Navegando por Autor "Reis, Edmerson dos Santos"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCorporeidade e currículo da educação infantil: um estudo numa escola do campo(2016) Silva, Carliane de Oliveira; Carvalho, Luzineide Dourado; Reis, Edmerson dos Santos; Ribeiro, Marcelo Silva de SouzaCompreender como a corporeidade das crianças, produzida\significada pela cultura escolar, é tratada no currículo da Escola Municipal de Educação Infantil Bom Jesus dos Navegantes, localizada no Distrito Rural de Itamotinga, Município de Juazeiro (BA), campo empírico da pesquisa foi o que nos propomos. No referencial teórico aprofundamos conceitos fundamentais como criança cidadã, corporeidade, Educação Infantil do Campo, currículo contextualizado, currículo indexado e “currículo em movimento”, elaboração conceitual em construção, aqui entendido como um currículo contextualizado com a vida cultural, natural e sócio-ambiental das crianças que vivem no campo. O enfoque metodológico foi fenomenológico e optamos pela pesquisa participante de cunho qualitativo. Teve como dispositivos de pesquisa análise documental, entrevistas semiestruturadas e observações participantes. Além de outros dispositivos ancorados na Sociologia da Infância como rodas de conversas, desenhos livres e orientados e realização de brincadeiras para a interlocução com as crianças sujeitos diretos da pesquisa. Tivemos outros sujeitos que colaboraram no desvelamento do fenômeno: Os professores, gestores pedagógicos da unidade escolar e técnicas pedagógicas da Secretaria Municipal de Educação. Neste estudo, partimos do pressuposto que a criança é cidadã e exerce essa cidadania se comunicando pelo corpo, pois está no mundo em movimento e expressão. Portanto, a corporeidade é nossa presença no mundo, nosso modo de ser-sendo através da maneira como estabelecemos com os outros e com os objetos que nos rodeiam nossa presença de corpo-vivido como disse Merleau Ponty (2014). Desse modo, consideramos que na Educação Infantil, a corporeidade é um elemento presente no processo de ensino e aprendizagem, pois contribui na fluidez das evoluções de caráter social, cognitivo, motor, afetivo e cultural e, isso ocorre mediado pelo currículo. Os resultados evidenciam uma desvalorização da corporeidade bem como, um distanciamento da realidade social, natural e cultural das crianças. As práticas acabam reproduzindo um currículo tradicional, linear e descontextualizado com o Campo. Todavia, constatamos que as experiências comunicadas pela corporeidade das crianças contribuem com a fluidez do “Currículo em movimento”, que foi revelado com as crianças numa interrelação entre os conhecimentos universais e os conhecimentos locais.
- ItemA cultura escolar para a produção de saberes complexos com o semiárido brasileiro: a experiência do Colégio Wilson Lins(2016) Oliveira, Marcelo dos Santos ; Carvalho, Luzineide Dourado; Reis, Edmerson dos Santos; Souza, Cristiane SantosNesta pesquisa, partimos do pressuposto de que há uma transição do paradigma clássico (SANTOS, 1991) para o paradigma complexo (MORIN, 2014). A partir dessa premissa, o Colégio Estadual Wilson Lins, situado na cidade de Valente-BA, observado in loco, é exemplo deste movimento. Para fazer perceber essa transição, será considerada relevante para análise dessa conjuntura a cultura escolar no referido colégio. Assim, buscar elementos da cultura da escola que permita caracterizar a transição paradigmática, bem como encontrar as pistas e indícios que realizem a tessitura entre a cultura escolar para a produção de saberes complexos com o semiárido brasileiro. Para seu êxito, algumas questões orientadoras foram levadas em conta, Como a cultura escolar se desenvolve por meio dos projetos e práticas, abrindo rupturas com o pensamento moderno e construindo outro novo pensamento? Quais os mecanismos que favorecem a construção de um paradigma emergente? Como a Educação Contextualizada pode promover o diálogo com a natureza e com os saberes típicos da ciência complexa para favorecer a atribuição de sentido pelos sujeitos? A referida escola ganhou destaque nas feiras de ciências locais, estaduais e nacionais, muitos projetos apresentados referenciados na interdisciplinaridade, na Educação Contextualizada para a convivência com o Semiárido Brasileiro (SAB), outros tantos que revelam a trajetória da escola em ruptura com o paradigma clássico. Outro aspecto importante é o fato de o colégio estar situado na região do sisal. Nele, o município de Valente destaca-se como a capital do sisal, pelo fato de sediar uma grande cooperativa de beneficiamento deste produto. Essa perspectiva conduz à (re)significação do Projeto Político Pedagógico a partir desse olhar contextualizado e complexo. O SAB foi percebido em suas relações com os sujeitos a partir de Carvalho (2012) e a cultura escolar e a partir de Forquini (1993). A abordagem segue o método complexo e busca urdir os instrumentos de pesquisa com os princípios morinianos (sistêmico ou organizacional, hologrâmico, circuito retroativo, circuito recursivo, autonomia/dependência, dialógico, reintrodução do conhecimento em todo conhecimento). Este percurso metodológico foi construído com a pesquisa qualitativa, a fim de analisar como a cultura escolar tem produzido saberes científicos a partir da complexidade, dimensionando uma nova concepção de semiárido e conclui que, o colégio está caminhando em trajetória de construção de um paradigma emergente.
- ItemDa educação rural/educação do campo à educação contextualizada – a trajetória de evolução conceitual nos cursos de pedagogia do Departamento De Ciências Humanas, CAMPUS III, Juazeiro-BA(2022-12-28) Quirino, Taylane Ferreira; Reis, Edmerson dos Santos; Rocha, Adma Hermenegildo; Soares Neto, Paulo RibeiroO estudo tem como tema “O Percurso evolutivo da Educação Contextualizada no curso de Pedagogia do Departamento de Ciências Humanas, campus III (DCH III), em Juazeiro – BA, dessa forma, o objetivo geral é compreender este processo de evolução conceitual, como ele aconteceu, quais influências ele sofreu para chegar até os dias atuais, sempre se atentando e realizando os objetivos específicos de identificar as etapas da trajetória, analisar como as etapas aconteceram em relação aos documentos curriculares, identificar as influências gerais e específicas que contribuíram nesse percurso evolutivo e documentar toda a trajetória para servir de aporte para pesquisas futuras. Os Conceitos chave são a Pedagogia, Currículo, Educação Rural, Educação do Campo, Educação Contextualizada e Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido. Já na metodologia, o método utilizado na pesquisa foi o Materialismo Dialético, com abordagem qualitativa, contendo estudo descritivo, pesquisa documental, revisão de literatura e pesquisa de campo. No que se refere aos instrumentos para obtenção dos dados foram utilizados a entrevista semiestruturada, levantamento de dados e análise de documentos. Os resultados obtidos pela pesquisa se mostram promissores quando conseguem traçar toda a trajetória, observando os marcos temporais que aconteceram no percurso e as suas influências que reverberam no currículo do curso de pedagogia fazendo com que o DCH III seja um lugar de formação de pedagogos com o pensamento crítico, politizado e contextualizado acerca dos movimentos que ocorrem na nossa sociedade, dando força para que haja uma mudança transformadora na educação.
- ItemA formação docente e suas implicações no processo educativo em dois municípios do território Sertão do Francisco(2022-07-20) Barbosa, Hanna Karoliny Feitosa; Reis, Edmerson dos Santos; Rocha, Ádma Hermenegildo; Vieira, Josenilton NunesA presente pesquisa realiza o levantamento e a análise dos indicadores da Adequação da Formação Docente e Oferta de Formação Continuada dos municípios de Juazeiro – BA e Campo Alegre de Lourdes – BA, localizados no Território de Identidade Sertão do São Francisco, no norte baiano. Para essa finalidade, foram realizados estudos e buscas de dados em sites de livre acesso do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Observatório do Plano Nacional de Educação (OPNE) e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) sobre a Adequação e Oferta da Formação Continuada e suas nuances, como os indicadores de aprendizagem dos alunos. Possui natureza quanti-qualitativa e é parte das pesquisas que alimentam o “Observatório dos Indicadores de Gestão Educacional no Território do Sertão do São Francisco (OBSERVE-TSSF)”, com o objetivo de levantar e analisar as informações dos 02 (dois) municípios, bem como sugerir algumas proposições no que se refere às lacunas encontradas nos indicadores de formação e Adequação da Formação dos profissionais das redes com as áreas em que atuam. Os resultados indicam que, mesmo reconhecendo a complexidade dos processos do ensino e da aprendizagem, atravessados por fatores diversos como o social, econômico, biológico, cultural etc., a garantia da Oferta da Formação Continuada como direito e atualização permanente dos docentes influencia positivamente no desempenho da aprendizagem e quando esse direito é negligenciado, o impacto se dá negativamente no desempenho dos estudantes. Assim, os resultados podem auxiliar na definição de políticas públicas, contribuindo para a melhoria da educação nos municípios pesquisados e nos demais que compõem o TSSF.
- ItemA iniciação científica na formação da pedagoga: quando a experiência e as memórias de si vão forjando a profissional(2022-07-20) Azevedo, Jackeline Maciel de; Reis, Edmerson dos Santos; Rocha, Ádma Hemenegildo; Vieira, Josenilton NunesO Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) é uma das principais formas de acesso à pesquisa na Universidade, uma vez que faz parte do tripé universitário (ensino, pesquisa e extensão). Assim, durante a graduação, o sujeito tem a oportunidade de estudar e investigar questões que vão além da matriz curricular, possibilitando assim, durante a formação, a ampliação das discussões, da visão de mundo e do espírito científico. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo geral investigar as implicações da Iniciação Científica na formação da Pedagoga na Universidade do Estado da Bahia/DCH – III, em Juazeiro -BA, a partir da própria experiência como bolsista de IC, além de descrever as contribuições na formação como Pedagoga e das oportunidades advindas do programa, no que diz respeito à pesquisa e escrita acadêmica, compreendendo sua importância também para a formação da Pedagoga no que se refere a sua atuação na docência. Assim, a partir de uma pesquisa autonarrativa, este trabalho se dá em uma abordagem qualitativa, utilizando aspectos da fenomenologia para respaldar esta discussão da experiência na Iniciação Científica e suas contribuições para “meu eu Pedagoga”. A partir dessa investigação foi possível perceber a notoriedade do papel da IC como uma experiência propulsora de conhecimento dentro do espaço universitário, em que fomenta a criticidade e autonomia da graduanda enquanto pesquisadora, desenvolve a produção científica, permitindo investigar inúmeras temáticas de interesse durante seu processo formativo.
- ItemUm olhar sobre os projetos artísticos e culturais e a construção dos saberes contextualizados na perspectiva da convivência com o semiárido no Colégio Estadual Governador Antônio Carlos Magalhães – Várzea da Roça-Ba(2019) Oliveira, Johnny Gomes de; Pinho, Maria José Souza; Reis, Edmerson dos Santos; Lima, Elmo de Souza; Silva, Reginaldo Carvalho daEste trabalho de dissertação é fruto de uma pesquisa que teve como objetivo principal compreender como o conjunto dos Projetos Artísticos e Culturais desenvolvidos no Colégio Estadual Governador Antônio Carlos Magalhães, localizado na cidade de Várzea da Roça – BA, contribui ou pode contribuir para consolidação dos saberes contextualizados na perspectiva da convivência com o Semiárido. Os projetos foram idealizados pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia para serem desenvolvidos nas escolas da rede estadual de ensino básico, e através das suas atividades, buscam incentivar o protagonismo estudantil e o desenvolvimento das diversas expressões da arte no currículo escolar por meio de uma perspectiva contextualizada, valorizando o trabalho pedagógico, relacionando-os à vida dos sujeitos, suas problemáticas e as potencialidades do contexto local. Nesta perspectiva, buscamos através desta investigação, responder a seguinte problemática: Como os diversos projetos artísticos e culturais, desenvolvidos pela escola, tem contribuído, ou podem vir a contribuir para a construção dos saberes contextualizados na perspectiva da Convivência com o Semiárido? Para tanto, discorremos sobre as possibilidades de relações estabelecidas entre o trabalho pedagógico com esses projetos e as práticas de Educação Contextualizada, enfatizando de modo especial, às suas contribuições para o trabalho de convivência com o Semiárido, na busca por uma melhor compreensão dos sujeitos acerca do lugar em que vivem. A pesquisa foi desenvolvida através de uma abordagem qualitativa, ancorada nos princípios da pesquisa-ação. Os dispositivos para a coleta de dados no campo da investigação foram à observação participante, utilizada como protocolo observacional para registro de informações coletadas, pesquisa documental, entrevistas semiestruradas realizadas com professores e coordenação pedagógica da escola, e grupos focais, desenvolvidos com estudantes que já participaram das atividades dos projetos artísticos culturais desenvolvidos nesta unidade escolar. Os dados foram analisados através dos princípios da análise de conteúdo, e juntamente com os pressupostos que nos deram embasamento teórico, nos ajudam a compreender os impactos diretos desse trabalho no processo de ensino e aprendizagem. Através dos resultados obtidos por meio desta investigação, podemos constatar que apesar dos desafios enfrentados, a Unidade Escolar pesquisada tem desenvolvido nos últimos anos um trabalho significativo de valorização dos aspectos culturais e sociais locais através de uma perspectiva contextualizada, a partir do trabalho com esses projetos. Propomos, desse modo, como produto dessa investigação, a continuidade deste trabalho, através de um plano de ações, construído de forma coletiva, cujos objetivos estão centrados principalmente em oportunizar aos estudantes a consolidação de conhecimentos críticos e úteis para a vida em sociedade.
- ItemProtagonismo das mulheres de Massaroca a partir dos processos educativos do Comitê das Associações Agropastoris(UNEB, 2023-03-31) Santos, Ana Paula Silva dos; Barros, Edonilce da Rocha; Reis, Edmerson dos Santos; Rios, Pedro Paulo SouzaA participação da mulher rural na produção agrícola é um fato incontestável, mas quase sempre invisibilizado, restrito ao espaço doméstico e privado. Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o protagonismo e a participação social de mulheres rurais vinculadas ao Comitê das Associações Agropastoris de Massaroca (CAAM), com enfoque nos processos educativos. A base empírica da pesquisa foi o distrito de Massaroca, Juazeiro, Bahia, sede do CAAM. É um estudo de caso de abordagem qualitativa. Utiliza diferentes técnicas de coleta de dados como a observação direta, visitas, entrevistas semiestruturadas e entrevistas com grupos focais. Os resultados demonstram que as mulheres rurais de Massaroca vêm exercendo um protagonismo nos espaços de poder e decisões, como presidentes das associações rurais e do CAAM; coordenadoras de projetos produtivos, dentre outras atividades que em passado recente eram atribuídas somente aos homens. A pesquisa evidencia também o papel das mulheres rurais como provedoras do lar, no exercício de atividades geradoras de renda familiar que tem sido fundamental para sua autonomia. Esses aspectos também implicam na sua condição de liberdade e de visibilidade perante a sociedade. O estudo demonstra ainda que a condição das mulheres no espaço rural pesquisado tem passado por uma transformação social significativa, que segundo elas próprias tem a ver com os processos formativos que elas vêm participando dentro e fora do CAAM. Os espaços públicos que elas frequentam têm lhes permitido sair da invisibilidade e as colocando como protagonistas de suas histórias de vida, como também têm permitido que elas adquiram mais autonomia e liberdade, o que as diferenciam do lugar comum da mulher rural historicamente subalternizada.