Navegando por Autor "Pellegrino, Egnaldo Barbosa"
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- ItemÁgua como fator de sustentabilidade e de desenvolvimento regional para a população de Canudos: o açude público Cocorobó(2013) Azevedo, Antonio José Batista de; Spinola, Noelio Dantaslé; Boaventura, Edivaldo Machado; Pellegrino, Egnaldo Barbosa; Souza, Regina Celeste de Almeida; Souza, Constância Maria Borges deO propósito deste estudo, que se constitui como tese, é contribuir para o possível e viável desenvolvimento sustentável de Canudos, município situado na região semiárida do Estado da Bahia. Tanto o lugar em foco quanto sua região se caracterizam pela pobreza acentuada por causa da estagnação de sua estrutura produtiva. Entretanto, como o estudo de caso apresentado — de caráter exploratório e descritivo — procura demonstrar, seu desenvolvimento endógeno, com sustentabilidade de base local, poderá vir a ser uma alternativa tecnicamente exequível e mesmo promissora. Essa perspectiva exige, porém, fundamentalmente a implementação de políticas público-privadas, com vistas à requalificação e redimensionamento do açude público Cocorobó. O multiuso das águas desse açude, além de viabilizar seu aproveitamento para a geração de hidroeletricidade e biomassa, a fim de atender às demandas da região e inserir o município no sistema nacional de energia elétrica, poderá estimular uma série de arranjos produtivos locais, como, entre outros, a agricultura irrigada e a piscicultura. O fomento ao turismo cultural, em sua vertente histórica, ao valorizar o acervo de objetos e documentos relativos à tragédia social que foi a Guerra de Canudos (1896-97), é um dos vetores do desenvolvimento proposto, no qual, em seus vários aspectos, tem importância relevante o papel das universidades baianas. Para focalizar o tema, que, como se espera, poderá suscitar novos estudos, foram realizadas pesquisas bibliográfica, documental e empírica em articulação com um referencial teórico pertinente. Ao fim e ao cabo, justifica-se e detalha-se a função multiuso do Cocorobó, visando a possibilitar as condições de crescimento econômico do município, a se traduzir na geração de renda e emprego. Essa recomendação, porque corrobora a hipótese do estudo, é o fator-chave para incluir a região em apreço no circuito do capital circulante do Estado da Bahia e, nessa medida, significar a efetiva melhoria da qualidade de vida de sua população.
- ItemAtendimento personalizado em loja física: diferencial em tempos de concorrência global(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-19) Correia , Denilson Conceição; Pellegrino, Egnaldo Barbosa; Oliveira , Rosângela Moreira de; Nascimento , Giovana Souza Soares doO atendimento em lojas físicas é baseado na figura do vendedor, por isso, deve-se dar ênfase nas características essenciais deste profissional. O vendedor tem que ter a perspicácia de desenvolver suas atividades, construindo melhores resultados para si, tendo como meta o encantamento do cliente, e ajudar a consolidar uma imagem positiva da marca e do produto apresentado. As lojas físicas são um segmento que há muitos anos tem sido a grande fonte de empregos e empreendedorismo, fortalecendo a economia do Brasil, mesmo com o surgimento do e-commerce e a globalização, existir um público fidelizado a esse modelo tradicional de compras, pois oportunamente alinhar a necessidade de segurança de compra, com a vantagem de um atendimento presencial e uma apresentação física do produto. Portanto, o objetivo geral desta pesquisa é identificar e apresentar as características do atendimento personalizado dos vendedores que podem trazer um diferencial para uma loja física. E para isso foi realizada uma revisão de literatura priorizando as produções relevantes dentro do tema abordado. A pesquisa foi bibliográfica, exploratória e dedutiva, de natureza qualitativa. Foram coletadas 60 produções entre artigos científicos e livros publicados nas bases Scielo, Google acadêmico, Spell, examinados e disponibilizados nessa produção conforme sua relação com o tema da pesquisa. Os resultados demonstram que vários autores orientam o desenvolvimento e manutenção do atendimento personalizado na loja física por garantir resultados positivos não só na conclusão de uma venda, assim como na fidelização do cliente.
- ItemEtarismo no Brasil e seus impactos para o profissional 50+(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-19) Correia , Leandro Santos; Pellegrino, Egnaldo Barbosa; Pellegrino, Egnaldo Barbosa; Oliveira , Rosângela Moreira de; Santos, Jamile OliveiraO presente artigo trata sobre etarismo no Brasil e seus impactos para o profissional 50+, onde se evidencia que no mercado nacional, 38% dos CEOs de Startups são pessoas cuja faixa de idade está acima dos 45 anos, demonstrando assim que produtividade e experiência podem seguir lado a lado, onde o objetivo da pesquisa se contextualiza com a questão do trabalho e envelhecimento populacional, os mais diversos impactos causados pela sua prática e as possíveis medidas antietaristas a serem adotadas, visando minimizar cada vez mais sua incidência. Constituído a partir de revisões bibliográficas, este artigo tem uma abordagem qualitativa, onde se conclui que se faz necessário ter como estratégia de combate ao etarismo profissional, entender e admitir que envelhecer é parte de um processo de vida que é natural, e portanto, esse processo fisiológico de maneira alguma deve servir de fator excludente. Além disso, soluções políticas, econômicas, culturais e sociais serão de vital importância para que o público referido não passe por um processo de descontinuidade, e sim tenham direitos garantidos para continuarem contribuindo de maneira útil e assertiva com a sociedade.