Logo do repositório
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
Logo do repositório
  • Comunidades e Coleções
  • Tudo no DSpace
  • Sobre
    • Sobre o Saber Aberto
    • Documentos
    • Políticas
  • English
  • Español
  • Português do Brasil
  • Entrar
  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Patrocínio, Mariana Virgínia Silva Souza"

Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Item
    Reconhecendo a ancestralidade afrodescendente através das HQs digitais - contando outra história na Escola Municipal Agnelo de Brito
    (Universidade do Estado da Bahia, 2025-03-21) Patrocínio, Mariana Virgínia Silva Souza; Silva (Betonnasi), André Luiz Souza da; Vasconcelos, Christianne Silva; Dias, Josemeire Machado
    A partir do princípio da valorização da história e da cultura afro-brasileira e africana, a presente pesquisa, intitulada “Reconhecendo a ancestralidade afrodescendente através das HQs digitais: contando outra história na Escola Municipal Agnelo de Brito”, promover a aprendizagem e a valorização da cultura e da história afro-brasileira e africana para os estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental, por meio do desenvolvimento de histórias em quadrinhos digitais. Partindo do ponto de vista de que toda história é guardada na ancestralidade, a busca por esse passado envolve o sentimento de pertencimento, de modo a ser protagonista, por poder narrar a sua história. Nesse contexto, as histórias em quadrinhos, um criador potencial de representações, que são aliadas em diversos momentos à prática pedagógica docente, abordando conteúdos como as figuras de linguagens e a interpretação dos recursos gráficos, tornam-se, nesta pesquisa, um caminho sensibilizador de construção para contar outras histórias. Para isso, a fundamentação teórica foi desenvolvida com base nos autores: Asante (2014), Brandão e Streck (2006), Diop (1974), Eisner (2005), Freire (1996), Hampâté Bâ (2010), Minayo (2012), Munanga (2007) e Vergueiro (2009). A pesquisa se embasou em um método de pesquisa participante, a qual busca conhecer e estudar os problemas da população envolvida. Além disso, caracterizou-se como qualitativa com abordagem afrocêntrica, estando voltada a fenômenos de caráter sociocultural que buscam responder a questões próprias. O trabalho se constituiu em uma observação participante, sendo desenvolvido também por meio de entrevistas semiestruturadas, rodas de conversas, rodas de contação de histórias, reconhecimento de histórias em quadrinhos, leitura e criação de HQs. A finalidade é que seja deixado um legado, no qual as histórias em quadrinhos digitais, construídas pelos participantes em um software livre, sejam utilizadas por outros professores, futuramente, em suas atividades pedagógicas.
Logo UNEB
Logo SISB UNEB

@ 2025 UNEB - Todos os direitos reservados - contato com a administração

Desenvolvido por

footer.logo.description.acervos.digitais