Navegando por Autor "Queiroz, Hamilton Barreto"
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- ItemEducação, desenraizamento e contemporaneidade em Simone Weil(2017-05-04) Queiroz, Hamilton Barreto; Santos, Luciano Costa; Puente, Fernando Eduardo de Barros Rey; Matta, Alfredo Eurico RodriguesÀ luz do conceito de enraizamento desenvolvido pela filósofa, militante, educadora e mística francesa Simone Weil (1909-1943), este trabalho se propõe pensar o sentido da educação na contemporaneidade. A partir de um sucinto relato biográfico da singular travessia existencial da autora, com destaque para sua experiência como operária em uma fábrica automobilística, reconstituímos sua reflexão crítica da sociedade industrial capitalista, bem como sua livre discussão com o pensamento marxista, ressaltando-se os conceitos de opressão, alienação, malheur e liberdade. No encalço dessa reflexão, analisamos a possibilidade de uma educação enraizada na vida do educando, a partir da própria experiência da filósofa militante, que soube, como poucos intelectuais, maturar a filosofia no chão da fábrica e na terra do campo, junto aos trabalhadores de sua época, propondo um método pedagógico que ela mesma denominou de “tradução”. O trabalho conclui refletindo sobre outros aspectos da vida/pensamento de Simone Weil, como mística, beleza, atenção e a filosofia como atividade espiritual, articulando suas implicações para o campo educacional.
- ItemPor uma educação enraizada: práxis pedagógica em filosofia numa escola do campo no interior do estado da Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-07) Queiroz, Hamilton Barreto; Santos, Luciano Costa; Borghi, Giorgio; Silva Neto, João Paulino da; Santos, Stella Rodrigues dos; Nascimento, Antônio Dias; Silva, Ivandilson MirandaEste trabalho problematiza a relação entre educação popular do campo e a práxis filosófica enraizada no chão da escola de uma comunidade rural da Chapada Diamantina, estado da Bahia. Para tanto, parte da contextualização da experiência do autor como egresso de uma comunidade rural, que galgou uma formação acadêmica em filosofia, mas não abandonou a preocupação com um conteúdo educacional em diálogo com o contexto do estudante do interior e/ou das camadas populares. Com o objetivo de investigar se a filosofia ensinada aos estudantes do campo está enraizada no seu contexto sociocultural, este trabalho pretende problematizar como se dá a práxis pedagógica de filosofia em perspectiva “enraizada” para estudantes de uma comunidade rural. Para isso, além de lançar mão de uma pesquisa bibliográfica, aplicou-se uma metodologia baseada na pesquisa-ação e na etnografia, a partir da observação, da interação, de entrevistas, rodas de conversas, sondagens e outros instrumentos de investigação específicos à comunidade pesquisada e seus atores/atrizes envolvidos/as. Os resultados colhidos foram os mais diversos, desde a integração sócio cultural dos/as jovens das comunidades envolvidas, passando pelo envolvimento do pesquisador nas festas e rituais comunitários, até a percepção de que a escola pesquisada não se trata de uma escola do campo, mas de uma escola no campo. Toda essa rica “colheita” municiou a pesquisa rumo a um desfecho epistemológico em busca de resposta à pergunta-problema central da tese: Afinal, é possível uma educação “pé-no-chão”?