e narrativas docentes(2021) Santos, Milca Maiara Mendes dos; Souza, Elizeu Clementino de; Catani, Denice Barbara; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Vicentini, Paula PerinA pesquisa analisa a política de formação da Rede Municipal de Salvador- BA, dialogando com conceitos da sociologia da educação e das políticas educacionais, adotando princípios da pesquisa narrativa. Utiliza materiais biográficos secundários: legislação e mecanismos que institucionalizam a política, Referenciais Municipais da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (2015, 2017) e materiais biográficos primários: escritas narrativas de professoras e coordenadoras, nas quais se analisa compreensivamente como esses sujeitos vivenciam e incorporam ou não disposições da política municipal na sua prática cotidiana. Apresenta uma proposta de confluência metodológica, saída empírica encontrada para o contexto da pandemia da Covid-19, aliando os pressupostos da pesquisa narrativa aos do Ciclo de Política. Para tanto, seguem três elos específicos que compõem a confluência: 1) Contexto da influência: o que narra a legislação sobre a política? 2) Contexto da produção de textos: o que narram os referenciais municipais? Contexto da prática: O que narram as professoras e coordenadoras A pesquisa é, por si, uma crítica política às formas e conjunturas nas quais as políticas de formação têm sido pensadas, implementadas e executadas no país, no estado e, especialmente, no Munícipio de Salvador, refletindo sobre a necessidade de recolocar a formação como centralidade, através da (re)afirmação da professora e da coordenadora como sujeitos principais desse processo contínuo, permanente e de vida que é a formação. A partir da análise compreensiva-interpretativa foi possível perceber incidências da política na identidade profissional das professoras e coordenadoras, uma tentativa de regulamentação homogeneizante, desmantelo da professora/coordenadora enquanto coletivo, burocratização do trabalho pedagógico, além da ausência de tempo suficiente para a formação em serviço. As narrativas revelam mecanismos de resistências que as professoras e coordenadoras encontram e fomentam nos seus cotidianos profissionais e formas outras de garantir a formação dentro das suas unidades escolares, demonstrando a necessidade de visibilização dessas profissionais na implementação e avaliação da política e não só na execução.
- ItemBem me quer, mal me quer: sofrimento psíquico do professor-sujeito na escola contemporânea(2013-09-24) Silva, Edileide Maria Antonino da; Ornellas, Maria de Lourdes Soares; Batista, Douglas Emiliano; Rios, Jane Adriana Vasconcelos PachecoEsta escritura nomeada Bem me quer, mal me quer: sofrimento psíquic o do professor sujeito na escola contemporânea brota de um campo farto por onde circulam professor, aluno e os prazeres e desprazeres de um mundo que gira cada dia mais rápido: a escola. Nesta escrita se discute o que é o exercício docente na contemporaneidade e qual é o lugar do professor numa era em que facilmente se associa a docência à doença, mal-estar e sofrimento. O bem me quer, mal me quer emerge no instante em que o desejo do professor se mobiliza e se transforma em (re)ação às incertezas que se instala no espaço escolar. A pesquisa faz uma escuta ao professor numa investida que busca perceber os afetos prazerosos e desprazerosos do seu ofício, na tentativa de entender os principais elementos que fazem o professor permanecer na prática docente mesmo diante dos aspectos sinalizadores de mal-estar na escola, especialmente as que compõem a Rede Municipal de Ensino de Salvador. A escrita introdutória revela a pesquisadora e faz um apanhado geral de outros pesquisadores sobre temas relacionados, desveland o a importância da letra freudiana-lacaniana para este estudo e faz um contraponto com o texto de Bauman sobre o mal-estar na pós-modernidade, em um passeio pelos conceitos contemporâneos sobre a civilização, modernidade e pósmodernidade, discutindo também a crise de autoridade dentro e fora da escola. O texto busca perceber qual é o lugar do professor na sociedade contemporânea, diante de um sofrimento psíquico que o atinge e que, por vezes, faz confundir docência com doença. Traço a rota metodológica da pesquisa, desde a apresentação do lócus e sujeitos, até os instrumentos de colheita de dados para, então, fazer uma análise dos achados da pesquisa, saindo da garatuja para um possível desenho que revela um professor de afetos ambivalentes, pendulante entr e o bem me quer e o mal me quer. Em um ensaio (in)concluso desta escrita, vê -se restar o bem me quer e o mal me quer, afetos ambivalentes presentes nesta pesquisa que abre portas para novas rotas investigativas, atingindo um ponto que não é final; afinal, tal qual a leitora da carta do quadro de Goya, é na letra que se deposita a espera, já que é da falta que nasce o desejo.
- ItemA casa, a universidade e a escola: travessias de leitura de professores da cidade de Euclides da Cunha(2016-04-11) Pereira, Cleide Selma Alecrim; Cordeiro, Verbena Maria Rocha; Besnosik, Maria Helena da Rocha; Moreno, Luciana Sacramento; Rios, Jane Adriana Vasconcelos PachecoEsta pesquisa analisa as histórias de leitura, da infância aos dias atuais, de seis professores egressos do curso de Letras Vernáculas do campus XXII da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), na condição de docentes do Ensino Médio. O objetivo geral é investigar como se constituíram estas histórias de leitura na vida e profissão desses professores e quais as implicações na atividade docente no Ensino Médio para a formação do leitor. A pesquisa fundamenta-se na ideia de que a formação leitora do professor contribui para fazer deste um mediador de leitura que estimula nos alunos o gosto pela leitura literária. De natureza qualitativa, o trabalho utiliza-se da abordagem autobiográfica na perspectiva de Ferraroti (2010) e Souza (2006, 2008), dentre outros, como método de investigação e para isto faz uso da entrevista narrativa para a coleta dos achados da pesquisa. A base teórica desse trabalho fundamenta-se também em autores que abordam a Sociologia da Leitura e as suas práticas culturais em diferentes espaços sociais, tais como Chartier (2011), Lafarge e Sagré, (2010) e Abreu (2006). Para a concepção de literatura e do ensino da Literatura, ancora-se Cândido em (1995), Todorov (2010) Paulino (2008,2004), Cosson (2014), Lajolo (2001) e Cordeiro (2006, 2015). E a discussão sobre a formação docente ampara-se em Nóvoa (1989), Tardif (2012,2014) e Antunes (2011). A análise dos dados colhidos aponta uma forte tendência dos docentes às práticas tradicionais do ensino de literatura em que o foco é na leitura obrigatória do texto/obra para fins avaliativos. Os resultados também assinalam um descompasso entre os estudos oferecidos na universidade e o que os professores na escola podem articular entre a teoria e a prática no ensino médio. Evidencia-se ainda a necessidade de ampliação da discussão sobre a formação dos docentes, a leitura como prática cultural e o fortalecimento da pesquisa nos cursos de graduação voltada ao ensino de literatura e à formação do leitor.
- ItemCondições de trabalho de mulheres coordenadoras pedagógicas na/da educação básica(Universidade do Estado da Bahia, 2023-08-18) Santos, Arielma Galvão dos; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Silva, Fabricio Oliveira da; Sales, Mary Valda SouzaEsta pesquisa teve como objetivo compreender as condições de trabalho de professoras coordenadoras pedagógicas de unidades escolares da Educação Básica, no município de Salvador. O estudo foi desenvolvido com Coordenadoras Pedagógicas do Núcleo Territorial 26 – NTE 26, do polo Brotas. A Conversa foi adotada como metodologia de pesquisa, tendo como dispositivo as rodas de conversa, como espaços narrativos com o objetivo de propiciar e revelar as interpretações das professoras coordenadoras pedagógicas sobre as condições de trabalho e questões de gênero. O trabalho utilizou a abordagem hermenêutica para analisar de forma interpretativa-compreensiva os discursos colhidos durante a pesquisa de campo. Os resultados revelaram as condições de trabalho das professoras coordenadoras pedagógicas e que a opressão de gênero também se materializa através de precárias condições de trabalho. As coordenadoras pedagógicas compreendem que existem desigualdades e preconceitos de gênero e que as mulheres são atravessadas pelas questões de gênero na vivência das condições de trabalho na/da educação básica. É preciso melhorar as condições de trabalho docente, reconhecer as diferenças, bem como combater a precarização e as desigualdades social e historicamente construídas entre homens e mulheres.
- ItemCondições de Trabalho Docente de Professores de Escolas Rurais do Território Piemonte da Diamantina Bahia(2020-03-16) Ramos, Michael Daian Pacheco; Souza, Elizeu Clementino de; Hypolito, Álvaro Luiz Moreira; Oliveira, Dalila Andrade; Portugal, Jussara Fraga; Rios, Jane Adriana Vasconcelos PachecoA pesquisa analisa sob quais condições os professores de escolas públicas rurais da Educação Básica realizam o seu trabalho no Território de Identidade Piemonte da Diamantina, considerando as transformações oriundas das recentes reformas educacionais e as políticas de globalização. Intenciona-se mapear condições de trabalho docente e perfil dos docentes da educação básica de escolas rurais do Território e apreender em que medida as políticas de globalização vêm afetando as condições de trabalho, bem como de que maneira esses sujeitos vêm respondendo ao conjunto de proposições de políticas educacionais atualmente. Configura-se como uma pesquisa quantitativa, através da realização de um Survey aplicando um questionário com docentes dos nove municípios do Território Piemonte da Diamantina-Bahia. O universo da pesquisa foi constituído de 800 professores e a amostra de 268 docentes. A amostragem por conglomerados configura-se em 48 estabelecimentos de ensino rurais, distribuídos em 36 comunidades e distritos do Território. A técnica de análise dos dados configura-se como análise estatística e descritiva, através da utilização do software gratuito PSPP para tabulação dos questionários do Survey. Os dados apontam para um contexto educacional de baixa escolaridade dos professores, grande número de escolas com nível socioeconômico baixo, alta rotatividade docente, elevadas taxas de reprovação e abandono e baixa taxa de aprovação, altos índices de distorção idade-série e pequena participação no Ideb somada ao baixo alcance das metas projetadas. As condições de trabalho vivenciadas pelos professores do Território estão permeadas: a) de processos de intensificação, com o aumento de novas funções e responsabilidades; b) de precários contratos de trabalho que acarretam uma constante mudança de escola; c) de uma sobrecarga de trabalho em atividades de planejamento, avaliação e gestão; d) de precárias instalações físicas das escolas que apresentam insuficientes equipamentos pedagógicos e inexistentes serviços básicos de infraestrutura, como rede de esgoto, coleta de lixo e internet, além do insuficiente auxílio no transporte e hospedagem e o convívio com insatisfatórias condições dos veículos e estradas. Essas condições de trabalho em ambientes precários têm acarretado o adoecimento dos profissionais contribuindo para o afastamento de suas atividades. Por fim, os resultados desta tese apontam que as políticas de accountability atreladas a uma cultura da performatividade, através da realização de avaliações em larga escala, a competição entre as escolas, a remuneração docente atrelada ao desempenho dos estudantes vêm sendo incorporada na percepção desses professores, corroborando com a incorporação da lógica da eficiência e eficácia no contexto dessas escolas rurais.
- ItemCondições de trabalho docente nas escolas rurais de Capim Grosso – BA(2020-05-29) Souza, Gildison Alves de; Souza, Elizeu Clementino de; Vicentini, Paula Perin; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Meireles, Mariana Martins deA presente pesquisa investiga questões relacionadas as Condições de Trabalho docente nas escolas rurais de Capim Grosso, município situado no interior da Bahia a cerca de 280km da capital Salvador. Busca-se analisar a relação das condições de trabalho dos professores das escolas rurais de Capim Grosso com suas trajetórias formativas. Para que essa análise fosse possível, parti de uma contextualização histórico-legislativa sobre as condições de trabalho docente no Brasil, com ênfase nas políticas públicas estabelecidas pelas leis promulgadas a partir da Constituição Federal de 1988, além da revisão de literatura sobre condições de trabalho docente em escolas rurais no Brasil. Do ponto de vista metodológico, utilizei princípios do método (auto)biográfico e como dispositivo de pesquisa a entrevista narrativa, realizada com quatro professoras. A análise das narrativas evidenciou que há grande similaridade na trajetória das professoras colaboradoras, tanto no que se refere ao início quanto na progressão de suas carreiras, a formação docente e a forma como as professoras percebem a valorização profissional. Além disso, suas histórias frequentemente se cruzam com a luta pelo reconhecimento e apoio do poder público municipal para a melhoria das condições de trabalho e, por conseguinte, do lugar ocupado pelas escolas rurais de Capim Grosso no contexto do sistema municipal de educação.
- ItemConhecimento de si, práticas pedagógicas e diferenças na docência rural(2016-07-26) Mota, Charles Maycon de Almeida; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Souza, Elizeu Clementino de; Fontura, Helena Amaral daEste trabalho apresenta um plano para a formação docente, oriundo de uma pesquisaformação realizada junto aos professores que atuam em classes multiseriadas em territórios rurais. Objetiva compreender como os docentes das escolas rurais do município de Várzea do Poço lidam com as diferenças, em sala de aula, visando a construção de um plano de formação continuada voltado para as diferenças presentes no meio rural. Para discutir os pressupostos teóricos que fundamentam esta produção, tomamos como base os estudos de Josso, Silva, Bauman, Moreira e Rios; os pressupostos metodológicos apoiam-se nas obras de Delory-Momberger, Pineau, Dominicé e Souza. Colaboraram nesta pesquisa sete professores que atuam na docência, em escolas rurais municipais de Várzea do Poço, interior da Bahia. Como caminhos metodológicos para o desenvolvimento da investigação que fundamenta este documento, temos a pesquisa-formação, a partir do método (auto)biográfico, organizada em duas etapas: Pesquisa Exploratória (1), para o levantamento inicial de informações sobre os espaços, os sujeitos da pesquisa e a seleção final dos colaboradores; e as Oficinas Formativas (2), que possibilitaram a elaboração do Plano de Formação Continuada para os docentes das escolas rurais – produzido e aplicado no decorrer do desenvolvimento da pesquisa-formação – e a produção do memorial de formação, como resultante do processo formativo vivido pelos professores. O presente trabalho evidencia alguns resultados que compreendem a diferença, a partir de variados sentidos, sendo demarcada pelas narrativas dos professores da roça e pelo fator social de seus alunos, bem como pelas dificuldades de aprendizagem que alguns apresentam, suscitando o entendimento de que a diferença ainda se encontra atrelada aos elementos que normalizam e normatizam os sujeitos na escola.
- ItemContribuições da segunda licenciatura em pedagogia para o exercício docente de professoras da Rede Pública Municipal de Feira de Santana-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2023-03-28) Rosa, Marcos da Silva da; Sitja, Liege Maria Queiroz; Silva, Fabrício Oliveira da; Anjos, Marineuza Matos dos; Rios, Jane Adriana Vasconcelos PachecoEssa dissertação objetivou perceber as mudanças epistemológicas, de atitudes e valores que foram construídas a partir das experiências vividas no curso da segunda licenciatura em Pedagogia, e que provocaram impacto na prática das professoras colaboradoras da investigação. Pretendeu-se compreender as transformações de sensibilidade pedagógica oportunizadas pela epistemologia do campo pedagógico, alcançadas através da segunda licenciatura em Pedagogia. Afinal, partiu-se da premissa que o ato formativo experienciado neste novo itinerário formativo teve relevância suficiente para marcar sua trajetória e prática profissional. Para tanto foram entrevistadas quatro professoras da rede municipal de Feira de Santana, já licenciadas, mas recorreram a uma segunda graduação em Pedagogia. Os objetivos específicos, foram três: a) compreender as motivações que levaram essas professoras a cursar uma nova licenciatura na área de educação; b) perceber, a partir da manifestação das colaboradoras da pesquisa, a contribuição da segunda graduação em Pedagogia para atuação nas diferentes etapas e segmentos da educação básica, seja do ponto de vista teórico, como prático; c)compreender as percepções e análises críticas que essa nova experiência formativa proporcionou às docentes, especialmente quanto aos sentidos da escola e da educação. A caminhada metodológica sustentou-se na fenomenologia por entender que esta permite a melhor percepção e compreensão dos fenômenos experenciados conscientemente. E teve em Max van Manen (1942) seu pilar principal, pedagogo, considerado o pioneiro da pedagogia fenomenológica e da pedagogia hermenêutica enquanto metodologia de pesquisa educacional. Seu interesse está voltado para a determinação do sentido, importância pedagógica e natureza dos fenômenos educacionais vivenciados no cotidiano. A Análise de Conteúdo e a entrevista fenomenológica completaram o arcabouço teórico-metodológico da pesquisa.
- ItemCorpo-território-LGBT+: imagens e narrativas de professores/as transviados/as na educação básica(Universidade do Estado da Bahia, 2022-06-13) Cordeiro, Janivaldo Pacheco; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Bento, Berenice Alves de Melo; Thiengo, Edmar Reis; Miranda, Eduardo Oliveira; Vieira, Claudia Andrade; Cardoso , Cláudia PonsEste estudo buscou compreender e analisar os atravessamentos que forjam identidades pessoais e profissionais de pessoas LGBTQIA+ na docência e que, por conta do gênero e da sexualidade dissidentes, provocam ressignificação de suas práticas pedagógicas, fabricam comportamentos e performances para o exercício do magistério e, de alguma forma, criam contextos para pensar os movimentos de representação e representatividade. De natureza qualitativa, o trabalho foi desenvolvido com base na Pesquisa Narrativa (CLANDININ E CONNELLY, 2015), apoiando-se nas narrativas de (re)existências (RIOS, 2021) que surgiram nas Entrevistas Narrativas e nas escritas de autorretratos, sendo analisadas utilizando a interpretação-compreensão proposta por Ricoeur (2019) e a “leitura em três tempos” sistematizada por Souza (2014, 2017). A pesquisa contou com a participação de sete colaboradores/as autodeclarados LGBT+ docentes da Educação Básica da Bahia. Nesse bojo, a discussão teórica das identidades e diferenças (RIOS, 2008; SILVA,2014) foram enriquecidas pela discussão em torno das identidades de gênero e sexualidade (BENTO 2017a, 2017b, 2018, 2021a, 2021b; BUTLER 2017, 2018a, 2018b, 2019b, 2019b, 2022; LOURO, 2014), sexualidade e as relações de poder e opressão (FOUCAULT, 2010a, 2010b, 2013, 2019), que docilizam os corpos-transviados, os classificam e reafirmam a diferença hierarquizada, demarcando-a de maneiras diferentes e de acordo com suas singularidades, e possibilitando, assim, o (re)conhecimento do corpo-território (MIRANDA, 2014, 2021). Nesse aspecto, o corpo-território foi incorporado na (e pela) tese, unificou-se e se corporificou nas discussões, imagens e narrativas, performances e corporalidades que não apenas atravessam este trabalho, o encarna, o desnuda e o constitui. De acordo com os resultados, os/as professores/as transviados/as são assujeitados/as ao cistema heternormativo que os/as vigiam, silenciam e invisibilizam as suas existências, forjando neles/nelas identidades voltadas à (auto)vigilância, ao (auto)silenciamento e à (auto)invisibilização como forma de sobrevivência no espaço escolar, mas também mostram indícios de que suas representações e representatividades são de extrema importância no combate ao preconceito, à discriminação e à visibilidade LGBTQIA+ . Assim, a tese defendida é que professores/as transviados/as encontram-se atravessados/as pela cis heteronormatividade que os/as (re)posicionam de forma que estes/as forjam suas identidades pessoais e docentes em suas imagens e narrativas construídas cotidianamente.
- ItemCultura visual, diferenças e representações identitárias dos trabalhadores rurais do Tapuio (Jacobina – BA)(2017-07-07) Sampaio, Síria Lima; Gomes, Antenor Rita; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Paula, Ercilia Maria Angeli Teixera deEsta pesquisa se situa na concepção que as visualidades, a partir dos meios de comunicação de massa, assumiram na contemporaneidade e de que modo elas estão sendo mostradas. Teve como lócus da pesquisa a região do Tapuio, localizada na zona rural da cidade de Jacobina Bahia. Os colaboradores desta pesquisa foram os trabalhadores rurais da referida localidade. Como questão norteadora, o estudo se propôs a investigar, por meio de oficinas, entrevistas narrativas e questionários visuais, de que forma estas visualidades representam a figura do trabalhador rural e de que maneira estes se representam diante destas visualidades. Os objetivos que alicerçaram este estudo, permearam em torno de identificar e descrever estas representações identitárias dos trabalhadores rurais que estão presentes nos elementos da cultura visual. A presente pesquisa assumiu uma abordagem qualitativa, seguindo estudos fenomenológicos. Como pressupostos metodológicos, o trabalho adotou o método da pesquisa etnográfica, como escolhas fundamentadas. Do ponto de vista teórico, o referido trabalho se pauta na teoria da Cultura Visual, Representações Identitárias, Diversidade e o Espaço Rural, à luz dos autores, como: Sardelich, Hernández, Martins e Tourinho, Hall, Silva, Rios, Gomes, Freire, dentre outros. Todo material pedagógico, bem como os registros utilizados durante toda a oficina, resultaram em proposições pedagógicas para educadores do campo, intitulada “LIÇÕES DO CAMPO – Breves Proposições sobre Ensinar e Aprender com as vivências de trabalhadores rurais”. Tais proporções terão como finalidade, auxiliar os educadores do campo com o material didático a ser direcionado ao público da zona rural. De modo geral, este estudo contribuirá, não só com a comunidade do Tapuio, mas sim, com todas às comunidades rurais, ou mesmo outros espaços que almejarem trabalhar com tal temática, no sentido de considerar a relação entre os indivíduos e o contexto social e identitário, ponderando os limites das diversidades existentes, bem como oportunizar e desenvolver aprendizagens subjacentes às imagens.
- ItemDa leitura de si para a leitura em si: narrativas e práticas leitoras de professoras de classes multisseriadas do município de Amargosa/BA(2016-02-12) Orrico, Nanci Rodrigues; Souza, Elizeu Clementino de; Pinho, Ana Sueli Texeira de; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Fornari, Liege Maria SitjaA presente pesquisa tem como objetivo investigar percursos de formação e atuação de professores, no âmbito da constituição de leitores em escolas rurais, a partir da articulação entre memórias, docência e narrativas. Contextualiza-se no debate contemporâneo sobre ruralidades e formação de professores e intenciona apreender, a partir das narrativas de vida e de leitura, pistas que caracterizam os percursos formativos de leitura de quatro professoras de classes multisseriadas que atuam no município de Amargosa/Bahia. Espera-se relacionar as trajetórias e práticas docentes de leitura das colaboradoras, no entendimento de como estas profissionais se formam como leitoras e como formam leitores. O estudo pauta-se nos princípios epistemológicos da pesquisa qualitativa, ancorando-se metodologicamente nos pressupostos da abordagem (auto)biográfica, com ênfase nas narrativas docentes. Como dispositivos de pesquisa, foram utilizadas entrevistas narrativas e observação de experiências pedagógicas com a leitura no contexto das classes multisseriadas. A análise foi realizada na perspectiva interpretativa-compreensiva, a partir de princípios da hermenêutica (RICOUER, 1976) e das contribuições de Schütze (2010) e conclui o quanto é relevante a escuta dos docentes e das suas histórias de vida e de leitura para que as universidades repensem os currículos dos cursos de licenciatura, no que diz respeito especialmente à formação leitora dos professores, pois esta tem sido insuficiente para que o professor assuma a responsabilidade com a mediação pedagógica de seus alunos em torno da leitura. Fica evidente, ainda assim, que os professores das classes multisseriadas criam estratégias de enfrentamento diário aos desafios relacionados ao ato de ler e reconstroem suas práticas de modo que estas valorizem os processos identitários de quem habita, estuda e trabalha na roça. Reconhece-se, ainda, que a leitura de si promoveu, nas professoras colaboradoras, (auto)conhecimento e ressignificação das suas concepções e práticas, implicando-as no repensar dos seus percursos como docentes e leitoras.
- ItemDe práticas pedagógicas inovadoras às experiências formativas: desafios para os docentes universitários(2018-11-08) Miranda, Dayse Lago de; Soares, Sandra Regina; Cunha, Maria Isabel da; Vieira, Isabel Flávia Gonçalves Fernandes Ferreira; Martins, Ediva de Sousa; Rios, Jane Adriana Vasconcelos PachecoEste estudo se insere no campo da pedagogia universitária e assumiu como objetivo compreender o papel da reflexão sobre a própria prática pedagógica para o desenvolvimento pessoal e profissional dos discentes e docentes na visão dos participantes da pesquisa. Adotou como questões de pesquisa investigar quais as principais contribuições da prática pedagógica inovadora para o crescimento pessoal e profissional dos estudantes e quais as principais aprendizagens construídas pelos docentes participantes no processo de realização das práticas pedagógicas relatadas na Série Práxis na elaboração do relato analítico para o seu desenvolvimento pessoal e profissional. O referencial teórico contemplou os conceitos sobre práticas pedagógicas inovadoras, experiência e desenvolvimento profissional docente com base em autores como: Cunha (2005 2011); Lucarelli (2004); Soares e Cunha (2010); Day (2001); Masetto (2003); Nóvoa (1997); Vieira (2009, 2014); Pimenta e Anastasiou (2002); Pozo e Pérez Echeverría (2009); Santos (2010); Sanz Acedo Lizarraga (2010). Ancorou-se na metodologia qualitativa, utilizando para a construção de dados e para a análise documental e entrevista semiestruturada e para o tratamento dos dados construídos a análise de conteúdo do tipo temática (BARDIN, 1977). Os sujeitos da pesquisa foram sete docentes que publicaram na Série Práxis e Docência Universitária, Coletânea anual produzida pela Universidade do Estado da Bahia. Dentre os resultados, destacam-se as motivações dos docentes para desenvolverem as práticas pedagógicas: a ruptura da lógica de ensino tradicional; a busca de formação de profissionais críticos e autônomos, as necessidades formativas dos estudantes e o desejo e a disposição pessoal de inovar a docência. Sobressaem os objetivos de ensino voltados para o desenvolvimento de competências técnico-profissionais e políticas dos estudantes; a inserção destes no contexto da prática profissional e a participação ativa no desenvolvimento das práticas pedagógicas; a adoção de abordagens interdisciplinares e a concepção da docência como uma prática social e política. E ainda, as aprendizagens dos próprios docentes no âmbito pessoal, da condução das práticas, apresentando fatores dificultadores e desafiantes para a realização a partir de reflexões sobre pensar, agir e sentir.
- ItemDesafios da docência na contemporaneidade: perspectivas da formação continuada contextualizada com o semiárido brasileiro em Miguel Calmon-BA(2016-07-26) Gomes, Clecion Sampaio; Carvalho, Luzineide Dourado; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Souza, Cristiane SantosA pesquisa tratou de investigar sobre quais paradigmas se fundamentaram a Formação Continuada oferecida aos docentes do Colégio Clariezer Vicente dos Anjos, no município de Miguel Calmon, no Estado da Bahia, no período de 2008 a 2015. Para tanto, procurou-se identificar os desafios enfrentados por estes docentes para o exercício da docência na sociedade contemporânea, que segundo Zygmunt Bauman, (2001; 2013) é marcada pela liquidez, aceleração, individualidades, isolamento, competição, compressão, e fluidez do conhecimento, fatores estes, que requerem profissionais ativos, reflexivos e críticos, capazes de intervir e atuar de forma relevante na sociedade, nos seus contextos mais particulares e locais ao exercerem com afinco a docência. Problematiza ainda a necessidade de uma nova Formação Continuada que esteja atrelada aos princípios da Teoria da Complexidade, tendo como referencial didático pedagógico as Diretrizes da Educação Contextualizada para a convivência com o Semiárido Brasileiro. Essa pesquisa foi desenvolvida numa perspectiva qualitativa, utilizando como inspiração metodológica a Fenomenologia e os pressupostos teóricos do método da PesquisaAção, visto que este envolve a ação do pesquisador e do grupo investigado nos mais diversos momentos da pesquisa a exemplo da socialização da proposta interventiva através de seminário formativo, a coleta de dados realizada através de questionários e entrevistas que nos revelaram ser a ausência da Formação Continuada um dos desafios para a existência de espaços coletivos de discussão e reflexão sobre o fazer pedagógico dos docentes. Sendo assim, criamos as Oficinas Formativas como uma proposta interventiva que visa aportar teórica e metodologicamente a Rede de Educação Municipal para a construção de um plano de Formação Continuada que estabeleça fecundas parcerias e trocas de experiências entre os docentes e assegure a reflexão-ação sobre sua práxis pedagógica, à luz do Paradigma da Complexidade, oportunizando o desenvolvimento de práticas pedagógicas Contextualizadas com o Semiárido e mais condizentes com as demandas da Contemporaneidade.
- ItemDesafios dos processos de ensino e aprendizagem e experiências de formação pedagógica assumidas por professores de uma instituição de ensino superior privada(2017-09-28) Barreiro, Mariana Soledade; Soares, Sandra Regina; Bruni, Adriano Leal; Cunha, Maria Isabel da; Ribeiro, Marinalva Lopes; Fialho, Nadia Hage; Rios, Jane Adriana Vasconcelos PachecoEste estudo se insere no campo da formação de professores, em especial dos docentes do ensino superior. A formação pedagógica desses docentes tem sido objeto de crescente interesse, considerando a ampliação dos desafios para esse nível de ensino, no atual contexto de sua expansão. Assumiu como objetivo compreender a relação que professores de uma Instituição de Ensino Superior privada estabelecem entre os desafios vividos no processo de ensino-aprendizagem e as experiências de formação docente por eles assumidas. Adotou como questões de pesquisa: investigar em que medida o cenário de complexidade e incerteza orienta as concepções e práticas de formação profissional dos participantes da pesquisa; e, na visão dos participantes, se as experiências formativas vivenciadas contribuíram para ressignificação de suas representações e práticas docentes. O referencial teórico da pesquisa contemplou reflexões e conceitos sobre a formação de profissionais, sobre saberes docentes, sobre formação de professores universitários e desenvolvimento profissional docente, com base em autores como: Almeida (2012); Cunha (2010); Soares e Cunha (2010); Trillo (2000); Masetto (2003); Korthagen (2009); Vieira (2014); Zabalza (2000); Pozo e Pérez Echeverría (2009); Monereo e Pozo (2009a, 2009b); Sanz de Acedo Lizarraga (2010) e Tardif (2010, 2012). Como percurso metodológico, a investigação envolveu uma pesquisa do tipo descritiva e exploratória, com uma abordagem qualitativa. Para a coleta de dados, foram utilizadas como técnicas a entrevista semiestruturada e o questionário, constituído por perguntas abertas e fechadas. Os dados de natureza qualitativa foram tratados pela Análise de Conteúdo de Bardin (2009). Os dados quantitativos foram tabulados através do programa Statistical Package for Social Science (SPSS). Dentre os resultados, destaca-se que o cenário de complexidade e incerteza parece estar pouco presente na reflexão e condução das práticas dos docentes investigados, pois revelam uma concepção de profissional simplista e centrada na racionalidade instrumental. Por conseguinte, assumem práticas pedagógicas, incluindo as de avaliação da aprendizagem, com uma forte vinculação com o paradigma hegemônico de ensino. Embora algumas poucas iniciativas relatadas tenham o potencial de desenvolver competências, atitudes e valores dos discentes, o propósito fundamental continua sendo a aquisição e reprodução de conteúdos por parte deles. Os professores reconheceram que não possuíam saberes importantes para assumir a docência universitária e que necessitariam investir em percursos formativos para superar tais deficiências. Todavia, ainda havia uma representação sobre saberes e formação para a docência em uma perspectiva instrumental e tecnicista. Reconheceram o Núcleo de Assessoramento pedagógico (NASPED) como um lugar de acolhimento, com potencial para ajudá-los a transformar suas práticas de ensino-aprendizagem. Entretanto, o Núcleo não consegue gerar um nível de reflexão profundo, que possibilite uma mudança significativa em suas práticas. Contudo, a análise dos dados traz evidências de que tanto os docentes quanto o NASPED estão passando por uma transição paradigmática, pois apresentam uma contradição com o paradigma hegemônico de ensino-aprendizagem, ainda que de forma tímida e incipiente, mas com possibilidades de avanços futuros.
- ItemDesafios político-pedagógicos da formação docente da EJA em escolas rurais(2020-10-30) Pereira, Marília Regina Souza; Dantas, Tânia Regina; Laffin, Maria Hermínia Lage Fernandes; Rios, Jane Adriana Vasconcelos PachecoEste estudo trouxe como tema a formação continuada docente, o seu objeto concentrou-se na formação continuada de professores da Educação de Jovens e Adultos em escolas rurais. Teve como objetivo geral compreender os processos de formação continuada vivenciados pelos docentes da EJA no âmbito das escolas rurais, evidenciando os desafios político-pedagógicos a partir de suas narrativas. O estudo emergiu da seguinte questão problematizadora: Quais são as condições objetivas da formação continuada docente na Educação de Jovens e Adultos e que desafios político-pedagógicos são gerados nesse processo, particularmente no contexto rural em Seabra-Bahia? Almejando identificar e analisar as condições objetivas da formação continuada da EJA, foi configurado o objetivo principal dessa investigação e questionar quais são os desafios político-pedagógicos vivenciados pelos docentes que atuam na EJA nas escolas rurais de Seabra-BA; problematizar os aspectos político-pedagógicos da formação docente para a EJA e como se evidenciam na prática. Para tanto, busquei a análise documental na LDB nº 9.394/96; no Parecer CNE nº 11/2000; nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação de Jovens e Adultos nº 11/2000; no Plano Nacional da Educação (PNE) 2014-2024; fundamentação teórica referente a formação docente em Freire (1996), Nóvoa (2009), Dantas (2012, 2016a), Alves (2016), Arroyo (2006), Laffin (2018) e Pereira e Rios (2015); as bases conceituais da formação contínua de Nóvoa (2002), que sustentaram o trabalho; e no que tange à metodologia, em Souza (2006), Delory-Momberger (2012), Clandinin (2015), Abrahão (2004), Josso (2004). A abordagem metodológica teve como base a pesquisa qualitativa, especificamente (auto)biográfica, e teve como dispositivo as entrevistas narrativas. A análise foi interpretativa-compreensiva com base em Ricouer (1996) e Souza (2004). Foram entrevistados cinco docentes que atuam na modalidade EJA em duas escolas municipais no âmbito do contexto rural de Seabra, destacando a trajetória de vida e formação, a relação deste percurso profissional/pessoal com o processo de construção da identidade profissional, contribuindo através das narrativas (auto)biográficas dos professores para ampliar a discussão sobre esse campo de atuação, assim como a ressignificação da identidade desse profissional, sua formação e atuação pedagógica. O estudo indicou os desafios político-pedagógicos vivenciados pelos docentes da EJA em escolas rurais, apontando para a necessidade de maiores investimentos nos processos de formação continuada de professores, articulada numa relação com a prática diária.
- ItemDocência na educação básica: formação continuada do professor supervisor no PIBID(2017-12-15) Santos, Hilderlândia Penha Machado; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Nogueira, Eliane Greice Davanço; Souza, Elizeu Clementino; Dourado, Emanuela Oliveira CarvalhoO Estudo intitulado Docência Na Educação Básica: Formação Continuada do Professor Supervisor no Espaço do Pibid desenvolveu-se no terreno da educação, alicerçado na perspectiva da pesquisa qualitativa. Trata-se de uma pesquisa-formação atravessada pelos princípios da pesquisa (auto)biográfica e da abordagem experiencial com a finalidade de compreender como a formação das professoras supervisoras acontece no espaço do PIBID e de que modo tais experiências contribuem para formação do professor da educação básica, produzindo outras propostas de formação continuada. Dadas às características e objetivos pretendidos, dialogamos com estudos de Fabre (1994), Josso (2004, 2010), Larrosa (2002, 2016), Nóvoa (1988, 1992, 1995), Suárez (2007, 2010), Souza (2006, 2010), entre outros estudiosos que apresentam o compromisso intelectual com abordagem (auto)biográfica da formação do sujeito; com Gatti (et al 2014) nos estudos sobre a formação continuada no PIBID e ainda com Zeichner (2010) que aborda a formação docente e continuada de professores. Assim, a pesquisa tomou como dispositivos, a entrevista narrativa e as oficinas reflexivas, inspiradas nos ateliês biográficos de projetos de Delory Momberger (2008). O estudo apresentou outras possibilidades de pensarmos a formação continuada docente no PIBID, como acontece e o que a envolve, destacando as seguintes dimensões formativas: formação pela pesquisa/ação colaborativa, relação teoria/prática e a coformação. A partir dos resultados, foi produzida uma proposta de plano de formação continuada para os professores da educação básica do município de Irecê.
- ItemDocência na Ilha de Maré: formação continuada e maritimidades(2019-06-17) Macêdo, Ziziane Oliveira De; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Hage, Salomão Antonio Mufarrej; Araujo, Sandra Regina Magalhães de; Fornari, Liege Maria SitjaEsta pesquisa busca compreender os modos como a formação continuada é vivenciada pelas docentes na relação com as maritimidades da Ilha de Maré, tendo em vista, o levantamento de possíveis singularidades do trabalho docente no contexto marítimo. Trata-se de uma pesquisa qualitativa de abordagem (auto)biográfica, cuja opção teórico-metodológica assenta-se nas contribuições de Nóvoa, Souza, Rios, Delory-Momberger, Josso, entre outros. Neste sentido, o trabalho se desenvolve a partir de entrevistas narrativas de seis professoras de cinco escolas da Rede Municipal de Ensino de Salvador que atuam na Educação Básica, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na Ilha de Maré. Este estudo identificou os modos de atravessamentos das maritimidades nas Ilhas de Salvador no processo de formação das professoras da Ilha, bem como as ruralidades que envolvem o universo escolar identificadas nas condições de trabalho e nas temporalidades específicas da Ilha, em especial as questões relacionadas às demandas das classes multisseriadas, com os seus diferentes tempos e ritmos de aprendizagem. E revela que a formação continuada é vivenciada pelas professoras na busca por ressignificar a formação oferecida pela Rede Municipal de Ensino, adequando as especificidades da docência na Ilha. Inclusive como estas professoras vêm experimentando, juntamente com os estudantes das comunidades rurais da Ilha, possibilidades criativas e desafiadoras em seu fazer pedagógico, bem como a metodologia utilizada com as classes multisseriadas com agrupamentos produtivos de alunos de diferentes séries/anos. Assim, as professoras investem tempo e recursos, ainda que de forma individualizada, em seu próprio desenvolvimento profissional em detrimento da formação continuada promovida pela instituição a qual estão vinculadas.
- ItemDocência nas águas: diversidade cultural, maritimidade e travessias na ilha de Itaparica(2015-05-29) Costa, Silvano Sulzart Oliveira; Rios, Jane Adriana Vasconcelos Pacheco; Hage, Salomão Antônio Mafarrej; Souza, Elizeu Clementino; Araújo, Sandra Regina Magalhães deEsta investigação busca compreender os modos como a docência é desenvolvida pelos docentes, no contexto da maritimidade da Ilha de Itaparica, e como estes dialogam com a diversidade cultural presente no universo escolar em que atuam. O estudo pauta-se nos princípios epistemológicos da pesquisa qualitativa, sendo ancorado nos pressupostos da abordagem autobiográfica, a partir das análises desenvolvidas por Nóvoa (1988), Souza (2008), Souza (2014), Delory-Momberger (2012) e Rios (2012), dentre outros. Ao escrever sobre a docência na Ilha de Itaparica, delineio também a minha própria trajetória docente, desvelando minhas memórias de aluno e professor que experimentou a educação no contexto das águas. Quanto aos procedimentos metodológicos da pesquisa, opto pela entrevista narrativa, seguindo as orientações de Bertaux (2010), Jovchelovitch e Bauer (2010). Para compreender a questão da diversidade cultural na Educação, busco, nos estudos de McLaren (2000), Gonçalves e Silva (2006), Gomes (2007) e Williams (1992), subsídios para entender os múltiplos aspectos culturais que permeiam os processos educacionais e, principalmente, a docência. Com o desenvolvimento da pesquisa, pude constatar que a travessia representa, para os docentes da água, um “rito de passagem”, não somente na esfera física do deslocamento, mas também no aspecto simbólico. A maritimidade que circunda a Ilha faz com que os docentes incorporem as práticas culturais do mar a suas vidas cotidianas, porém estes demonstram, ainda, dificuldades em transformálas em práticas pedagógicas, uma vez que possuem dificuldades em lidar com a diversidade cultural e a cultura das águas, ambas presentes em suas salas de aula.