Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Pereira, Josiane Nunes"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    O ensino de geometria para alunos com transtorno do espectro autista no sexto ano do ensino fundamental
    (Universidade do Estado da Bahia, 2023) Neves, João Pedro de Souza Gomes; Pereira, Josiane Nunes; Mattos, Robson Aldrin Lima
    O transtorno do espectro autista é algo ainda não compreendido pela sociedade. Há os que supõem haver uma pandemia, nos tempos atuais, além de outras teorias sem funda mentação científica. O desenvolvimento da ciência, no entanto, possibilitou aos profissionais de saúde e educação o conhecimento da etiologia do transtorno e do caminho para a efeti vação do direito à educação e a consolidação da aprendizagem. Atualmente, no ambiente escolar, o transtorno do espectro autista é observado com mais critério e responsabilidade, tanto pela presença dos profissionais multidisciplinares, quanto pela formação inicial e conti nuada dos professores. O objetivo deste trabalho é compreender a visão dos professores de Matemática e do coordenador pedagógico de determinada unidade de ensino a respeito da própria formação, ensino de Geometria para alunos com TEA e a respeito da instituição em que trabalham. O ponto central da pesquisa com os professores, é entender o ensino de Geometria para alunos com TEA e suas inseguranças neste mister, analisando a própria formação e o desenvolvimento de recursos educacionais para o aprendizado de Geometria. Esta é uma pesquisa de campo desenvolvida com abordagem qualitativa, em uma escola municipal baiana. Os dados foram obtidos a partir de questionários para os professores e coordenador pedagógico. Com a análise desses questionários, foi possível observar que há uma falha da Administração Pública em fornecer infraestrutura adequada para a unidade de ensino. Também foi possível concluir que os professores possuem apoio na formação continuada, mas uma parte não cursou a disciplina de Educação Especial na graduação com metodologias satisfatórias para preparar o profissional na atuação em classes de Geometria com alunos com TEA. Ademais, a utilização de alguns recursos multifuncionais não é consenso entre os professores participantes.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais