Navegando por Autor "Ribeiro, Neurilene Martins"
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- ItemHistórias cruzadas de professores: memórias de letramento e de práticas pedagógicas em escolas rurais(2014-04-11) Ribeiro, Neurilene Martins; Souza, Elizeu Clementino de; Passeggi , Maria da Conceição; Suárez, Daniel Hugo; Delory-Momberer, Christine; Cordeiro, Verbena Maria Rocha; Rios, Jane Adriana Vasconcelos PachecoNo âmbito dos estudos sobre ruralidades, letramento e formação docente, essa tese tem o objetivo de investigar possíveis implicações e relações entre memórias de letramento e de práticas pedagógicas, ao apreender saberes e práticas de letramento de professores, bem como discutir percepções docentes sobre processos de formação e autoformação. Realizou-se em regime de colaboração com doze professores que nasceram, estudaram e atuam em escolas rurais, nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na cidade de Iraquara-BA. Inscreve-se no panorama intergeracional de investigações que tomam as histórias de vida como metodologia de pesquisa-formação, de modo que aborda aspectos axiológicos, epistemológicos, políticos e metodológicos da escuta aos professores. Adota-se o ateliê biográfico rural como dispositivo de investigação-ação-formação e como política de sentidos para a formação de professores, a partir de três tempos e dois movimentos. Enquanto os tempos relacionam-se à escrita de memórias de letramento, de relatos pedagógicos e às histórias cruzadas de professores, os movimentos referem-se à heteroformação e a autoformação. Na vertente das memórias de letramento na infância, contrasta a aridez das práticas escolares tradicionais com a fertilidade do letramento informal forjado em espaços não escolares rurais. Na perspectiva do letramento emancipatório, discute modos como práticas pedagógicas inovadoras, no cotidiano escolar, são construídas pelos professores, a partir de projetos de letramento e redes de sociabilidade. No campo da formação, problematiza questões sobre inovação pedagógica e rupturas, tematiza a aprendizagem docente como deslocamentos tensionados por múltiplas temporalidades e dilemas e destaca o espaço-tempo da escola como ateliê de formação. Defende a tese de que os professores remodelam horizontes iniciais e insurgem como design de currículo e autores de práticas avançadas, ancorados pela formação no contexto da escola. Conclui que estão em marcha pequenas revoluções em escolas rurais, haja vista a emergência da pedagogia da esperança alicerçada no letramento emancipatório e na construção de escolas itinerantes.
- ItemHistórias de vida de professoras de língua portuguesa: dilemas e saberes da profissão docente(2008-09-25) Ribeiro, Neurilene Martins; Souza, Elizeu Clementino de; Cordeiro, Verbena Maria Rocha; Sá, Maria Roseli Gomes de; Passeggi, Maria da ConceiçãoA presente pesquisa discute como professoras de Língua Portuguesa tornam-se professoras no exercício da profissão, tendo em vista os saberes docentes e os dilemas profissionais constitutivos da vida de professores iniciantes. Busco aproximar-me dos campos de tensão vividos pelas professoras nos anos iniciais da carreira, ciclo profissional que ritualiza os começos da profissão: que dilemas enfrentam, como os nomeiam, como se posicionam frente a eles. Assumo como objetivo dessa investigação compreender as teias de relações constitutivas dos processos que forjam a construção das identidades e subjetividades docentes no ciclo inicial da carreira, cujos fios são buscados nas histórias de vida das professoras por meio de narrativas orais e escritas. No âmbito das pesquisas qualitativas sobre formação docente, o trabalho assume como metodologia as histórias de vida, enquanto intenta dar algum enfrentamento ao enfoque racionalista e tecnicista da formação de professores, meta narrativa que perdura na formação docente, ainda que sob traços contemporâneos. Escolho, como espaço empírico da pesquisa, municípios da Chapada Diamantina, no âmbito do Projeto Chapada, para realizar a escuta de professoras de Língua Portuguesa que atuam em classes de 5ª a 8ª série, nas redes municipais de ensino, com um a cinco anos de carreira. Carta, grupo focal, entrevista narrativa e relatório sobre a prática docente são tomados como fontes de pesquisa, para investigar experiências formadoras e (auto)formadoras que marcam as identidades profissionais e as práticas de ensino das colaboradoras da pesquisa. Ao considerar tais contextos e sujeitos da pesquisa, questões concernentes às relações entre memória, docência e gênero, bem como aquelas vinculadas às relações entre docência e educação na zona rural são tangenciadas no âmbito desse estudo sobre aprendizagem da docência no ciclo inicial da carreira.