Navegando por Autor "Palmeira, Maria José de Oliveira"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA dimensão educativa do trabalho de babás: construção da personalidade moral em crianças de zero a três anos(2008-10-09) Sampaio, Terezilde Leal; Palmeira, Maria José de Oliveira; Guimarães, Solange de Oliveira; Mota, Kátia Maria SantosEsta dissertação tem como foco principal a dimensão educativa da atuação da trabalhadora doméstica, denominada babá, e sua relação com a construção da personalidade moral em crianças de zero a três anos, sem perder de vista a realidade sócio-histórica que atravessa a subjetividade e o desenvolvimento da mesma. O objetivo geral foi analisar os processos educativos e os valores presentes no trabalho de babás em suas dimensões do cuidar e do educar. Com este propósito, buscamos analisar o papel da babá na formação moral de crianças de zero a três anos; identificar os aspectos ligados a função do educar e do cuidar presentes na atuação da babá; analisar os valores da auto-estima e autonomia presentes em seu trabalho; além de contribuir na discussão sobre a sistematização, legitimação e formação desta atividade laboral. As bases epistemológicas deste trabalho encontram-se na teoria de Joseph Puig sobre a construção da personalidade moral, na abordagem de Lev Vigotski sobre o desenvolvimento e aprendizagem e na teoria moral de Jean Piaget. Através da articulação desses arcabouços teóricos, observamos que a construção da personalidade moral se inicia nos primeiros anos de vida da criança e depende da qualidade da interação e dos cuidados dispensados à mesma. Neste sentido, a intersubjetividade que pode ser construída na relação entre criança e sua babá como forma de experiência moral, pode ser importante para a construção da personalidade moral da criança. Trata-se de um estudo exploratório, já que o tema escolhido abre um leque de possibilidades de estudo e existe pouco conhecimento sistematizado sobre o mesmo. As categorias de análise foram as funções do cuidar e do educar que aparecem na educação infantil como indissociáveis. Essas funções foram articuladas com as atividades das babás, com os valores selecionados da autonomia e autoestima e com ações requeridas para desenvolvimento da prática e da consciência de regras em crianças pequenas: promover noção de regularidade, proporcionar o brincar espontâneo e estabelecer intercambio verbal com a criança. O trabalho de campo foi realizado em uma empresa especializada na seleção, formação e contratação de babás, única no ramo em Salvador, na época da realização desta pesquisa. O universo da pesquisa foi composto por uma das sócias da empresa participante e sete candidatas a posição de babá. Dois instrumentos foram utilizados para o levantamento de dados: entrevistas semi-estuturadas e apresentação de situações-problema. A partir da articulação entre os aportes teóricos e a realidade pesquisada, concluímos que a dimensão educativa do trabalho de babás pode ser desenvolvida desde que envolva, não apenas, o processo de formação, mas também mudanças nas características sócio-econômicas estruturais desta atividade. Na Região Metropolitana de Salvador, se faz necessário um processo de transformação da realidade do trabalho precário e não reconhecido das babás a fim de gerar uma ocupação sistematizada e legalizada que possa englobar as funções de cuidar e educar crianças.
- ItemO ensino médio na Bahia e os ginásios/escolas polivalentes: a iniciação para o trabalho(2010) Santos, Alda Quintino dos; Menezes, Jaci Maria Ferraz de; Boaventura, Edvaldo Machado; Santana, Elizabete Conceição; Palmeira, Maria José de OliveiraEsta dissertação é sobre o processo de implantação das Escolas Polivalentes (EPs) pelo Programa de Expansão e Melhoria do Ensino (PREMEN), de iniciativa do Governo Federal, na Bahia, no início dos anos 1970, durante o regime militar. Tais escolas se constituíam num modelo educativo voltado ao mundo do trabalho. Funcionaram por pouco tempo, seus laboratórios e oficinas foram desativados. Por isso indagamos sobre os motivos, razões que impediram que estas instituições de ensino — EPs se constituíssem em modelo dominante na oferta de ensino do primeiro ciclo (ginasial) do grau médio, ou seja, no segundo ciclo do primeiro grau (5ª a 8ª séries)? O estudo teve como objetivos principais: iniciar a construção da memória do PREMEN na Bahia e identificar razões pelas quais a EP não se constituiu como unidade modelo na rede pública do ensino médio no Estado. É uma pesquisa qualitativa. Do ponto de vista metodológico buscou apoio principalmente em Yin (2001) e Gil (2009). Utilizou entrevistas, relatos e fontes documentais, e, como método, o estudo de caso histórico. Sob o aspecto teórico foram examinadas obras de autores da área da economia da educação que nas décadas de 1960 e 1970 estudaram a relação entre desenvolvimento econômico, ensino médio e trabalho, tais como Schultz (1973) e Harbison e Myers (1965). Ao lado desses estudou-se, também, obras que apresentam uma visão crítica sobre as formas lineares de considerar a relação entre educação, trabalho e economia tais como: Arapiraca (1982), Frigotto (2005-2006) e Germano (2005). A análise de documentos oficiais associada a informações dos depoentes permitiu reconstruir parte da história da educação no Brasil e na Bahia no período de 1961 a 1974.
- ItemFormação ética de professores: representações sociais de estudantes de pedagogia(2012-10-30) Oliveira, Ana Lise Costa de; Soares, Sandra Regina; Galeffi, Dante Augusto; Palmeira, Maria José de Oliveira; Leiro, Augusto Cesar RiosA presente pesquisa objetivou conhecer as representações de ética de estudantes concluintes do Curso de Pedagogia a partir da vivência nesse processo formativo. Ela suscitou uma problemática que contemplou aspectos como a dificuldade da escola e seus professores de contribuírem para a formação de cidadãos críticos, solidários e éticos; a evidência de um processo de formação inicial desses professores que, na transmissão/prescrição, não oportuniza o desenvolvimento de competências sociais e profissionais para lidar com o contexto educativo atual; a existência de dificuldades na concretização da referida temática no cotidiano das práticas educacionais. A partir da qual foi possível definir o problema e as seguintes questões de pesquisa: Como os participantes concebem o respeito à pessoa do estudante no processo formativo? Como compreendem a formação inicial orientada por uma perspectiva ética? Assim, o estudo foi referendado em Abric (1989), Enguita (1989), Freire (1996), Catão (1995;1997), Sá (1996;1998), Puig (1998), Garcia (1999), Vásquez (2001), Contreras (2002), Ramalho, Nuñez e Gauthier (2004), Rios (2009, 2010, 2011), Galeffi (2001, 2009), Palmeira (2006; 2008), Soares (2007;2010), Severino (2011), dentre outros. A pesquisa com enfoque qualitativo e baseada na abordagem das representações sociais realizou-se em uma universidade pública do Estado da Bahia. Os participantes foram estudantes egressos do curso de pedagogia. Quarenta e três deles responderam à associação livre de palavras (ALP) e cinco participaram de uma entrevista semiestruturada. Os dados foram tratados pela análise de conteúdo do tipo temática (BARDIN, 2009). A análise dos dados evidenciou que a representação de ética das participantes ancora-se na perspectiva de uma formação ética de professores que se pretende praxista e sensibilizada a co-construção dos valores, ainda que vivenciem a contradição com uma educação ética prescritiva, o que prenuncia a necessidade de superação desta, através de uma pedagogia dialógica e da autonomia, colaborando para a ressignificação da escola e da universidade.
- ItemA função socio-educativa do museu e o direito ao patrimônio: um estudo de caso(2009) Bina, Eliene Dourado; Palmeira, Maria José de OliveiraEste trabalho apresenta os principais resultados de um estudo de caso realizado no Museu Abelardo Rodrigues (MAR), tendo como objeto de análise a Coleção Abelardo Rodrigues e as exposições anterior e a atual – “A ‘Corte Celestial’: 25 anos de arte e devoção” – abertas ao público em 1981 e 2006, respectivamente, sendo estruturadas com base nos princípios da Nova Museologia. A realização desse estudo de caso reflete sobre o processo de desenvolvimento da função socioeducativa da instituição museológica e faz a contextualização da evolução histórica da comunicação, do diálogo e da educação ocorrida entre os museus e a comunidade. Para isso a análise perpassa a trajetória da criação e manutenção dos museus, por muitos séculos em benefício da elite dominante; aborda os aspectos históricos, políticos e culturais que impulsionaram o surgimento do Movimento Internacional para uma Nova Museologia – Minom, seus princípios e repercussão; discorre sucintamente sobre diversas experiências educacionais que se desenvolveram no Brasil e na Bahia e que contribuíram, através de atividades extracurriculares, com a educação formal; examina as ações de democratização, participação e comunicabilidade propiciadas pelos espaços museológicos nacionais e estaduais e, em especial, o MAR, às classes sociais desfavorecidas, cultural e economicamente; e discute as políticas governamentais e públicas da área museal no país. A pesquisa, que resultou neste trabalho, está embasada no método dialético, o que melhor se adéqua ao estudo dos conflitos e contradições vivenciados entre a Museologia tradicional e a Nova Museologia, por possibilitar a análise e compreensão dos problemas sociais experimentados. Adota a contribuição de Pierre Bourdieu, por discorrer sobre a interferência direta dos “capitais”, na percepção de acervos expostos em museus; e a de Pedro Demo, que defende a educação na formação de um cidadão autônomo. Utiliza pesquisa bibliográfica e documental, questionário, entrevista e observação dos visitantes. Este trabalho é inovador por sistematizar e analisar a educação não formal praticada nos museus brasileiros, baianos e, em especial, no MAR, e traçar a evolução dialógica dos espaços museais e comunidade, visando a proporcionar sua deselitização e popularização, baseada nos princípios participativos e democráticos, por meio de uma museografia acessível, também, ao grande público.