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Navegando por Autor "Ribeiro, Ariane Confessor de Carvalho"

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    Glocalização da língua inglesa e entrelugaridade: uma reflexão sobre identidade e interculturalidade entre falantes-aprendizes
    (Universidade do Estado da Bahia, 2018) Ribeiro, Ariane Confessor de Carvalho; Maia, Marilene de Souza; Melo, Líbia Gertrudes de; Borges, Mônica Veloso
    Com a expansão do idioma inglês pelo mundo e a consequente necessidade de emancipação dos falantes/aprendizes deste idioma, surge a necessidade de refletir sobre as questões relacionadas à identidade e interculturalidade entre falantes/ aprendizes. Além disso, torna-se imprescindível repensar a prática pedagógica do professor de LI para que este venha a desenvolver um trabalho que leve em consideração os aspectos culturais e identitários materializados nas produções na língua falada/aprendida. Neste sentido, este trabalho teve a seguinte questão norteadora: como uma pedagogia glocalizada e intercultural pode favorecer o desenvolvimento dos falantes/aprendizes de LI, de modo que estes se sintam empoderados na língua, se reconheçam como falantes e entendamos traços culturais como algo inerente ao seu falar? O objetivo geral deste trabalho foi sugerir uma pedagogia que favoreça o empoderamento/apropriação da língua pelo falante/aprendiz de LI. Os procedimentos metodológicos se basearam em pesquisa qualitativa, por meio da aplicação de dois questionários destinados a professores ( três professores) e alunos (dez alunos) de uma escola pública na cidade de Conceição do Coité- Ba. Este estudo foi norteado pelas ideias de teóricos como: Bhabha (1994), Kachru (1985), Leffa (2016), Micolli (2010), Moita Lopes (2008), Paiva (2010), Rajagopalan (2006 e 2009) dentre outros. Dois questionários foram aplicados e analisados, possibilitando compreender que a prática do professor de Língua Inglesa deve ser adaptada para a realidade sociocultural na qual se inserem os aprendizes, dado que, a maneira como a língua tem sido ensinada, não permite que os falantes/aprendizes considerem o ensino significante, pois os alunos respondentes dos questionários aplicados na pesquisa demonstraram resumir as vantagens de saber inglês apenas às aplicabilidades práticas da língua no dia a dia e, vêem como algo utópico se reconhecerem como falantes da mesma. Os professores respondentes do questionário, embora nem todos desenvolvam na prática um trabalho a partir da ótica da glocalização do ensino de inglês, demonstraram ter consciência de que uma pedagogia glocalizada é uma perspectiva para a emancipação dos falantes/aprendizes.
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    Mapeando possibilidades: um estudo bibliométrico sobre gênero, sexualidade e interculturalidade no Mestrado Profissional em Educação e Diversidade
    (Universidade do Estado da Bahia, 2024-02-01) Ribeiro, Ariane Confessor de Carvalho; Silva, Zuleide Paiva da; Santos, Dayana Brunetto Carlin dos; Barreira, Maria Isabel de Jesus Souza; Ramos, Michael Daian Pacheco
    Esse estudo tem o objetivo de verificar o modo como se configuram as produções do Mestrado Profissional em Educação e Diversidade (MPED), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) que são atravessadas pelos temas interculturalidade, gênero e sexualidade, analisando, a partir das discussões tecidas e intervenções/produtos propostos, em que medida essas produções contribuem ou podem contribuir para melhorar as práticas pedagógicas da educação básica e da educação regional em geral. Os objetivos específicos propostos são: a) mapear as abordagens epistemológicas e metodológicas dos trabalhos; b) identificar a tipologia das propostas interventivas e do produto delas; c) analisar como as produções interpretam as questões de gênero e sexualidade no contexto escolar; d) identificar demandas que emergem dentro do programa, no que se refere ao desenvolvimento dessas pesquisas e) discutir sobre o perfil das(dos) egressas(os), o processo de produção dos Trabalhos Finais de Conclusão de Curso (TFCCs) e sobre a execução das suas propostas interventivas. O percurso teórico-metodológico adotado baseia-se na perspectiva política e filosófica do feminismo materialista, a partir da qual se compreende que a luta feminina contra os sistemas de opressão não pode ser desvinculada das lutas de classe. Esse é um estudo bibliométrico, de caráter exploratório de abordagem metodológica quali-quantitativa. Para construção dos dados, utilizamos uma Revisão Sistemática de Literatura, a análise bibliográfica de produções do MPED e ciclos de conversas com egressas(os) do programa. A análise dos dados construídos foi feita utilizando a técnica de Análise de Conteúdo proposta por Bardin (2001). No que se refere ao aporte teórico, acionamos principalmente Mathieu (2009; 2021), Wittig (1970), Delphy (2009; 2015), Scott (1995), Louro (2000), Candau, (2003; 2020), Hall (2006) e Gatti (2001). Os resultados alcançados na pesquisa sugerem que há a necessidade de se repensar a oferta dos componentes curriculares obrigatórios e optativos ou mesmo reconsiderar as ementas desses componentes no MPED. Os resultados também constatam que são de grande valia estudos que deem visibilidade às produções do programa, evidenciando para a comunidade científica e para a sociedade em geral as melhorias não apenas propostas, mas promovidas, na educação básica local, por esses TFCCs. O produto pensado para essa pesquisa é uma cartografia das produções do programa organizada no formato de um infográfico. A expectativa é que esse produto seja integrado aos produtos resultantes das pesquisas de demais colegas que desenvolvem no MPED pesquisas sobre gênero e sexualidade, de forma que a integração dos produtos resulte em um produto único, um caderno de orientação elaborado e publicado na intenção de pensar formação de professoras(es) da educação básica numa perspectiva de gênero e sexualidade.
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