Navegando por Autor "Rezende, André Luiz Andrade"
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- ItemO agente inteligente como potencial para o entendimento das dinâmicas socioespaciais: uma experiência com alunos do ensino fundamental I(2019-08-19) Jesus, Alessandro Silva; Rezende, André Luiz Andrade; Santana, Francisco José da Silva Borges de; Dias, Josemeire MachadoEste trabalho tem como objetivo apresentar o agente inteligente integrado ao artefato K-ágora, como potencial para o entendimento das dinâmicas socioespaciais. Em princípio, o artefato geotecnológico K-ágora utilizado neste relatório, possibilita a exploração de mapas de qualquer lugar, desde que tenha acesso à Internet, permitindo assim, simular a construção de uma cidade valorizando os aspectos significativos na vida do cotidiano do aluno, estimulando a criatividade e seu entendimento sobre as dinâmicas socioespaciais. Para tanto, a solução geotecnológica do agente inteligente, viabiliza o aluno conversar com o amigo virtual, para responder perguntas sobre elementos do espaço geográfico, sendo uma forma alternativa de tutoria. Neste contexto, a pesquisa apresenta o agente inteligente em práticas pedagógicas na sala de aula, proporcionando ao professor um recurso geotecnológico que pode contribuir para uma aula mais dinâmica, envolvente e motivadora, despertando assim, o interesse dos alunos e possibilitando uma aprendizagem mais significativa com sentido para a sua vida, a partir da valorização das dinâmicas socioespaciais em relação ao lugar na cidade (bairro, rua) de Salvador (BA). O projeto faz parte do grupo de pesquisa GEOTEC (Geotecnologias, Educação e Contemporaneidade) e o K-Lab – Laboratório Educacional, tem como objetivo a construção e melhorias de processos formativos e educacionais, através de elaboração, utilização e redimensionamento de técnicas, ações e processos tecnológicos, vivenciados na prática. Os pressupostos Metodológicos, explora a Pesquisa Colaborativa Aplicada a partir da fundamentação teórica de Brandão (1985) e Paschoal (2008), validando os processos participativos, incentivando a construção coletiva, promovendo a troca de saberes e a construção de conhecimentos.
- ItemJogo-Simulador Kimera como Proposição Geotecnológica para o Entendimento de Espaço(2015-03-20) Rezende, André Luiz AndradeEsta pesquisa situa-se na proposição do jogo-simulador Kimera: Cidades Imaginárias, como uma possibilidade Geotecnológica para o entendimento de Espaço. Assim, articula-se, através do redimensionamento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), a aproximação entre as Geotecnologias e os Jogos Digitais, argumentando-se que os constructos supracitados possuem como gênese os processos criativos dos homens. Dessa maneira, concebe-se o jogosimulador Kimera como potencial Geotecnológico, capaz de modificar o modus operandi (pensar/fazer) dos diferentes sujeitos, neste caso, a respeito da compreensão de Espaço. Essa estruturação teórica constituiu-se em virtude da existência de um hiato entre a Educação Cartográfica e o entendimento de Espaço, este último fortemente atrelado aos limites tecnicistas (cores, símbolos e traços) estabelecidos nas cartas geográficas. Essa situação ecoa, no cotidiano da sala de aula, por meio da materialização limitada e descontextualizada dos conteúdos didáticos, uma vez que é desconsiderada a complexidade desse “espaço de relações” predominantemente humanas, instituído no meio. Neste contexto, as Geotecnologias tornam-se potenciais na ruptura das práticas escolares que vinculam exclusivamente o espaço geográfico aos mapas. Ante o exposto, esta investigação buscou apontar as características que direcionem o jogo-simulador Kimera como uma possibilidade Geotecnológica na compreensão de Espaço. Para tanto, tornou-se imprescindível identificar quais concepções sustentam o jogo-simulador como potencial Geotecnológico. Ademais, é preciso verificar quais conceitos, a respeito de Espaço, permeiam a gênese do jogo Kimera. E, por fim, reconhecer quais os pressupostos relativos ao espaço geográfico que podem ser articulados na interação com o jogo-simulador citado. Para refutar ou confirmar a tese defendida, esta pesquisa pautou-se em uma análise qualitativa, através do estudo de caso, utilizando questionários como dispositivos de coleta. Tais instrumentos intencionaram obter as percepções dos sujeitos especialistas, após a exploração do locus de observação, neste caso, o jogo-simulador Kimera.
- ItemRobótica educacional na educação de jovens e adultos: uma proposta pedagógica potencializadora da emancipação humana(Universidade do Estado da Bahia, 2024-08-15) Cavalcante, Társio Ribeiro; Nonato, Emanuel do Rosário Santos; Silva, Alzira Ferreira da; Rezende, André Luiz Andrade; Faria, Edite Maria da Silva de; Sales, Mary Valda SouzaA emancipação humana configura-se como característica relevante aos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos ao possibilitar caminhos para a transformação do sujeito em um ser crítico, capaz de refletir sobre a realidade que o cerca e de tomar para si o protagonismo da sua história exercendo uma ação consciente sobre o mundo. A partir desse entendimento, assume-se que a robótica educacional, na condição de recurso pedagógico surgente no contexto da cultura digital, apresenta-se como uma possibilidade a potencializar o processo de emancipação humana desses sujeitos, uma vez que a idealização de robôs imbricados ao seu contexto, bem como a sua construção e codificação a realizar as tarefas delineadas pelos sujeitos em respeito à sua identidade cultural e aos saberes adquiridos ao longo da vida, viabilizam o exercício das práticas colaborativa, dialógica, investigativa, problematizadora e transformadora (princípios emancipatórios aqui investigados). Neste contexto, através de uma pesquisa qualitativa conduzida pela abordagem metodológica da Pesquisa-Aplicação, este trabalho investigou a seguinte inquietação materializada em questão de pesquisa: como potencializar o processo de emancipação humana dos sujeitos da Educação de Jovens e Adultos a partir da utilização da robótica educacional em intervenções pedagógicas nesta modalidade de ensino? De maneira a explorar esse problema de pesquisa, foi idealizado como objetivo geral potencializar o processo de emancipação humana dos sujeitos da EJA a partir de uma proposta pedagógica mediada pela robótica educacional orientada por fundamentos socioconstrutivistas e imbricada em princípios emancipatórios, cujos objetivos específicos citados a seguir possibilitaram os caminhos para alcança-lo: a) identificar princípios emancipatórios a partir da perspectiva adotada por Paulo Freire; b) construir colaborativamente, com os sujeitos da pesquisa, o design pedagógico socioconstrutivista norteador da proposta pedagógica e, por fim, c) promover intervenções pedagógicas, com utilização da robótica educacional, que possibilitem potencializar o processo de emancipação humana dos sujeitos da EJA. Como consequência dos segundo e terceiro objetivos específicos, foi realizada com os sujeitos da EJA do Instituto Federal Baiano - Campus Catu a construção colaborativa de um design pedagógico socioconstrutivista e, a partir deste, foram realizados, também com os sujeitos da EJA desta mesma instituição, ciclos iterativos de aplicação e aperfeiçoamento de ações intervencionistas materializadas na forma de cursos de extensão. Os ciclos realizados possibilitaram exercitar os princípios emancipatórios a partir do design pedagógico socioconstrutivista elaborado, viabilizando a construção de robôs idealizados de acordo com os anseios e necessidades dos sujeitos da pesquisa em respeito aos seus saberes e experiências vividas para além dos muros da escola, o que permitiu inferir ser possível potencializar o processo de emancipação humana dos sujeitos da EJA a partir de uma proposta pedagógica mediada pela robótica educacional quando orientada por um design pedagógico socioconstrutivista imbricado em princípios emancipatórios.